O que e mucosa nasal o que ela contém

Muita gente se surpreendeu quando uma pesquisa realizada por cientistas americanos e franceses veio à tona com o seguinte dado: somos capazes de sentir até 1 trilhão de aromas diferentes. Mas essa é apenas uma das façanhas do nariz. Todas elas, inclusive, têm tudo a ver com saúde. Saiba mais:

As funções do nariz

1. O filtro

Na entrada do nariz, há pelos que retêm partículas pequenas como germes e esporos. As que são ainda menores acabam barradas pelo muco que reveste as narinas. Em seguida, são varridas por pelinhos minúsculos, os cílios, para a região da garganta.

2. O aquecedor

Mais do que levar ar filtrado para os pulmões, o nariz o provê na temperatura certa. Para isso, tem uma boa área de mucosa, cheia de vasinhos, que transmite calor na sua passagem. Cerca de 30 litros de ar por minuto passam por esse processo.

3. O umidificador

O ar também não pode chegar muito seco aos pulmões, sob risco de lesar os alvéolos. A vascularização e o muco – produzido por pequenas glândulas ali – lhe transmitem umidade. A produção diária de muco chega a 2 litros.

4. O aromatizador

As partículas do ar estimulam os cílios, que transmitem um sinal elétrico a nervos ligados a eles. Esse sinal chega ao cérebro pelo bulbo olfativo, que interpreta o odor. O ser humano percebe 1 trilhão de cheiros diferentes. Os aromas também ajudam a processar e a distinguir o sabor da comida.

Como higienizar o nariz

Etapa 1

Incline a cabeça e injete 5 a 10 ml do soro com uma seringa sem agulha ou com o conta-gotas.

Etapa 2

Endireite a cabeça e assoe de leve o nariz. Se o líquido for parar na garganta, evite engoli-lo.

Continua após a publicidade

Etapa 3

Faça o mesmo com a outra narina. A lavagem deve ser diária e repetida 3 vezes ao dia em crises.

4 Problemas nasais

Coriza

A produção de muco aumenta e chega a escorrer. Isso acontece devido a resfriados, gripes, crises alérgicas ou como reação ao ar gelado.

Rinite

É uma inflamação da mucosa nasal provocada por ácaro, pólen, poeira, perfume, cigarro, micro-organismos ou até flutuações hormonais.

Sinusite

O ar que entra pelo nariz pode carregar vírus e bactérias que agridem os seios da face, cavidades aeradas envolvidas na produção de muco.

Sangramento

Cerca de 90% dos casos são resultado do rompimento de vasinhos por atrito ou ressecamento. Pressão alta ou tumores podem estar por trás das situações mais graves.

Fontes: Márcia Kii, médica do Instituto Ganz Sanchez de Otorrinolaringologia (SP); Patrícia Santoro, otorrinolaringologista do Hospital Sírio-Libanês (SP); Pedro Wey Barbosa de Oliveira, otorrinolaringologista do Hospital Israelita Albert Einstein (SP)

Você sabe para que serve a cavidade nasal? Conhece suas funções, anatomia e principais estruturas? Nesta aula, veremos essa que é uma das estruturas de entrada do sistema respiratório

Antes de prosseguir assista um vídeo de introdução a esse assunto e depois prossiga com a leitura.

O que é cavidade nasal

A cavidade nasal é formada por duas cavidades paralelas localizadas no interior no nariz. Elas são separadas pelo septo nasal, que é uma parede cartilaginosa e no seu interior se encontram as conchas nasais. Essas conchas vão auxiliar o ar a preencher toda a cavidade.

É na cavidade nasal que o ar começa a ser umedecido, filtrado e aquecido.

Localização

As cavidades nasais ou fossas nasais são dois espaços separados por uma divisória: o septo nasal. Eles estão localizados:

  • Acima da cavidade oral;
  • abaixo da cavidade craniana;
  • no interior das cavidades orbitárias e seios maxilares;
  • na frente da nasofaringe.

A cavidade nasal é a parte superior do sistema respiratório e é importante para aquecer e limpar o ar inspirado. Além disso, eles contêm os órgãos envolvidos no olfato

Anatomia da cavidade nasal

A anatomia da cavidade nasal estende-se desde o vestíbulo do nariz até a nasofaringe e tem três regiões anatômicas:

  • Vestíbulo– área que circunda a abertura externa anterior da cavidade nasal.
  • Região respiratória– revestida por um epitélio ciliar pseudo-estratificado, intercalado com células caliciformes secretoras de muco.
  • Região olfatória– localizada no ápice da cavidade nasal. É revestido por células olfatórias com receptores olfatórios.

O que e mucosa nasal o que ela contém

A cavidade nasal é a parte mais superior do sistema respiratório.

Concha Nasal

Projetando-se das paredes laterais da cavidade nasal, estão prateleiras curvas de osso. Eles são chamados de conchas nasais. Existem três conchas: inferior, média e superior.

Elas se projetam na fossa nasal, criando quatro vias para o fluxo de ar. Essas vias são chamadas de meatos:

  • Meato inferior – entre a concha inferior e o assoalho da cavidade nasal.
  • Meato médio – entre a concha inferior e média.
  • Meato superior – entre a concha média e superior.
  • Recesso esfenoetmoidal – superior e posteriormente à concha superior.

A função das conchas é aumentar a área de superfície da fossa nasal. Isso aumenta a quantidade de ar inspirado que pode entrar em contato com as paredes da cavidade.

Eles também interrompem o fluxo laminar rápido do ar, tornando-o lento e turbulento.

O ar fica mais tempo na cavidade nasal, para que possa ser umidificado.

Inervação das fossas nasais

A inervação do nariz pode ser funcionalmente dividida em inervação especial e geral. A inervação sensorial especial se refere à capacidade do nariz de cheirar.

Isso é realizado pelo nervo olfatório. O bulbo olfatório, parte do cérebro, fica na superfície superior da placa cribriforme, acima da cavidade nasal.

Ramos do nervo olfatório percorrem a placa cribriforme para fornecer inervação sensorial especial ao nariz. A inervação sensorial geral para o septo e as paredes laterais é fornecida pelo nervo nasopalatino (ramo do nervo maxilar) e pelo nervo nasociliar (ramo do nervo oftálmico).

A inervação para a pele externa do nariz é fornecida pelo nervo trigêmeo.

Qual a função da cavidade nasal

As funções da cavidade nasal permitem que o ar entre no sistema respiratório durante a respiração. As estruturas na cavidade regulam o fluxo de ar e as partículas que ele contém. A região olfativa da cavidade nasal regula o olfato.

Concha

As conchas (ossos das conchas) da mucosa nasal expandem a área total da superfície da mucosa e criam turbulência no ar que entra na passagem respiratória.

Isso faz com que o ar gire à medida que se move através da cavidade nasal e aumenta o contato entre o ar infiltrado e a mucosa nasal, permitindo que as partículas no ar sejam aprisionadas antes de entrar em outras partes do sistema respiratório (por exemplo, os pulmões).

O sistema olfativo funciona para processar informações sensoriais relacionadas ao cheiro.

Glândulas Olfatórias (glândulas de bowman)

As glândulas olfatórias conhecidas antigamente como glândulas de Bowman, secretam a maior parte do muco que recobre os nervos do sistema olfatório.

Eles também secretam o pigmento que dá a esse muco sua cor amarela.

O muco secretado por essas glândulas dissolvem os odores à medida que entram no nariz, permitindo que interajam com os receptores olfativos.

Estruturas circundantes

Seios paranasais

Os seios paranasais funcionam para ressoar a fala e produzir muco que entra na passagem nasal. Outras funções dos seios da face não são bem compreendidas. Veja a aula ossos da face para se aprofundar nesse assunto.

Dutos nasolacrimais

Os dutos nasolacrimais drenam as lágrimas dos dutos lacrimais (lacrimais) dos olhos para a mucosa nasal.

Leitura sugerida

  • Faringe
  • Laringe
  • Ventilação Pulmonar
  • Troca gasosa

Referências Bibliográficas

  • MITCHELL, RICHARD L. DRAKE; WM, A. WAYNE VOGL ADAM.Gray Anatomia B sica1: Gray Anatomia B sica. Elsevier Health Sciences, 2013
  • FERRON, Myriam; RANCANO, Jordi.Grande Atlas Do Corpo Humano. Editora Manole Ltda, 2007.

Texto parcialmente traduzido de:

O que e mucosa nasal o que ela contém

Mucosa nasal ou pituitária é onde se processa inicialmente o sentido do olfato e possui como função principal revestir internamente as fossas nasais.

O que é mucosa nasal e o que ela contém?

A cavidade nasal e os seios paranasais são revestidos por uma camada de muco denominada mucosa. A mucosa tem vários tipos de células, incluindo: Células epiteliais escamosas, células achatadas que revestem os seios e formam a maior parte da mucosa.

Qual é a função do muco produzido por células da mucosa nasal?

O muco tem importantes funções de defesa imunológica. Além de aprisionar os micro-organismos aéreos como por exemplo no epitélio respiratório, ele contém proteínas com actividade bactericida, como a lisozima e anticorpos tipo A (IgA).

O que é a inflação da mucosa nasal?

A inflamação ocorre quando há algum tipo de estímulo do qual o tecido da mucosa precisa se defender. Por exemplo: quando apresentamos infecção viral (gripes, resfriados) ou por bactérias (sinusites), quando inalamos produtos irritantes (produtos químicos), ou nos processos alérgicos, como a rinite alérgica.

Qual a cor da mucosa do nariz?

Transparente – se a ranheta tiver uma cor neutra (mais para o transparente) é sinal de que está bem de saúde, hidratado e com os devidos níveis de proteínas e anticorpos. Branco – quando o muco é branco é sinal de que está congestionado, com alguma infeção nasal ou até mesmo a ficar com gripe.

Onde fica a mucosa?

As mucosas são tecidos finos e flexíveis que revestem as cavidades do organismo que se encontram no prolongamento da pele estão abertas para o ambiente exterior. Encontram-se mucosas em cinco zonas do corpo: No sistema digestivo, da boca ao ânus. No sistema respiratório, das narinas aos pulmões.

Qual é a importância da mucosa nasal?

A mucosa nasal tem diversas funções, como a de humidificar, aquecer e reter as impurezas do ar que respiramos.

Para que serve a mucosa?

Mucosa ou membrana mucosa é um tipo de tecido epitelial de revestimento interno das cavidades do corpo que têm contato com o meio externo. "O epitélio do intestino delgado, por exemplo, é constituído por uma camada simples de células cilíndricas, que lhe permitem executar sua principal função: absorver o alimento.

Qual a função do muco produzido pelo epitélio respiratório?

O muco produzido forma um tubo mucoso que funciona como uma barreira mucosa às partículas de pó que entram junto com o ar inspirado, nesse tubo o muco é transportado em direção à faringe pelo batimento ciliar, das células cilíndricas ciliadas.