Como contar aos pais que estou grávida

Uma vez que você descobriu a gestação e calculou a data da chegada do seu bebê, você provavelmente começará a pensar na forma de anunciar a  graviez no final do primeiro trimestre. Veja abaixo como as mamães anunciaram a gravidez. As ideias delas poderão te inspirar a como fazer sua grande revelação.

IDEIAS DE ANÚNCIO DE GRAVIDEZ 

Pedimos para que algumas mamães relatassem como foram suas experiências contando essa grande surpresa. Continue lendo para conferir!

Rebecca, 30 anos, Clifton, Santa Catarina 

"Eu enviei um e-mail à minha família convidando para uma noite de jogos. Quando todos nós ficamos juntos, sugeri jogarmos Imagem e Ação. Quando foi a minha vez de desenhar, fiz três linhas para mostrar que era uma frase com três palavras. Então, eu desenhei uma mulher com uma barriga grande e uma seta apontando dela para a terceira linha, um olho sobre a primeira linha e depois a letra ‘E' sobre a linha do meio. (era "Eu estou grávida").

Todo mundo começou a gritar, porque você não tem permissão para usar letras nesse jogo, senão perde. Depois que eles tiveram um segundo para processar o que estava acontecendo, todos começaram a gritar, chorar, abraçar e rir."

Kim, 39 anos, Delran, Minas Gerais

"Para o meu primeiro filho, eu dei ao meu marido uma camiseta do dia dos pais e um chapéu "Pai n.° 1" no dia dos pais. Ele ficou confuso no início, mas depois percebeu que ele se tornaria pai. Quando eu disse à minha mãe que ela se tornaria avó pela primeira vez, dei-lhe um livro sobre avós. Nem precisa dizer que ela chorou muito!"

Luísa , 23 anos , Rio de Janeiro

"Eu contei à minha irmã primeiro que ela seria tia de novo (minha irmã mais velha já tinha filhos). Depois enviei para minha outra irmã uma mensagem de texto dizendo que ela seria tia novamente. Depois, eu contei à minha irmã mais velha que ela seria tia pela primeira vez! Toda a minha família estava realmente animada por mim, ele não poderiam estar mais felizes por ter um novo membro na família."

Danielle, 28 anos, São Paulo

"Nós estávamos fazendo uma reuniãozinha com o meu pai, minha madrasta e meu irmão de 3 anos de idade, Ryan. Estávamos conversando com Ryan enquanto todo mundo ouvia e eu perguntei a ele como ele se sentiria sobre se tornar tio. Todos pareceram confusos por um minuto e, logo depois, a emoção tomou conta."

Nicole, 41 anos, Paraíba 

"Foi interessante, porque quem me contou foi meu marido. ‘Querida, você tem estado um pouco mal-humorada ultimamente e tem comido muito mais do que o normal. Você acha que poderia estar…?' Eu respondi que ‘Não. De jeito nenhum. Eu acho que é possível, mas... não, espere, será que poderia?' Após a confirmação, nós nos sentamos com nossos filhos de 19 e 15 anos de idade e dissemos que encontramos o emprego perfeito para eles—babás!"

Para mais informações sobre o assunto, leia ou assista os nossos conteúdos relacionados:

  1. Anúncios de gravidez: Contando ao seu parceiro 

  2. Anúncio de Gravidez 

  3. 10 ideias para cartões de anúncio de gravidez

Bem, se os seus sintomas dão muita bandeira (disfarçar enjoos é bem complicado), provavelmente muita gente já reparou no seu “estado interessante”. A decisão de quando contar que está grávida é toda sua e do pai do bebê. Até porque é muito difícil resistir à tentação de não espalhar uma novidade dessas. Mas o que alguns médicos recomendam é esperar até o fim da 12ª semana de gravidez para revelar, pois assim já passou o maior risco de aborto.

Publicidade

PUBLICIDADE

Portanto, aguardar esse prazo, mesmo a contragosto, pode evitar chateações e poupar o casal de dar explicações caso nem tudo corra bem com o desenvolvimento do feto. Segundo estatísticas mundiais, cerca de 20% das gestações terminam em aborto espontâneo. Desse número, 80% são interrompidas até a 12ª semana por causa genética. É uma forma natural de prevenir que a criança nasça com problemas. Depois da 15ª semana, o perigo de abortamento fica praticamente nulo.

+ 11 sugestões de presente para a grávida

Por outro lado, se você tiver alguma complicação, certamente vai querer as pessoas mais queridas por perto, para receber apoio. Sem falar que, mesmo numa gestação tranquila e saudável, os hormônios vão estar a mil. Ou seja, os momentos de choro aparecem e, nessas horas, ter quem a ouça faz toda a diferença. Escolher uma amiga que tenha filho para contar logo no comecinho ajuda a aplacar dúvidas e medos tão comuns. Por isso, quando contar para os pais, alguns familiares e amigos mais íntimos é uma decisão bem pessoal da grávida e do pai do bebê (e muitos preferem abrir o jogo apenas para um círculo bem íntimo).


PUBLICIDADE

Não há na lei um prazo estipulado sobre quando contar a sua ou seu chefe que você está grávida. Mas como você terá de marcar algumas consultas de pré-natal – e tem direito a faltar ao trabalho – ou pode também passar mal eventualmente (uma indisposição, um enjoo mais forte, uma queda de pressão), o melhor é falar com ela ou ele o quanto antes, e pedir discrição se for o caso. Principalmente se o seu trabalho oferece algum risco para o bebê. Vai ser melhor ele descobrir por você do que por fofoca ou dedução. E, assim, vocês também começam a combinar uma transição com calma para quem vai ficar com suas funções durante a licença-maternidade.

+ 14 ideias para um chá de revelação lindo e emocionante

Para seus colegas de trabalho, você pode falar depois das 12 semanas. Aliás, ao terminar o primeiro trimestre você tem sinal verde para compartilhar a felicidade de ter um bebê com os demais familiares, amigos, vizinhos, redes sociais… Não importa se você faz a linha discreta ou é festeira: anunciar a chegada de uma nova vida merece uma linda comemoração.

Na próxima semana, você encerra o primeiro trimestre, considerado o mais delicado de todos. É uma fase em que os incômodos cessam – ou pelo menos dão um tempo. Aproveite!

PUBLICIDADE

E mais:

+ Comece a planejar o chá de bebê

+ Como montar a lista de enxoval do bebê

+ Quartinho do bebê: como montar um ambiente acolhedor

Quer saber mais? Assine a newsletter de BabyHome e receba toda semana mais dicas sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e grátis.


Última postagem

Tag