No penal quantos dias são para razoes finais

No penal quantos dias são para razoes finais
Ei, advogados e estudantes que lidam com o Direito Penal! Você sabe a diferença entre alegações finais e memoriais?
Em processo penal, ALEGAÇÕES FINAIS é a peça por meio da qual a acusação e a defesa apresentam, após a instrução processual e antes da sentença, os argumentos finais a fim de influenciar a decisão do magistrado. Antes da reforma do Código de Processo Penal, introduzida pela Lei 11.719/2008, as alegações finais eram oferecidas por escrito, no prazo de três dias, conforme estabelecido no já revogado art. 500 do CPP.

Com as novas alterações introduzidas pela Lei 11.719/2008, as razões finais, quando deduzidas em audiência de instrução e julgamento, são oferecidas oralmente e denominadas ALEGAÇÕES FINAIS. 


Em casos excepcionais, considerada a complexidade do caso, o juiz pode conceder às partes o prazo sucessivo de cinco dias para a apresentação das alegações finais, por escrito, na forma de MEMORIAIS. Findo esse prazo, o juiz terá dez dias para proferir sentença.
A apresentação de MEMORIAIS também é prevista após a realização de diligências, nos casos em que forem consideradas imprescindíveis para a resolução do caso concreto.
Veja a dicção do Código de Processo Penal sobre a matéria:

Art. 403.  Não havendo requerimento de diligências, ou sendo indeferido, serão oferecidas alegações finais orais por 20 (vinte) minutos, respectivamente, pela acusação e pela defesa, prorrogáveis por mais 10 (dez), proferindo o juiz, a seguir, sentença.   

§3o O juiz poderá, considerada a complexidade do caso ou o número de acusados, conceder às partes o prazo de 5 (cinco) dias sucessivamente para a apresentação de memoriais. Nesse caso, terá o prazo de 10 (dez) dias para proferir a sentença.    

Art. 404.  Ordenado diligência considerada imprescindível, de ofício ou a requerimento da parte, a audiência será concluída sem as alegações finais.           

Parágrafo único.  Realizada, em seguida, a diligência determinada, as partes apresentarão, no prazo sucessivo de 5 (cinco) dias, suas alegações finais, por memorial, e, no prazo de 10 (dez) dias, o juiz proferirá a sentença.   (grifos nossos)

Como você pode ver, as ALEGAÇÕES FINAIS podem ser oferecidas oralmente, ou por escrito, neste caso, na forma de memoriais. A peça muda de nome dependendo da forma como é apresentada em juízo. Mas em ambos os casos a peça destina-se a apesentar os argumentos finais para a obtenção do sucesso da demanda.
É muito comum depararmos com petições de advogados intitulando de ALEGAÇÕES FINAIS a peça escrita. Outros intitulam apenas de MEMORIAIS. Há, inclusive, os que, na dúvida, preferem ser mais explicativos e denominam a peça escrita de ALEGAÇÕES FINAIS POR MEMORIAIS. Então, se você tiver que apresentar alegações finais, fique atento à forma e prazo legais, pois há distinções a ser consideradas. Em audiência de instrução e julgamento, serão apresentadas oralmente. Nos demais casos, serão apresentadas por escrito, na forma de memoriais. Por hoje é só isso.   Espero que a dica seja útil e valiosa.

Um abraço da Professora Mara Saad.

No penal quantos dias são para razoes finais

Mara Saad – Formada em Letras pela Universidade de Brasília (UnB) e em Direito pelo UniCEUB, com especialização em Direito Processual Civil pelo ICAT – Instituto de Cooperação e Assistência Técnica do Centro Universitário do Distrito Federal, hoje UDF. Servidora Pública aposentada no cargo de Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, onde exerceu durante mais de vinte anos assessoria de magistrado. Autora dos livros para concursos “TJDFT em Esquemas” e “STF em Esquemas”, ambos detidos ao ensino dos Regimentos Internos e legislação correlata dos respectivos Tribunais. Exerce atualmente a docência no Instituto de Formação Judiciária Luiz Vicente Cernicchiaro do TJDFT, ministrando cursos de Técnicas de Redação Jurídica com vistas à capacitação e ao aperfeiçoamento dos servidores da Casa.

Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XXII Exame de Ordem!

O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.

No penal quantos dias são para razoes finais
 

Qual o prazo concedido para apresentação das alegações finais?

15 dias
Nessa hipótese, será concedido o prazo de 15 dias (sucessivos) ao autor e ao réu para apresentação das alegações finais. Lembramos que a apresentação por via escrita é a exceção, pois diminui a celeridade processual e, consequentemente, adia o resultado do processo.

Como é a contagem de prazo no processo penal?

A contagem de prazo penal está no artigo 10 do Código Penal que reza: “O dia do começo inclui-se do cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum”. Esta contagem é usada para o direito material penal (prescrição, decadência, etc).

Qual o artigo das alegações finais no CPP?

Art. 403. Não havendo requerimento de diligências, ou sendo indeferido, serão oferecidas alegações finais orais por 20 (vinte) minutos, respectivamente, pela acusação e pela defesa, prorrogáveis por mais 10 (dez), proferindo o juiz, a seguir, sentença.

Qual o prazo para o oferecimento das alegações finais CPP?

A tabela de prazos processuais no CPP

Hipótese Prazo
Alegações finais orais 20min + 10min
Alegações finais por memoriais 5 dias
Proferir sentença no caso de apresentação de alegações finais por memoriais 10 dias
Oitiva do MP no júri após a resposta do acusado 5 dias

•24 de jun. de 2020

Qual o momento para apresentar as alegações finais processo Civil?

§2º Quando a causa apresentar questões complexas de fato ou de direito, o debate oral poderá ser substituído por razões finais escritas, que serão apresentadas pelo autor e pelo réu, bem como pelo Ministério Público, se for o caso de sua intervenção, em prazos sucessivos de 15 (quinze) dias, assegurada vista dos autos.

Qual o prazo em dias para as razões finais no processo do trabalho?

As razões finais no processo do trabalho estão previstas no artigo 850 da CLT, de forma oral (10 minutos para cada parte se manifestar). Contudo, na prática é comum referido prazo ser convertido em manifestação escrita em 48 horas, 5 dias, 10 ou até 15 dias.

Como se conta o prazo?

A regra de como contar prazo processual está elencada entre os artigos 218 a 235 do Novo CPC: a contagem é feita em dias úteis, excluindo o dia do começo e incluindo o dia do vencimento, salvo disposição em contrário.

Como se dará a contagem de prazo segundo o art 10 do Código Penal?

10 do Código Penal , a qual dispõe que, no cômputo do prazo, deve ser incluído o dia do começo e deve ser observado o calendário comum. Isso significa que ‘o prazo de um ano tem início em determinado dia e termina na véspera do mesmo dia do mês e ano subsequentes’ ( REsp 188.681/SC , Rel.

O que é o artigo 41?

Art. 41. A denúncia ou queixa conterá a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias, a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo, a classificação do crime e, quando necessário, o rol das testemunhas.

O que significa o artigo 402?

402. Produzidas as provas, ao final da audiência, o Ministério Público, o querelante e o assistente e, a seguir, o acusado poderão requerer diligências cuja necessidade se origine de circunstâncias ou fatos apurados na instrução.

Quando começa a contar o prazo do art 396 do CPP?

O prazo da defesa Não se computa o dia do começo. Não se interrompe por férias, feriados ou domingos. Se o prazo terminar em um domingo ou em um feriado, é prorrogado até o primeiro dia útil imediato. Os prazos não contam da juntada do mandado de intimação aos autos, mas sim do dia da efetiva intimação.

Quem deve apresentar primeiro as alegações finais?

– As alegações finais, conforme o art. 406, §§ e 2º, do Código de Processo Penal, devem ser oferecidas pela acusação e pela defesa, respectivamente, não se admitindo a inversão dessa ordem.

Como fazer alegações finais no processo civil?

Conforme se observa do art. 364 do novo CPC, portanto, as alegações finais podem ser de diferentes formatos. O primeiro deles, considerado a regra em geral pelo código, é a forma oral. Cada parte, assim terá 20 minutos, imediatamente após a audiência de instrução e julgamento, para a exposição de suas razões.

O que colocar nas razões finais trabalhista?

Razões finais escritas: Seja simples e objetivo. Faça uma breve introdução, destaque os pontos importantes e conclua pedindo a procedência da ação, se você for advogado do reclamante, ou a improcedência da ação, se for advogado da reclamada.