Como calcular o volume da próstata

Como calcular o volume da próstata

22 de janeiro de 2018Sem categoria3

Para que serve a próstata ?

A próstata é uma glândula pertencente ao sistema reprodutor masculino. Sua função principal é produzir o líquido prostático que é um dos principais componentes do semen. O líquido prostático ajuda na suporte aos espermatozóides permitindo que estes cheguem ao seu destino final.

Outras funções da próstata estão associadas ao seu posicionamento estratégico no sistema urinário. A uretra prostática passa por dentro da próstata, e é por isso que a glândula exerce um papel na continência urinária.

Existe um tamanho normal da Próstata?

Como calcular o volume da próstata

Sim, existe tamanho normal da próstata. Em pacientes adultos o tamanho normal é de: 3 cm de comprimento x 4 cm de largura x 2 cm de profundidade. Normalmente os métodos de imagem utilizam formulas para calcular o peso prostático. O peso normal é de cerca de 20g.

Apesar desse valor servir como referência em pacientes jovens, em pacientes maiores de 40 anos é muito raro encontrarmos pacientes com próstata menor que 30 g. Isso se deve a aumento prostático benigno na grande maioria das vezes.

É comum apresentar próstata aumentada?

O aumento prostático está intimamente associado ao envelhecimento masculino. Hoje, sabemos que ocorre devido à proliferação de células da glândula prostática ao que chamamos Hiperplasia Prostática Benigna. A chance de se apresentar este tipo de alteração aos 30 anos é praticamente nula, no entanto praticamente todos os homens ao atingirem 90 anos apresentam algum grau de hiperplasia prostática.

Apesar desta relação entre idade e crescimento prostático é importante ressaltar que nem todos o pacientes com próstata aumentada irão apresentar sintomas ou necessitar de tratamento. Em muitos casos esse aumento é completamente assintomático.

Quais são os sintomas de próstata aumentada?

Como calcular o volume da próstata

Devido a localização, envolvendo a uretral, o crescimento prostático pode interferir com a micção. Podemos classificar estes sintomas em irritativos ou obstrutivos.

Sintomas irritativos:

São provenientes da resposta da musculatura da bexiga a obstrução ao fluxo de urina:

  • aumento da frequência urinária
  • urgência para ir ao banheiro
  • aumento do número micções noturnas
  • incontinência por urgência

Sintomas obstrutivos:

Ocorrem devido a obstrução da passagem de urina pela uretra:

  • hesitação ao iniciar a micção
  • esforço para iniciar a micção
  • jato urinário reduzido
  • alteração do jato  urinário (bifurcação,  interrupção, gotejamento, etc)
  • sensação de micção incompleta
  • retenção urinária

outros sintomas:

Estão relacionados a consequencias do aumento prostáticos

  • presença de sangue na urina
  • piora da função dos rins
  • cálculos na bexiga
  • infecções urinárias repetidas

 O Câncer de próstata pode afetar o tamanho da próstata?

Sim, em estágios avançados o câncer de próstata pode afetar o tamanho da próstata. Nestes casos sintomas semelhantes aos causados pela hiperplasia benigna da próstata podem surgir.

No entanto, é importante ressaltar que a hiperplasia prostática benigna não se transforma em câncer de próstata. Estas são duas doenças completamente diferentes. Desta maneira é muito comum que pacientes com câncer de próstata inicial apresentem ao mesmo tempo aumento prostático benigno. Isso pode explicar alterações no tamanho normal da próstata e sintomas relacionados, mesmo em casos de tumores iniciais.

Próstata aumentada pode alterar o PSA?

Sim, existe uma relação direta entre o tamanho da próstata e as dosagens de PSA no sangue. É fácil entender, pois o PSA é produzido pelas células prostáticas, portanto quanto mais células maior a produção deste composto.

Existem algumas maneiras de se diferenciar a elevação do PSA relacionada ao câncer de próstata da relacionada ao hiperplasia prostática benigna. A mais utilizada é a fração livre do PSA. Quanto maior o percentual de fração livre relacionado a PSA total, maior a probabilidade do aumento prostático estar relacionado ao aumento benigno. Taxas baixas de fração livre apontam para uma chance elevada de tumor.

Como diagnosticar o aumento prostático benigno?

O método mais simples de se diagnosticar o tamanho da próstata é através do toque retal. Feito por urologista treinado, o toque pode classificar a próstata de acordo com seu tamanho. A consistência também pode ser avaliada, o que auxiliar no diagnóstico de tumores ou inflamação na glândula.

Como calcular o volume da próstata

Para uma avaliação mais detalhada precisamos lançar mão de métodos de imagem. O mais utilizado, devido a sua disponibilidade e facilidade, é o ultrassom. Este exame pode ser realizado por via transretal ou por via abdominal. O ultrassom pode ainda avaliar o resíduo de urina que fica na bexiga após a micção, que é importante para avaliar o tratamento.

Outros exames podem ser fornecer o tamanho da próstata, mas dificilmente são utilizados apenas para esse fim. A ressonância magnética é um exemplo.

O tamanho normal da próstata nestes exames é o mesmo, com o peso estimado ficando em torno de 20g.

Quando  é necessário tratar próstata aumentada?

O objetivo dos tratamentos proposto hoje estão relacionados a qualidade da micção, preservação da musculatura de bexiga e melhoria dos sintomas. Muitos pacientes apresentam próstatas volumosas mas mantém estes 3 aspectos sob controle e portanto não necessitam de tratamento.

Por outro lada, alguns pacientes com próstatas pouco aumentadas podem apresentar obstrução intensa com sintomas importantes e risco para falência da bexiga. Nestes casos o tratamento está indicado.

Essa avaliação é complexa devendo-se levar em consideração a escala dos sintomas e indicadores funcionais, como resíduo pós-miccional para a tomada de decisão. Em casos difíceis pode-se lançar mão de avaliação urodinâmica para confirmar e avaliar o grau de obstrução prostática.

Quais são os tratamento para aumento prostático?

Hoje existem varias terapias tanto farmacológicas quanto cirúrgicas, e apenas um médico especializado pode ajudar na escolha adequada.

Tratamento Farmacológico

São várias a opções que vão desde agentes que relaxam a próstata para aliviar a obstrução até agentes hormonais que reduzem o tamanho da glândula.

Medicações mais comuns:

  • tansulozina,
  • doxasozina,
  • finasterida,
  • dutasterida.

Tratamento cirúrgico para hiperplasia prostática benigna

Está indicado na falência do farmacológico ou quando ocorrem complicações (ex: piora da função renal, retenção urinária, cálculos na bexiga, sangramento ou infecção urinária de repetição):

Opções de tratamento:

Cirurgias endoscópicas – RTU de próstata e Ablação prostática com laser

Cirurgia robótica – prostatectomia para doença benigna

Cirurgia aberta – prostatectomia para doença benigna

Para saber mais sobre o tamanho normal da próstata entre em contato ou agende uma consulta.

José Alexandre Pedrosa

Urologista - Instituto Nacional de Câncer - Brasil Comitê de Cirurgia Robótica - Instituto Nacional de Câncer - Brasil Fellow em urologia oncológica - Indiana University Membro Sociedade Brasileira de Urologia

Como calcular o volume prostático?

1) Paciente como bexiga cheia. 2) Exame com transdutor convexo de 3,5 MHz. 3) Medir os 3 diâmetros da próstata em centímetros: Longitudinal, Antero-Posterior e Transversal ou látero-lateral. 4) Calcular o volume: L x AP x T x 0,52.

Qual é o volume normal de uma próstata?

O tamanho normal da próstata de um adulto jovem saudável costuma ser 3 centímetros de altura, 4 centímetros de comprimento e 2 centímetros de largura, pesando entre 20 e 30 gramas. As dimensões da próstata são semelhantes à de uma noz.

Quando a próstata é considerada aumentada?

A partir dos 50 anos, a próstata naturalmente tende a aumentar e pressionar a bexiga e a uretra. É a chamada Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), ou simplesmente próstata aumentada. Ela pode passar dos 20 gramas para até 120 gramas, nos casos mais graves.

Qual o tamanho normal da próstata aos 60 anos?

O peso normal da próstata de um adulto é 25 gramas. Entretanto, estudos já mostraram que com 60 anos de idade, cerca de 60% dos homens, possuem próstata maiores do que esse valor.