Como fazer curva de aquecimento

Como fazer curva de aquecimento

Como fazer curva de aquecimento

Como fazer curva de aquecimento

Um gráfico de aquecimento é utilizado para visualizar o relacionamento numérico entre duas variáveis categóricas. Um gráfico de aquecimento consiste em uma grade retangular composta de duas variáveis categóricas. Cada célula na grade é simbolizada utilizando um valor numérico.

Os gráficos de aquecimento podem ajudá-lo a responder perguntas sobre os dados, tal como: Como os valores numéricos são distribuídos ou resumidos por duas categorias? Como duas categorias são relacionadas?

Uma analista criminal está estudando a frequência de crimes relacionados aos roubos em sua cidade. Ela deseja saber qual o tipo de incidente está ocorrendo com mais frequência e quais meses têm mais incidentes criminosos. Um gráfico de aquecimento pode ser utilizado para visualizar a prevalência relativa de cada crime por cada mês.

Como fazer curva de aquecimento

Para criar um gráfico de aquecimento, complete as seguintes etapas:

  1. Selecione uma das seguintes combinações de dados:
    • Dois campos de string
      Como fazer curva de aquecimento
    • Dois campos de string
      Como fazer curva de aquecimento
      mais um campo de número
      Como fazer curva de aquecimento
      ou taxa/proporção
      Como fazer curva de aquecimento
  2. Crie o gráfico de aquecimento utilizando as seguintes etapas:

Você também pode criar gráficos utilizando o menu Gráfico acima do painel de dados ou o botão Tipo de visualização

Como fazer curva de aquecimento
em um cartão existente. Para o menu Gráfico , somente gráficos que são compatíveis com sua seleção de dados estarão habilitados. Para o menu Tipo de visualização , somente visualizações compatíveis (incluindo mapas, gráficos ou tabelas) serão exibidas.

Os gráficos de aquecimento também podem ser criados utilizando Visualizar Gráfico de Aquecimento, que é acessado a partir do botão Ação

Como fazer curva de aquecimento
em Localizar respostas > Como isto é distribuído?.

Os gráficos de aquecimento são simbolizados utilizando cores graduadas.

O botão Opções da camada

Como fazer curva de aquecimento
abre o painel Opções da camada . O painel Opções da camada contém as seguintes funções:

  • A guia Legenda
    Como fazer curva de aquecimento
    pode ser utilizada para selecionar feições em seu gráfico. O botão de legenda
    Como fazer curva de aquecimento
    exibe a legenda como um cartão separado em sua página.
  • A guia Simbologia
    Como fazer curva de aquecimento
    altera o tipo de classificação e número de classes.
  • A guia Aparência
    Como fazer curva de aquecimento
    altera a paleta de cores e cor de contorno.

Utilize o botão Tipo de visualização

Como fazer curva de aquecimento
para trocar diretamente entre um gráfico de aquecimento e outras visualizações, como tabela de resumo agrupada, um gráfico de barras com um campo Subgrupo ou um relógio de dados.

Utilize o botão Inverter cartão

Como fazer curva de aquecimento
para visualizar o verso do cartão. A guia Informações do cartão
Como fazer curva de aquecimento
fornece informações sobre os dados no cartão e a guia Exportar dados
Como fazer curva de aquecimento
permite que os usuários exportem os dados do cartão.

Quando você criar um gráfico de aquecimento, um conjunto de dados de resultado

Como fazer curva de aquecimento
com os campos de string e número utilizados para criar o gráfico serão adicionados ao painel de dados. O conjunto de dados resultante pode ser utilizado para localizar perguntas com análise não espacial utilizando o botão Ação
Como fazer curva de aquecimento
.

As variáveis ​​do gráfico de aqueciemento não podem exceder 3.000 valores exclusivos por eixo. Se uma ou ambas as variáveis ​​excederem o limite de 3.000 valores, um filtro, como um filtro predefinido, pode ser usado para reduzir o tamanho do conjunto de dados.

A curva de aquecimento é um gráfico de temperatura em função do ganho de calor, ou seja, é um diagrama que demonstra os diversos estados físicos de uma substância conforme sua temperatura aumenta em função do aquecimento. Por meio deste gráfico, é possível observar uma reta ascendente com dois pontos de quebra, onde a temperatura é constante, chamados de ponto de fusão (PF) e ponto de ebulição (PE).

A forma mais simples de entender a curva de aquecimento é a partir dos processos de transformação da água, pois além de ser uma substância conhecida e fácil de exemplificar, é também quimicamente pura. Por esta razão, ela será utilizada.

Os estados físicos das substâncias e o exemplo da água

A água, assim como as demais substâncias, pode ser encontrada na natureza em três estados físicos: o sólido, o líquido e o gasoso. Quando está no estado sólido é chamada de gelo, já no estado líquido é conhecida por água e no estado gasoso torna-se vapor d’água. Além disso, existem também cinco processos de mudança de um estado físico para outro:

  • Fusão: do estado sólido para o líquido.
  • Vaporização: do estado líquido para o gasoso.
  • Liquefação ou condensação: do estado gasoso para o líquido.
  • Solidificação: do estado líquido para o sólido.
  • Sublimação: do estado sólido para o gasoso e vice-versa, sem a passagem pelo estado líquido.

Exemplos do cotidiano são o derretimento do gelo (fusão), a água da panela em ebulição (vaporização), o vapor do chuveiro do banho condensando nas paredes do banheiro (liquefação ou condensação), polpa de suco depois de ficar no congelador (solidificação) e a naftalina (sublimação) que vai do estado sólido diretamente para o gasoso.

A passagem de um estado para o outro ocorre pelo aquecimento ou resfriamento da substância, ou seja, pelo seu ganho ou perda de energia térmica, e no nível micro significa uma reestruturação das suas moléculas.

Se no estado sólido as moléculas ficam bastante agrupadas e no mais baixo nível de movimentação, conforme submetidas ao calor, elas ganham energia e começam a se agitar. No estado líquido há um grau superior de liberdade de movimento molecular, porém ainda com limitações, e no estado gasoso é que as moléculas atingem o maior nível de movimentação.

Considerando a pressão atmosférica de 1 atm, que é a pressão existente no nível do mar, a água é sólida abaixo de zero graus Celsius (0ºC), fica no estado líquido entre 0ºC e 100ºC e entra em ebulição (forma gasosa) acima de 100ºC.

Se mudarmos a pressão atmosférica estas temperaturas também variam, assim como se for adicionado sal à água tornando-a uma mistura e não mais uma substância pura. Porém, para facilitar o entendimento vamos manter o exemplo da água pura e da pressão atmosférica de 1 atm.

Os pontos de ebulição e de evaporação

Quando uma substância é submetida ao calor, ocorrem tocas energéticas e a sua temperatura sobe. Porém, esse aumento não é linear, pois enquanto substâncias puras mudam de estado físico a sua temperatura permanece constante. Isso quer dizer que a curva de aquecimento não é uma única reta ascendente, uma vez que tem pontos nos quais a temperatura não varia. Para entender melhor esta questão vamos novamente ao exemplo da água.

Sabe-se que, em temperaturas negativas, a água está no estado sólido. No entanto, quando a sua temperatura atinge exatamente a marca de 0ºC, ocorre um sistema heterogêneo. Nesta temperatura, o gelo começa a migrar para o estado líquido mas ainda precisa de um tempo e de calor para que toda a sua massa se transforme. Consequentemente, o gelo e a água coexistem em temperatura de 0ºC durante um certo período de tempo, que varia de acordo com a sua massa e com a temperatura da fonte de calor. Este processo é conhecido como fusão, e para a água o ponto de fusão (PE) é 0ºC.

Apenas depois que toda a substância encontra-se no estado líquido é que a temperatura volta a subir, e mediante aquecimento a água permanecendo no estado líquido entre 0ºC e 100ºC. Porém, quando a temperatura atinge exatamente a marca de 100ºC, ocorre novamente um sistema heterogêneo, desta vez formado pela presença de água líquida e de vapor d’água. Enquanto houver a presença destas duas formas da substância, a temperatura permanece constante em 100ºC. Porém, tão logo toda a água se transforme em vapor d’água, a temperatura da substância pode ser elevada até o infinito, permanecendo no estado gasoso.

Em resumo, considerando a substância água a uma pressão atmosférica de 1 atm, temos a seguinte curva de aquecimento:

  • Estado sólido abaixo de 0ºC;
  • Estado sólido líquido (ponto de fusão ou de solidificação) quando atinge 0ºC;
  • Estado líquido entre 0ºC e 100ºC;
  • Estado líquido vapor (ponto de evaporação ou liquidificação) quando atinge 100ºC;
  • Estado gasoso acima de 100°C.

Já se considerarmos o exemplo do chumbo, a curva de aquecimento é:

  • Estado sólido abaixo de 327ºC;
  • Estado sólido líquido (ponto de fusão ou de solidificação) quando atinge 327ºC;
  • Estado líquido entre 327ºC e 1.749ºC;
  • Estado líquido vapor (ponto de evaporação ou liquidificação) quando atinge 1.749ºC;
  • Estado gasoso acima de 1.749°C.