Qual dos seguintes fatores tende a aumentar a fluidez da membrana plasmática?

Texto 2 – Função vital básica: Papel da Membrana Plasmática na interação entre ambiente e célula

7. Fluidez e assimetria da membrana plasmática

No moderno conceito de membrana plasmática, existem duas características consideradas marcantes: a fluidez e a assimetria.

A membrana plasmática é hoje encarada como uma entidade extrema­ mente dinâmica, de tal sorte que as moléculas de lipídios e proteínas estão potencialmente livres para executar movimentos laterais, dentro do plano da membrana. A fluidez exibida pela membrana é devida, essencialmente, ao seu componente lipídico e depende do grau de saturação de suas moléculas e da quantidade de colesterol presente. A possibilidade de movimentação das moléculas de proteína no plano da membrana, com graus de restrição variáveis, apresenta importantes conseqüências como, por exemplo, a capacidade de se efetuarem associações transitórias entre proteínas com diferentes funções.

Com relação à assimetria, verifica-se que os lipídios de cada uma das camadas que constituem a membrana plasmática, assim como as proteínas inseridas ou associadas a cada uma delas, são marcadamente diferentes. Os carboidratos têm uma distribuição ainda mais assimétrica, uma vez que as cadeias oligossacarídicas das glicoproteínas ou glicolipídios estão localizadas apenas na face da membrana voltada para o meio extracelular. Esta zona periférica da membrana plasmática, normalmente rica em carboidratos, é conhecida como glicocálix. O glicocálix exerce funções celulares de grande importância, como as relacionadas com fenômenos de interação celular e na determinação de algumas especificidades antigênicas (Fig. 7).

O Modelo Mosaico-Fluido da membrana plasmática está fortemente embasado em várias evidências experimentais. Clique aqui para saber mais sobre isso!

.

Qual dos seguintes fatores tende a aumentar a fluidez da membrana plasmática?

Figura 7: Assimetria da membrana plasmática, representada pela distribuição diferencial de fosfolipídios entre as monocamadas, a presença de carboidratos (açúcares) somente na face externa da membrana, formando o glicocálix, e o posicionamento variável das proteínas.

Fonte: ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K. & WALTER, P. - Molecular Biology of the Cell. 5th Edition, New York, Garland, 2008.

Veja agora, uma Animação que evidencia a fluidez da membrana plasmática permitindo uma ampla movimentação dos fosfolipídios e das proteínas de membrana. http://www.susanahalpine.com/anim/Life/memb.htm

Qual dos seguintes fatores tende a aumentar a fluidez da membrana?

Três fatores são determinantes para a fluidez das membranas: temperatura; saturação dos lipídeos da bicamada; colesterol; comprimento das cadeias dos lipídeos; Bom, como a temperatura no organismo é praticamente constante, digamos que em estado normal a fluidez das membranas não é alterada.

Como é chamada a parte liquida do sangue e quais os elementos que estão imersos no sangue?

O plasma sanguíneo é um dos componentes do sangue e representa cerca de 55% do volume desse tecido. Ele corresponde à parte líquida e reúne os elementos celulares: hemácias ou eritrócitos, leucócitos e plaquetas.

Quais são os elementos figurados do sangue humano que desempenham as seguintes funções?

Resposta. Defesa imunológica é Glóbulos brancos,coagulação são as plaquetas,e o transporte de oxigenio de gás carbonico são os glóbulos vermelhos.

Quais são as células que compõem o tecido sanguíneo?

As células do sangue são: os glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas.

O que é uma célula sanguínea?

Célula sanguínea é a designação genérica dada a qualquer célula constituinte do sangue. São os principais constituintes dos chamados "elementos figurados". Nos mamíferos podemos considerar duas categorias principais: Glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte do oxigénio e pela digestão.

Quais são os componentes do hematócrito?

Nos equipamentos o hematócrito é calculado com base no número de eritrócitos e no VCM, sendo que o hematócrito automatizado é cerca de 1 a 2% menor que o obtido por técnica manual. O excesso de EDTA desidrata os eritrócitos, o que resulta em resultados menores que os reais.

Quais são os tecidos responsáveis pela produção de células sanguíneas e onde elas se localizam?

O tecido hematopoiético (do grego hematos, sangue, e poese, formação, origem) é um tipo de tecido conjuntivo responsável pela produção de células sanguíneas e da linfa, e se localiza no interior de alguns tipos de ossos. Esse tecido é o precursor da medula óssea vermelha.

Onde ocorre a formação de células sanguíneas?

Onde nasce: o sangue é produzido na medula óssea dos ossos chatos, vértebras, costelas, quadril, crânio e esterno. Nas crianças, também os ossos longos, como o fêmur, produzem sangue. As plaquetas são células que participam do processo de coagulação.

Qual a diferença entre o tecido hematopoiético e o tecido sanguíneo?

Tecido hematopoiético é um tecido conjuntivo com células indiferenciadas que formarão as células do sangue e do sistema linfático, localizado no interior de ossos longos. O tecido sanguíneo é composto por células do sangue já formadas e funcionais, além dos componentes do plasma, que percorrem veias e artérias.

O que é o tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, onde absorve choques, e facilita o deslizamento dos ossos na articulação.

Quais são os principais componentes do tecido nervoso?

Além dos neurônios, o tecido nervoso é composto pelas células da glia, que compreendem os astrócitos, oligodendrócitos, microgliócitos e células ependimárias. Os astrócitos possuem forma de estrela e estão relacionados principalmente com a nutrição dos neurônios.

O que aumenta a fluidez da membrana plasmática?

A fluidez da membrana é controlada por diversos fatores físicos e químicos. A temperatura influencia na fluidez: quanto mais alta ou baixa, mais ou menos fluida será a membrana, respectivamente.

Quais são os fatores que afetam a fluidez da membrana?

Três fatores são determinantes para a fluidez das membranas: temperatura; saturação dos lipídeos da bicamada; colesterol; comprimento das cadeias dos lipídeos; Bom, como a temperatura no organismo é praticamente constante, digamos que em estado normal a fluidez das membranas não é alterada.

O que determina a fluidez da membrana e quais fatores podem influenciar?

A fluidez da membrana pode ser influenciada pela temperatura: quanto mais alta a temperatura, mais fluida; a quantidade de ligações nas caudas hidrofóbicas dos lipídeos: quanto mais insaturadas, menor capacidade de interação com outras moléculas e maior a fluidez; quantidade de colesterol: quanto mais colesterol, mais ...

Quanto a fluidez da membrana plasmática é correto afirmar que?

Uma das características mais importantes da membrana plasmática é a sua fluidez que torna possível a passagem de substâncias para dentro ou fora da célula. Para tanto, existem lipídeos esteroides que atuam na manutenção da fluidez membranar, onde o colesterol é o mais atuante. Portanto, a alternativa d) é a correta.