Qual deve ser a fase em que a Lua se encontrava no fenômeno de eclipse lunar total observado no Brasil?

Fenômeno ocorre na noite de domingo; brasileiros só terão outra oportunidade de acompanhar parte de um eclipse total lunar em 2025

Da Redação 13/05/2022 • 06:46 - Atualizado em 13/05/2022 • 15:17

Os brasileiros poderão ter uma vista privilegiada do eclipse com direito à "Lua de Sangue" neste fim de semana. Na noite de domingo (15) para segunda-feira (16), ocorre o primeiro eclipse total da lua de 2022 –ela deve ficar com um tom avermelhado.

Os brasileiros só poderão observar grande parte de um eclipse lunar total novamente em 2025. Mas somente em 2029 será possível ver todos os estágios do fenômeno da mesma forma que acontecerá neste fim de semana.

O eclipse lunar total ocorre quando a lua entra na sombra do planeta Terra em um alinhamento entre sol, Terra e lua. Esta região de sombra é conhecida como umbra, e ela deixa de receber a luz direta do sol exatamente porque a Terra fica na frente da lua, bloqueando a passagem da luminosidade.

Como ver o eclipse lunar total?

O fenômeno começará às 23h27 do domingo (15), quando a lua entrará na região da penumbra, que recebe alguns pontos de luz do sol. À 00h29 começa a fase em que a lua começa a ganhar tons mais avermelhados, característica da “Lua de Sangue”. 

O ponto máximo do eclipse se dará à 1h11 da madrugada, com a lua ficando imersa na umbra até 1h54. Depois disso, ela começa a entrar na segunda região de penumbra, de onde deve sair às 3h50 da madrugada da segunda, dando fim ao eclipse.

Os brasileiros estarão em uma posição privilegiada para assistir ao fenômeno completo. No entanto, as condições meteorológicas de cada região do país podem dificultar a observação. 

Ao contrário do eclipse solar, o eclipse lunar pode ser visto a olho nu. Além do Brasil e demais países da América do Sul, o fenômeno será visível na América Central e partes da América do Norte, da Europa e da África.

"Esse eclipse da Lua é triplo-total para os brasileiros: é eclipse total, totalmente visível em todo o Brasil. É totalmente visível porque a Lua estará acima do horizonte (e alta no céu) durante todas as fases do eclipse: penumbral, parcial, total, parcial e  penumbral. O próximo eclipse total da Lua que poderá ser visto nessas circunstâncias aqui no Brasil será somente de 25 para 26 de junho de 2029", explica Josina Nascimento, tecnologista sênior do Observatório Nacional.

1 de 6 Sombra da Terra começa a cobrir a lua durante um eclipse lunar nesta terça-feira, 8 de novembro de 2022, em Yokohama, perto de Tóquio. — Foto: AP Photo/Eugene Hoshiko

Sombra da Terra começa a cobrir a lua durante um eclipse lunar nesta terça-feira, 8 de novembro de 2022, em Yokohama, perto de Tóquio. — Foto: AP Photo/Eugene Hoshiko

Um eclipse total da Lua foi registrado na manhã desta terça-feira (8). O fenômeno pode ser observado em parte do Brasil.

De acordo com o site do Observatório Nacional, o início da fase penumbral aconteceu às 5h02 (horário de Brasília). Já a fase parcial começou às 6h09, sendo visível no Amazonas, no Acre, em grande parte de Pará, Amapá, Rondônia, Roraima, parte do Mato Grosso e parte do Mato Grosso do Sul. Quanto mais a oeste, maior será a cobertura da Lua nessa fase parcial, segundo o Observatório Nacional.

2 de 6 Eclipse total da Lua visto da Cidade do México. — Foto: REUTERS/Henry Romero

Eclipse total da Lua visto da Cidade do México. — Foto: REUTERS/Henry Romero

3 de 6 Eclipse total da Lua é visto na Cidade do México, nesta terça (8). — Foto: REUTERS/Henry Romero

Eclipse total da Lua é visto na Cidade do México, nesta terça (8). — Foto: REUTERS/Henry Romero

4 de 6 Transmissão do Observatório Nacional mostra o eclipse durante sua fase parcial no Arizona, nos EUA. — Foto: OBSERVATÓRIO NACIONAL/YOUTUBE/REPRODUÇÃO

Transmissão do Observatório Nacional mostra o eclipse durante sua fase parcial no Arizona, nos EUA. — Foto: OBSERVATÓRIO NACIONAL/YOUTUBE/REPRODUÇÃO

A fase total teve início às 7h17 (horário de Brasília) e foi visível somente no extremo oeste no Acre. O máximo do eclipse ocorreu às 7h59 e a fase total terminou às 8h42. O fim do eclipse parcial foi às 9h49 e o fim do penumbral às 10h50.

Na imagem abaixo divulgada pela Nasa é possível ver onde o eclipse deste 8 de novembro foi visível (a porção iluminada do mapa, que cobre o Oceano Pacífico e a América do Norte).

5 de 6 Ilustração da Nasa mostra onde no mundo o eclipse lunar de 8 de novembro será visível. — Foto: NASA/DIVULGAÇÃO

Ilustração da Nasa mostra onde no mundo o eclipse lunar de 8 de novembro será visível. — Foto: NASA/DIVULGAÇÃO

Um eclipse lunar total ocorre quando o satélite natural e o sol estão em lados opostos da Terra. Nesse ponto, a lua poderia se mover para a sombra projetada pela Terra (penumbra), resultando em um eclipse lunar.

Em um eclipse total, a órbita ligeiramente inclinada da lua a coloca acima ou abaixo da sombra da Terra, formando uma umbra – região em que não há iluminação direta do sol.

Qual a fase em que a Lua se encontra quando ocorre o eclipse lunar?

O eclipse da Lua acontece sempre durante a Lua Cheia, pois é nessa fase que a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua.

Quando foi o último eclipse total do Sol no Brasil?

As melhores fotos do último eclipse solar de 2022, que não foi visível no Brasil. Link copiado! Nesta terça-feira (25), ocorreu o segundo e último eclipse solar de 2022.

Que condições devem ser satisfeitas para que um eclipse solar e lunar possa ocorrer?

O eclipse lunar ocorre quando a sombra da Terra, produzida pelo Sol, é projetada sobre a Lua, cobrindo-a. De forma similar ao eclipse solar, o eclipse lunar só pode ocorrer quando a órbita da lua coincide com a eclíptica.