Esse fenômeno tem como uma de suas consequências o

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre as consequência do Aquecimento Global e veja a resolução comentada.

Esse fenômeno tem como uma de suas consequências o
Esse fenômeno tem como uma de suas consequências o
Esse fenômeno tem como uma de suas consequências o
Whatsapp

Diversas pesquisas comprovam o aumento da temperatura média global, fato que caracteriza o aquecimento global. Esse fenômeno é extremamente prejudicial para todas as formas de vida na Terra, pois causa um desequilíbrio ambiental. Nesse sentido, aponte as principais consequências do aquecimento global?

Como se caracteriza o processo de aquecimento global e quais os principais fatores responsáveis por esse fenômeno?

O aquecimento global é, atualmente, a maior preocupação ambiental, sendo um tema responsável por reuniões promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), buscando acordos entre diferentes países no que se refere a reduzir as causas desse processo e estabelecer soluções para as consequências do aquecimento global. Aponte as principais causas e consequências do aquecimento global.

Cite possíveis atitudes para minimizar o processo de aquecimento global.

Sobre as causas e consequências do aquecimento global é incorreto afirmar que:

a) O processo de aquecimento global será o principal responsável pela extinção de várias espécies tanto da fauna quanto da flora.

b) A queima de combustíveis fósseis é responsável pela intensificação do efeito estufa, agravando as alterações climáticas.

c) São consequências do aquecimento global: derretimento das geleiras, aumento do nível dos oceanos, alterações de ecossistemas.

d) O aquecimento global é um fenômeno natural que está sendo acelerado devido às atividades humanas.

e) Os países desenvolvidos industrializados, principalmente Estados Unidos e as nações da União Europeia, são os únicos responsáveis pelo aquecimento global.

O aquecimento global gera uma ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas, modificando o regime das chuvas e secas, alterando o ciclo hidrológico, promovendo a escassez de água, tempestades e furacões, afetando diretamente a vida de vários seres. Outra consequência desse fenômeno é o derretimento das geleiras, fato que aumenta o nível dos oceanos e modifica sua temperatura. Isso agride diretamente a vida aquática, além de poder inundar algumas cidades litorâneas.

O aquecimento global é uma das consequências das alterações climáticas ocorridas no planeta. Muitos estudos são realizados com o intuito de estabelecer os principais causadores do aquecimento global. Atualmente, duas vertentes explicam esse fenômeno. Uma parcela da comunidade científica defende a tese que o aquecimento global é um processo natural, argumentando que a Terra está numa fase de transição natural, saindo da era glacial e entrando na era interglacial.

Outra parcela da comunidade científica alega que o aquecimento global está diretamente ligado às atividades humanas, que intensificam o efeito estufa.

Portanto, o aquecimento global pode ser entendido como um processo natural, entretanto, as atividades humanas estão intensificando drasticamente esse fenômeno. Entre os principais fatores responsáveis pelas alterações climáticas estão: queimadas de florestas, desmatamentos, utilização de combustíveis fósseis, aterros sanitários, entre outros.

Entre as principais causas e consequência do aquecimento global estão:

Causas:

- Queimadas - Desmatamento - Queima de combustíveis fósseis - Emissão de gases poluentes - Modo de produção e consumo

- Aterros sanitários/lixões

- Derretimento das calotas polares - Secas - Tempestades, furacões, tufões e ciclones - Redução da biodiversidade - Crescimento e surgimento de desertos - Alterações de ecossistemas

Para a minimização das alterações climáticas é de fundamental importância uma mudança comportamental no modo de produção e consumo. Entre as possíveis atitudes a serem tomadas estão: - Redução do desmatamento. - Intensificar o reflorestamento. - Conter a produção industrial desenfreada. - Optar por produtos biodegradáveis. - Reduzir o consumo. - Realizar a reciclagem de materiais. - Diminuir a utilização de combustíveis fósseis.

- Utilizar fontes de energéticas limpas (eólica, solar, etc.).

a) Verdadeiro – O aquecimento global, já neste século e no próximo, será o principal responsável pela extinção de espécies da fauna e da flora, ultrapassando, portanto, a caça predatória e a fragmentação de habitats.

b) Verdadeiro – A queima de combustíveis fósseis libera gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CO4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura terrestre.

c) Verdadeiro – As alterações climáticas promovem, entre outros fatores, o derretimento das geleiras e a consequente elevação do nível dos oceanos. O aquecimento global também desencadeia um desequilíbrio ambiental, alterando os ecossistemas.

d) Verdadeiro – Conforme pesquisas científicas, o aquecimento global é um processo natural, onde a Terra está em um processo de transição da era glacial para a era interglacial. No entanto, esse fenômeno está sendo extremamente agrado em razão das atividades humanas agressivas ao meio ambiente.  

e) Falso – Os países desenvolvidos são os principais responsáveis pelo aquecimento global, pois estabelecem modos de produção e consumo extremamente prejudiciais ao meio ambiente. Porém, as nações em desenvolvimento também têm sua parcela de participação nesse processo, pois atuam de forma agressiva ao meio ambiente.

#natureza

A ação do homem está provocando um aumento da temperatura global. Por esse motivo, o efeito estufa deixou de ser nosso grande aliado e passou a ser um risco para a sobrevivência humana. A inundação das cidades costeiras, a desertificação de áreas férteis, o derretimento de massas glaciais e a proliferação de furacões devastadores são apenas algumas de suas principais consequências.

Você gostaria que alguém lhe falasse sobre isso? Ouça este artigo. Para aqueles que querem mudar o mundo.

O efeito estufa é um fenômeno natural e benéfico para nós. Certos gases presentes na atmosfera retêm parte da radiação térmica emitida pela superfície terrestre depois de ter sido aquecida pelo sol, mantendo a temperatura do planeta em um nível adequado para o desenvolvimento da vida. A ação do homem — através de atividades como indústria, agricultura e pecuária intensiva ou transporte —, no entanto, aumentou a presença desses gases na atmosfera — principalmente, dióxido de carbono e metano como resultado da queima de combustíveis fósseis, como carvão, óleo ou gás —, fazendo com que eles retenham mais calor e aumentem a temperatura do planeta. Esse é o processo que conhecemos como aquecimento global.

COMO ACONTECE O EFEITO ESTUFA?

Esse fenômeno tem como uma de suas consequências o

Inúmeros gases que fazem parte da atmosfera absorvem a radiação infravermelha da Terra, provocando um aumento da temperatura da superfície do nosso planeta e da camada atmosférica que a rodeia

Camada de
gases de efeito estufa

Dióxido de carbonoVapor de águaÓxido nitroso

Metano

Calor irradiado para a superfície

O CO2 é o gás que mais contribui para o efeito estufa. Veja o histórico de emissões no mundo durante a última década.

Inúmeros gases que fazem parte da atmosfera absorvem a radiação infravermelha da Terra, provocando um aumento da temperatura da superfície do nosso planeta e da camada atmosférica que a rodeia.

Camada de
gases de efeito estufa

Dióxido de carbonoVapor de águaÓxido nitroso

Metano

Calor irradiado para a superfície

O CO2 é o gás que mais contribui para o efeito estufa. Veja o histórico de emissões no mundo durante a última década.

 VER INFOGRÁFICO: Você sabe como acontece o efeito estufa? [PDF] Link externo, abra em uma nova aba.

CONSEQUÊNCIAS DO EFEITO ESTUFA

O aumento da temperatura média na Terra está mudando as condições de vida no planeta. Vamos conhecer as principais consequências desse fenômeno:

  • Degelo de massas glaciais
    O derretimento do geleiras também tem suas próprias consequências: a redução do albedo — a porcentagem de radiação solar que a superfície terrestre reflete ou devolve para a atmosfera —, o aumento global do nível do mar ou a liberação de grandes “colunas” de metano são apenas algumas delas. Todas, no entanto, são dramáticas para o planeta.
  • Inundações de ilhas e cidades costeiras
    De acordo do Painel Intergovernamental sobre a Mudanças Climáticas (IPCC, 2014), durante o período de 1901 e 2010, o nível médio global do mar subiu 19 centímetros. Estima-se que, no ano de 2100, o nível do mar ficará entre 15 e 90 centímetros mais alto do que o atual e ameaçará 92 milhões de pessoas.
  • Furacões mais devastadores
    A intensificação do efeito estufa não provoca esses eventos climáticos extremos, mas aumenta sua intensidade. A formação de furacões têm a ver com a temperatura do mar — só se formam sobre águas que têm, pelo menos, uma temperatura de 26,51ºC.
  • Migrações de espécies
    Muitas espécies animais serão obrigadas a migrar para sobreviverem às mudanças dos principais padrões climáticos alterados pelo aumento progressivo das temperaturas. O ser humano também terá que se deslocar: de acordo com o Banco Mundial, em 2050, o número de pessoas obrigadas a fugir de suas terras por conta das secas extremas ou inundações violentas poderá chegar aos 140 milhões.
  • Desertificação de áreas férteis
    O aquecimento global tem um impacto profundo nos processos de degradação do solo e favorece a desertificação de zonas do planeta, um fenômeno que acaba com todo o potencial biológico das regiões afetadas, transformando-as em terrenos inférteis e improdutivos. Conforme reconhecido pela ONU no Dia Mundial de Combate à Desertificação em 2018, 30% das terras estão degradadas e perderam seu valor real.
  • Impacto na agricultura e na pecuária
    O aquecimento global já alterou a duração da estação de crescimento em grande parte do planeta. Da mesma forma, as variações das temperaturas e das estações influenciam na proliferação de insetos, plantas invasoras e doenças que poderão afetar as colheitas. O mesmo acontece com a pecuária: as mudanças climáticas afetam diretamente as principais espécies de várias formas: reprodução, metabolismo, saúde etc.

O efeito estufa também afeta diretamente a saúde humana por meio da:

  • Escassez de alimentos
    A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) afirma que as mudanças climáticas estão levantando sérias dúvidas quanto à disponibilidade de alimentos. Em seu último relatório bienal sobre o estado mundial da agricultura e da alimentação, a FAO alerta para o fato de que uma queda na produção agrícola causará escassez de alimentos, afetando mais gravemente a África Subsaariana e a Ásia meridional.
  • Propagação de doenças e pandemias
    Além dos problemas provocados diretamente pela contaminação, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que o aquecimento global fará com que doenças infecciosas — como malária, cólera ou dengue — se propaguem para muitas outras zonas do planeta. Por outro lado, o calor extremo aumentará e agravará os problemas cardiovasculares e respiratórios.

A redução da emissão dos denominados gases de efeito estufa — como o CO2 ou o CO4 — não é a única solução para conter o efeito estufa. Os organismos internacionais também concordam com as seguintes recomendações:

  • Usar energias renováveis. Elas estão impulsionando nosso progresso na preservação do meio ambiente e aliviando a crise das fontes de energia esgotáveis, como o gás e o petróleo.
  • Utilizar o transporte público e outros meios não contaminantes, como veículos ou bicicletas elétricas.
  • Fomentar a conscientização ecológica entre os cidadãos e as diferentes administrações.
  • Apostar na reciclagem e na economia circular.
  • Reduzir o consumo de carne. e desperdício de alimentos.
  • Consumir produtos orgânicos.

É conhecida como ação climática qualquer política, medida ou programa que busque reduzir os gases de efeito estufa, construir resiliência em relação às mudanças climáticas ou apoiar e financiar esses objetivos. O Acordo de Paris (2015) foi o primeiro grande acordo internacional nesse sentido. Na COP21, quando foi assinado, 174 países e a União Europeia estabeleceram a meta de trabalhar para manter o aquecimento global abaixo dos 2º C.

Dentro de sua ação climática, o grupo Iberdrola se comprometeu a ser neutro em carbono até 2030 na Europa, assim como a reduzir sua intensidade de emissões de CO2 em âmbito global até 50g/kWh — seriam 70g/kWh no final de 2025 —, até ser neutra em carbono em nível global em 2050. A companhia tem o objetivo de reduzir as emissões absolutas de gases de efeito estufa (GEE) nos escopos 1, 2 e 3, o que foi aprovado pela iniciativa Science Based Target.