Por que no experimento de Redi foi importante manter dois grupos de frascos: um aberto e um fechado

ORIGEM POR GERAÇÃO ESPONTÂNEA - ABIOGENESE A teoria da abiogênese ou geração espontânea foi a primeira idéia proposta pela origem da vida. Consiste basicamente na suposição de que organismos complexos podem não só se originar de seus progenitores mas também da "matéria bruta". Nesse estilo moscas "brotariam" espontaneamente de matéria orgânica em decomposição A fim de comprovar a teoria, um médico chamado Jan Baptista van Helmont elaborou uma receita de como fabricar ratos por geração espontânea, que consistia em colocar grãos de trigo em camisas sujas e esperar alguns dias. Ele estava tão envolvido com essa idéia que não foi capaz de imaginar que os ratos na verdade eram atraídos pela sujeira, e não brotavam nessa “receita”.

O

…exibir mais conteúdo…

Era o começo da teoria da Biogênese. Só em 1862, quando o químico Francês Louis Pasteur realizou experiências que provaram a não existência de geração espontânea é que a Teoria da Abiogênese foi ultrapassada a favor da Teoria da Biogênese defendida por Redi. Pasteur realizou experimentos utilizando frascos de vidro esterilizados que possuíam o gargalho semelhante à pescoços de cisne. Dentro havia um caldo nutritivo. Esses frascos com caldo foram fervidos e deixados em repouso por alguns dias. Não houve formação de microorganismos, pois a água que evaporou do caldo ficou retida nas paredes do gargalo e funcionou como um filtro de ar, e os microorganismos ficavam retidos nele, não entrando em contato com o caldo. Pasteur quebrou os gargalos e deixou o caldo em contato com o ar. Após alguns dias ele observou o desenvolvimento de microorganismos, enquanto que nos frascos intactos continuava a não aparecer vida. Com esta experiência foi definitivamente "imposta" a teoria da biogenese e deitadas por terra as criticas que os defensores da abiogénese faziam, dizendo que ao ferver o caldo nutritivo, o seu princípio ativo era destruído." OPARIN, HALDANE e MILLER – HIPOTESE DA ORIGEM POR EVOLUÇÃO QUIMICA

O biólogo inglês Haldane e o bioquímico russo Oparin, em meados da década de 20, aprofundaram-se, de


Antes de alguns cientistas comprovarem que um ser vivo surgia somente de outro ser vivo preexistente, muitas pessoas acreditavam que isso não pudesse acontecer e que os seres vivos como moscas, rãs, cobras etc. surgiam a partir da matéria bruta. Essa teoria ficou conhecida como Teoria da abiogênese, também chamada de Teoria da geração espontânea.

O fato de os seres vivos surgirem a partir da matéria bruta não convenceu alguns cientistas, que, a partir de experimentos, começaram a tentar provar que um ser vivo só nascia a partir de outro ser vivo da mesma espécie, teoria chamada de Teoria da biogênese. Um dos primeiros cientistas a realizar experimentos para comprovar essa teoria foi o médico italiano Francesco Redi.

Antes de começar seus experimentos, Redi observou algumas carnes em decomposição. Durante sua observação, ele viu que várias moscas sobrevoavam aquelas carnes e que alguns vermes apareciam nelas depois de algum tempo. Redi pensou então que os vermes que surgiram na carne não eram resultado de uma transformação da carne em decomposição, como todos acreditavam, mas sim descendentes das moscas que a sobrevoaram.

Para comprovar essa teoria, Redi colocou restos de matéria orgânica como carnes e peixes em frascos, tampando a boca de alguns com gaze, enquanto os outros ficaram abertos.

Por que no experimento de Redi foi importante manter dois grupos de frascos: um aberto e um fechado

Em seu experimento, Redi tampou alguns frascos e deixou outros abertos para ver o resultado

Após alguns dias, Redi observou que a matéria orgânica que estava dentro dos frascos cobertos com gaze estava intacta e sem nenhum indício de vermes. No entanto, vários vermes tinham surgido na matéria orgânica presente nos frascos sem gaze. Diante disso, Redi concluiu que, se os vermes realmente surgissem a partir da transformação da matéria orgânica em decomposição, todos os frascos deveriam ter apresentado vermes e não só os que estavam descobertos.

Dessa forma, Redi conseguiu comprovar que os vermes que surgiram na matéria orgânica em decomposição faziam parte do ciclo de vida das moscas e, portanto, não surgiram da transformação da matéria orgânica em decomposição.

Aprovite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Francesco Redi, cientista italiano, foi um dos primeiros biogenistas a questionar a teoria da geração espontânea. Por meio de suas observações e estudos com cadáveres de animais e a ocorrência de vermes, propôs em 1668, a partir de métodos empíricos simplificados, a hipótese que principiou a queda dos preceitos abiogenistas.

Experimento de Redi

Em seu experimento, Redi colocou pedaços de carne em dois frascos abertos, cobrindo um deles com uma fina camada de gaze.

Após instantes da preparação, analisou que os dois frascos ficaram rodeados por moscas, mas elas só podiam pousar no pedaço de carne contido no frasco descoberto.

Por que no experimento de Redi foi importante manter dois grupos de frascos: um aberto e um fechado

Em seu experimento, Redi cobriu alguns frascos e deixou outros abertos, permitindo a entrada de seres vivos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Transcorridos alguns dias, com a matéria orgânica decomposta, notou o surgimento de larvas apenas no frasco aberto, concluindo, então, que as larvas surgiram do desenvolvimento de ovos colocados pelas moscas, e não da carne em putrefação, dotada de fonte de vida. A carne somente contribuía com um meio propício para atração de moscas, deposição de ovos e eclosão de larvas.

Com esse teste, Redi provou que a vida não surge espontaneamente em qualquer circunstância, atestando que a vida somente se origina de outro ser vivente.
 

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Por que no experimento de Redi foi importante manter dois grupos de frascos: um aberto e um fechado
Por que no experimento de Redi foi importante manter dois grupos de frascos: um aberto e um fechado

Lana Magalhães

Professora de Biologia

O experimento de Redi foi um dos primeiros a explicar a origem dos seres vivos, em meados do século XVII.

Francesco Redi era uma médico e cientista italiano e questionou a teoria da geração espontânea ou da abiogênese.

De acordo com essa teoria, os vermes que surgiam em cadáveres de humanos e animais eram resultados da geração espontânea do processo de putrefação.

Com objetivo de provar que os vermes não se originam espontaneamente, Redi realizou um experimento para derrubar essa teoria.

Passo a passo do experimento de Redi

Redi foi o primeiro cientista a questionar a Teoria da Abiogênese. Ele acreditava que os organismos vivos não se originavam espontaneamente. Redi foi um defensor da Biogênese.

Em seu experimento, Redi colocou cadáveres de animais em frascos com bocas largas. Alguns foram vedados com uma gaze fina e outros deixados abertos.

Após alguns dias, observou que os frascos abertos, nos quais moscas podiam entrar e sair, surgiram vermes. Enquanto isso, nos frascos fechados não haviam vermes. Isso porque, as moscas não podiam entrar.

Por que no experimento de Redi foi importante manter dois grupos de frascos: um aberto e um fechado
Por que no experimento de Redi foi importante manter dois grupos de frascos: um aberto e um fechado
Demonstração do experimento de Redi

Assim, Redi confirmou e teve aceita a sua hipótese e a teoria da abiogênese começou a perder credibilidade.

Posteriormente, diversos experimentos de outros cientistas foram realizados para explicar a origem de micro-organismos.

Saiba mais, leia também:

  • Origem da Vida
  • Biogênese
  • Louis Pasteur
  • Exercícios sobre origem da vida

17 Usuários buscaram por essas respostas para seus exercícios no mês passado e 32 estão buscando agora mesmo. Vamos finalizar seu dever de casa!

Essa Resposta do exercício é de nível Ensino médio (secundário) e pertence à matéria de Biologia.

Essa resposta recebeu 62 “Muito obrigado” de outros estudantes de lugares como Cordeirópolis ou Alagoinha do Piauí.

Pergunta

Por que no experimento de Redi foi importante manter dois grupos de frascos: um aberto e um fechado?

Resposta

Para comprovar que nos frascos abertos as moscas com certeza iram vir e deixariam suas larvas, enquanto no frasco fechado elas não conseguiriam pois estava fechado com gaze. Mesmo assim essa experiência não conseguiu derrubar a teoria da abiogênese, pois mais uma vez foi comprovada por Needham.. Reidi queria provar a teoria da biogênese, ou seja, que um indivíduo só se origina a partir de outro ser vivo, da reprodução, visto que predominava a crença na teoria da abiogênese, aquela que defendia que um ser vivo poderia surgir “do nada.Assim, ele precisou deixar um frasco aberto e um frasco fechado para mostrar que no frasco fechado não surgiria nenhum ser vivo, pois não houve a oportunidade de qualquer outro ser chegar ali para se instalar e reproduzir.Já no frasco aberto os seres vivos podem chegar, fazer uso da solução nutritiva ali presente e então estabelecer um meio adequado para a reprodução.Continue estudando em /tarefa/2875483

Estudantes também estão buscando por

  • uma maquina produz 100 pecas em 25 minutos quanto produzira em 1 hora
  • Imagine que você comprou uma espaçonave novinha e que com ela pode ir em linha reta, com
  • Em cada função, determine os valores de M para que ele seja quadrática ■f(x)=mx^2+x+(m-1)

Se você tem mais exercícios para fazer, use a barra de busca para encontrar a resposta para seu dever de casa: 80 pessoas fizeram isso hoje e 7 na última hora.

Ajude seus amigos a fazer o dever de casa deles compartilhando a página Principais Respostas de Exercícios com eles, é completamente gratuito e fácil de usar!