O que é atividade de comparação

    Atividade de português, voltada para os alunos do 8º ano, visa ao estudo da comparação, empregada na construção de texto sobre o livro Moscas e outras memórias.

    Você pode baixar esta atividade de língua portuguesa em modelo editável do Word, pronta para impressão em PDF e também a atividade respondida.

    Faça o download deste exercício de português em:

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:     

Leia este texto que nos conta sobre o livro “Moscas e outras memórias”:

    “Moscas e outras memórias” é uma produção da autora e ilustradora Eve Ferretti, em parceria com a escritora Fabíola Werlang. Os textos e imagens ali reunidos apresentam situações aparentemente excêntricas e complexas vistas de maneira sútil, como olha uma criança. A relação entre a narrativa escrita e a ilustrada aqui se estabelece como um jogo: enquanto o texto conta uma situação aparentemente normal da vida do personagem, a ilustração revela a face excêntrica do mesmo personagem. Inspirada nas produções de Edward Lear e Lewis Carroll, “Moscas e outras memórias” é um livro intrigante, assim como os olhares das crianças para as realidades diversas com as quais se deparam. Sua narrativa não se desenvolve na tentativa de esclarecer e amenizar as ‘estranhezas’ do mundo, antes comunica essas excentricidades com a mesma despretensão com a qual elas se colocam para o protagonista em suas vivências.

Disponível em: <https://www.aletria.com.br>.

Questões

Questão 1 – Encontra-se registrada uma opinião sobre o livro em:

a) “Moscas e outras memórias” é uma produção da autora e ilustradora Eve Ferretti […]”

b) “Os textos e imagens ali reunidos apresentam situações aparentemente excêntricas […]”

c) “A relação entre a narrativa escrita e a ilustrada aqui se estabelece como um jogo […]”

d) “[…] “Moscas e outras memórias” é um livro intrigante […]”

Questão 2 – Assinale a alternativa que não apresenta uma comparação:

a) “Os textos e imagens ali reunidos apresentam situações aparentemente excêntricas […]”

b) “A relação entre a narrativa escrita e a ilustrada aqui se estabelece como um jogo […]”

c) “Moscas e outras memórias” é um livro intrigante, assim como os olhares das crianças […]”

d) “[…] comunica essas excentricidades com a mesma despretensão com a qual elas se […]”

Questão 3 – No trecho “[…] com as quais se deparam.”, o pronome relativo grifado retoma:

a) as realidades diversas.

b) as estranhezas do mundo.

c) essas excentricidades.

d) as suas vivências.

Questão 4 – A passagem “[…] enquanto o texto conta uma situação aparentemente normal da vida […]” pode ser reescrita da seguinte forma:

a) “[…] uma vez que o texto conta uma situação aparentemente normal da vida […]”

b) “[…] assim que o texto conta uma situação aparentemente normal da vida […]”

c) “[…] no momento em que o texto conta uma situação aparentemente normal da vida […]”

d) “[…] quando o texto conta uma situação aparentemente normal da vida […]”

Por Denyse Lage Fonseca – Graduada em Letras e especialista em educação a distância.

As respostas estão no link acima do cabeçalho.

O que é atividade de comparação

Atividade Comparando números – idealizada para as turmas do 3º ano.

Você também pode estar interessado em ver:

QUE É COMPARAR NÚMEROS?

Comparar números é a capacidade de determinar mais e menos, maior, menos e igual a, e colocar um grupo de números em ordem. Comparar números é uma habilidade numérica relacional em que os alunos trabalham com números em relação uns aos outros.

Quando você pensa sobre números no mundo real, eles geralmente são relacionais, e isso torna a comparação de números importante. Você está dando uma festa com 10 pessoas e comprando uma dúzia de cupcakes. Você tem cupcakes suficientes? Comparando números. Você vai sair de férias por 2 semanas e levará 5 camisetas. Você tem camisas suficientes? Comparando números. Podemos não andar por aí usando as palavras “maior que” e “menor que” em nossa fala do dia a dia, mas estamos comparando números o tempo todo em nossa vida diária.

ATIVIDADES DE ENSINO E PRÁTICA COMPARANDO NÚMEROS

Aqui estão algumas das minhas atividades favoritas para ensinar e praticar a comparação de números.

CONTAGEM E COMPARAÇÃO DE MANIPULATIVOS

Para jovens estudantes, a melhor maneira absoluta de começar a comparar números é usando uma abordagem prática. Pegue alguns cartões numéricos, um conjunto extra de números de calendário, cartas de jogar (apenas números) ou até mesmo escreva números em um cartão 3×5. Em seguida, pegue alguns manipuláveis ​​como blocos de contagem, mini borrachas, botões ou pompons. Peça aos alunos que contém os manipuláveis ​​para fazer um conjunto para cada número. Funciona muito bem fazer com que eles alinhem os itens para que possam ver claramente qual deles tem mais.

Depois de alinhar conjuntos para cada número, faça aos alunos estas perguntas:

  • Qual tem mais?
  • Como você sabe?
  • Você pode fazer uma frase com esses números usando a palavra mais?
  • Qual tem menos?
  • Como você sabe?
  • Você pode fazer uma frase com esses números usando a palavra menos?

COMPARANDO NÚMEROS NO MUNDO REAL

Outra ótima maneira de ajudar os alunos a aprender e praticar o conceito de comparação de números é ajudá-los a conectá-lo à vida real. Não há melhor momento para comparar números do que quando você está comprando.

Use anúncios de jornal ou abra lojas locais e peça aos alunos que comparem preços em itens semelhantes para determinar qual é a melhor compra. O ótimo é que você pode encontrar uma ampla gama de preços nos anúncios, de números de 0 a 20 a números na casa dos milhares (pense em eletrônicos e carros). Você pode até comparar números na casa das centenas de milhares e milhões, comparando os preços das casas e dos imóveis.

PRÁTICA CONSISTENTE COM O NÚMERO DO DIA

O Número do Dia é uma ótima prática matemática diária que permite aos alunos praticar uma variedade de habilidades essenciais para o sentido de números, incluindo a comparação de números. Os alunos terão oportunidades de praticar a comparação de números usando grupos, símbolos, linhas de números e muito mais. Além disso, os alunos praticarão outras habilidades de senso numérico que os ajudarão com as habilidades matemáticas agora e no futuro.

Amostra

O que é atividade de comparação
Baixe o arquivo em PDF

Quer compartilhar? Compartilhe o link.
Obrigada

O que é atividade de comparação

ATENÇÃO! Caso esteja baixando via celular, talvez seja necessário fazer login em sua conta do Google.

Baixando através de um computador não é necessário fazer login.

Plano de Aula

Plano 1 de uma sequência de 11 planos. Veja todos os planos sobre Trabalhando com quantidades

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.

Aquecimento
Aula assíncrona: Peça aos alunos que investiguem a quantidade de pessoas que moram em casas diversas (de parentes ou vizinhos) e converse com familiares: "Quantas pessoas moram na sua casa?", "Quantas pessoas moram na casa da tia, ou da avó, ou da vizinha etc?", "Onde moram mais pessoas?", "Onde moram menos pessoas?". Se os seus alunos não conseguem ler comandas, você pode gravar e apresentá-las em áudio ou vídeo, ou solicitar que um adulto leia.
Aula síncrona: Realize a atividade como sugerida no plano de aula.

Atividade principal
Aula assíncrona: 1) Se os seus alunos já conhecem e leem com autonomia os nomes dos colegas, encaminhe a lista de nomes dos alunos, para que realizem a proposta como apresentada no plano. Assim, as demais atividades podem ser realizadas mantendo a temática.2) Caso seus alunos não tenham autonomia para trabalhar com a lista dos nomes dos colegas, você pode trocar a temática e propor que pensem em como podem fazer para saber quantas colheres e quantos garfos há na cozinha da sua casa. Peça que registrem as quantidades e verifiquem o que tem mais, circulando a quantidade maior.Solicite que te enviem a atividade da forma estabelecida entre você e as famílias.

Aula síncrona: Você pode realizar as mesmas adaptações sugeridas para a aula assíncrona e decidir se enviará para que os alunos façam em casa, antes da aula ou trabalhar com a lista de nomes dos alunos, na aula simultânea.

Discussão das soluções
Aula assíncrona: Apresente aos alunos possibilidades de registro, através de imagem e peça que circulem a que se assemelha com a forma que utilizou para registrar (as quantidades de meninos e meninas ou de colheres e garfos). Veja exemplos: https://novaescola.org.br/conteudo/8942/risquinho-bolinha-ou-numero-para-contar
Aula síncrona: Solicite que alguns alunos expliquem como registraram as quantidades e vá fazendo numa lousa, cartaz, painel ou no computador com tela compartilhada as diversas formas.

Sistematização do conceito
Aula assíncrona: A sistematização pode ser apresentada através de áudio ou vídeo caso seus alunos não leiam com autonomia.
Aula síncrona: Realize a proposta do plano de aula.

Encerramento
Aula assíncrona: Indique aos alunos que contem para um familiar o que aprenderam nesta aula e como fizeram para resolver a questão.
Aula síncrona: Realize a proposta do plano de aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre a contagem e comparação de quantidades, iniciando pela quantidade de pessoas que residem em diferentes casas de parentes ou vizinhos. Para a atividade principal, deixe claro que cada aluno deverá buscar sua própria estratégia para realizar a comparação, assim como a organização e registro das quantidades (meninos e meninas ou colheres e garfos). Os familiares podem acompanhar e pedir para os alunos explicarem como pensaram e resolveram. Os alunos poderão contar como fizeram para separar as quantidades, como realizaram a contagem e o registro.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Simone de Oliveira da Silva

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista de área: Luciana Tenuta

Habilidade da BNCC

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

Objetivos específicos

  • Saber comparar quantidades.

Conceito-chave

Comparar quantidades

Recursos necessários

  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha;
  • Projetor.

Vocabulário que será adquirido nesta aula:

Quantidade, comparar

Conhecimentos que a turma deve dominar

  • Saber contar até 20;
  • Diferenciar algarismos de outros símbolos.