Como trazer vantagem competitiva para a empresa através da logística?

No processo produtivo em si há grandes oportunidades de conquista e manutenção de mercados, no que tange a relação cliente-fornecedor, a grande valorização do serviço faz da logística, fator de competitividade entre as empresas.

Mas para usufruir destas vantagens é necessário que as empresas estabeleçam estratégias, na diferenciação dos serviços prestados ao cliente ou na liderança de custos por exemplo, enfatizando a importância da utilização do sistema logístico para viabilizar este objetivo.

Para compreendermos melhor este cenário, as organizações comerciais e industriais devem ser tratadas como um sistema produtivo, compostos de processos operacionais estruturados e regulados por um conjunto de estratégias, onde o objetivo é atender a demanda de seus consumidores e ao mesmo tempo manter-se competitivo em um mercado cada vez mais acirrado, neste cenário a logística assume um papel importante.

A CADEIA LOGÍSTICA

Neste contesto estratégico, a cadeia logística é o canal de movimento do produto ao longo do processo industrial passando pela relação comercial até os clientes final. A cadeia logística pode ser dividida em três partes:

  1. Suprimentos: Gerencia a matéria-prima e os componentes. Compreende o pedido ao fornecedor, o transporte, a armazenagem e a distribuição.
  2. Produção: Administra o estoque do produto semi-acabado no processo de fabricação. Compreende o fluxo de materiais dentro da fábrica, os armazéns intermediários, o abastecimento do posto de trabalho e a expedição do produto acabado.
  3. Distribuição: Administra a demanda do cliente e os canais de distribuição. Compreende o estoque do produto acabado, a armazenagem, o transporte e a entrega ao cliente.

ESTRATÉGIA LOGÍSTICA

As estratégias logísticas estão evoluindo com grande rapidez. São vários os fatores que facilitam e contribuem a estas mudanças, mas para a formulação estratégica da logística devemos considerar dois pontos clássicos da estratégia, o desempenho e a missão, para que se possa definir o alcance da direção tomada, como produzir, para quem direcionar e as necessidades a serem satisfeitas.

Existem inúmeras estratégias, tentar abordar todas seria muita ambição de minha parte seria, mas pode-se afirmar que as técnicas tradicionais para formulação de estratégias logísticas consideravam a logística como um sistema de suporte para a estratégia global, tornando a área uma ferramenta para a estratégia global, porem atualmente passou-se a compreender a logística como parte fundamental na decisão de concorrer num mercado competitivo. Pois sem uma logística eficiente, perde-se muita competitividade.

Mas para alcançar o êxito na estratégia deve-se entender que é necessário uma perfeita sincronia entre a logística e os outros setores da organização, somente assim a logística se torna eficiente e fator de vantagem competitiva.

Mencionarei algumas estratégias que podem ser abordadas pelo logística visando ganho de competitividade.

Liderança nos Custos

A liderança nos custos é a estratégia na qual a organização objetiva reduzir ao máximo possível seus custos logísticos, desde a obtenção da matéria-prima, seu transporte, a produção, e o transporte do produto acabado até finalmente a entrega do produto ao cliente.

Uma técnica que ajuda a atingir este objetivo é a centralização, esta técnica afeta toda a cadeia de distribuição. Quando se têm muitos canais distintos e se produz de forma específica para cada um deles, obrigando-se a manter um estoque específico para cada canal, aumentando o risco de sobre-estoque ou uma ruptura de estoque. Centralizando a demanda flutuante de vários canais, reduz-se a variabilidade.

Diferenciação

A diferenciação objetiva melhorar a qualidade do serviço logístico oferecido, obtendo vantagem sobre os concorrentes desta maneira.

Uma técnica para diferenciação é Aumentar seu campo de atuação montar um sistema logístico capaz de suprir todas suas estações de trabalho. Uma operação de transit point, pode aumentar sua presença territorial.

 Inovação

Obter através da logística um suporte para que se produza uma inovação.

Uma técnica comum é melhorar seu sistema de distribuição ou atendimento ao cliente, você tornar seu serviço de entrega a clientes um serviço de entrega expressa que entrega em no máximo 48 horas, usando isso como seu marketing. Essa inovação comercial depende muito de uma forte integração do fluxo físico e de informações e da automatização do centro de distribuição fornecido à organização pelo serviço de entrega.

Parceria

Utilizar a logística como modo de aliança ou recurso para a parceria

Operar com armazéns especializados (operadores logísticos) buscando operações de armazenagem e entregas compartilhadas e sincronizadas, possibilitando aplicação de just-in-time, associar-se à uma transportadora subsidiária à todas as solicitações feitas por empresas do segmento buscando expertise no atendimento de seu segmento

Expansão

Utilizar a logística como um suporte para obter sucesso nos planos de expansão da missão da organização

Se estivermos falando de uma empresa de grande porte que atua em território nacional ou internacional, podemos dizer que a expansão seria, estruturar um grande e forte sistema logístico, expandindo e controlando, suas operações em diversos territórios para utilizar a logística para como diferencial para conseguir novos clientes. Descentralizando a movimentação física de materiais.

Diversificação

Emprega o uso da sinergia logística

Uma técnica muito comum de diversificação é a indústria  automobilística, pois são verdadeiras projetistas de veículos ( criando mais combinações atrativas para os seus clientes) e montadoras (Convergindo tudo necessário para produzir o veículo solicitado pelo cliente com base just-in-time) utilizando a sua grande capacidade (comercial e logística) de mobilizar recursos (industriais e tecnológicos) de seus fornecedores.

A Logística Possibilitando Vantagem Competitiva

Ao ser corretamente entendida e aplicada, a logística permite desenvolver estratégias para a redução de custos e o aumento do nível de serviço ofertado ao cliente. Sendo assim é grande a importância a participação de um sistema logístico na obtenção de melhores posições de empresas em relação aos seus concorrentes no mercado, 

mas uma organização não pode centrar sua estratégia somente na logística, áreas como a tecnologia da informação e marketing, estão implicitamente se não explicitamente associadas a estratégia logística. Cabe aos gestores da empresa e da produção identificar a melhor combinação de estratégia e qual a vantagem competitiva desejam atingir, para obter sucesso no mercado.

Essa idéia pode ser reforçada ao se constatado em que alguns dos segmentos mais competitivos do mercado, O seu sucesso no mercado, depende de sua e melhoria contínua de seu gerenciamento de cadeia de suprimentos, tanto no transporte, na confiabilidade, na integridade, na pontualidade e na qualidade de seu produto, este é o objetivo final da estratégia logística

Como a logística pode ser um fator para a vantagem competitiva de uma empresa?

A logística oferece vantagens competitivas por meio do total controle sobre as etapas que compõem a cadeia de suprimentos, deixando o índice de perdas praticamente nulo. Com isto, a competitividade passa a ser resultante da redução de custos e da geração de valor para o cliente final.

Como a logística poderá ser um diferencial competitivo para as empresas?

Ou seja, a logística de distribuição é um grande diferencial competitivo. Quanto mais veloz e eficiente ela for, melhor a empresa pode se sair e se destacar no mercado. Isso se reflete no equilíbrio entre a satisfação de clientes, o setor financeiro e a área logística.

Qual a relação da logística com a competitividade da empresa?

A logística pode dar vantagem competitiva reduzindo custos e gerando valor para o cliente final através da oferta de serviços diferenciados, utilizando o conceito de cadeia de suprimentos, tecnologia da informação e ferramentas de gestão o Balanced Scorecard, para que haja um constante aperfeiçoamento do desempenho de ...

Como as empresas podem ganhar vantagens competitivas?

Os fatores que se combinam para criar uma vantagem competitiva são:.
Supply Chain;.
Qualidade do Produto;.
Precificação Estratégica;.
Valores e Posicionamento de Mercado;.
Atendimento e Experiência do Cliente;.
Inovação e investimento em novas tecnologias..