É necessário sistematização planejamento objetivos conteúdos metodologia e avaliação?

O Planejamento é a principal ferramenta de trabalho do professor. É o fio condutor da ação educativa. As concepções do planejamento são funcionalistas e dialéticas. A concepção funcionalista é a tradicional no ensino, sendo um instrumento de poder. A concepção dialética tem no planejamento a práxis que surge da realidade. Nele são congregados aspectos históricos, políticos, sociais e econômicos. Ao mesmo tempo consolida tarefas e saberes críticos, criativos, reflexivos, transformadores. Conceituando planejamento de acordo com Sacristán: “Planejar é dar tempo para pensar a prática, antes de realizá-la, esquematizando os elementos mais importantes numa seqüência de atividades”.
A LDBEN nº. 9394/96 prevê dimensões de planos para a área educacional que se repartem conforme sua abrangência, em: Plano Político Pedagógico, Plano de Ensino, Plano de aula.

O Plano Político pedagógico diz respeito aos pressupostos filosóficos, sociológicos e políticos que norteiam a instituição. Deve ser construído coletivamente, envolvendo todos do universo educativo: diretores, especialistas, professores, alunos e pais. Deve estimular o processo de autoconhecimento da realidade escolar, possibilitando o envolvimento de toda a comunidade na definição do Projeto Político Pedagógico – PPP e no Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE. O Plano Político pedagógico se caracteriza como trabalho coletivo, isto é, trabalho com e não trabalho para os envolvidos no processo educativo. O enfrentamento de saberes e práticas de todos os componentes do grupo acaba dando margem à instauração de um sistema de trocas que resulta na essência desse projeto e no seu caráter crítico-pedagógico.

No Planejamento de Ensino temos alguns elementos essenciais: conhecimento da realidade; dados de identificação; ementa; finalidade; conteúdos (o quê?), factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais; metodologia (como?); atividades discentes; cronograma; recursos (quais?); avaliação (para verificar se os objetivos estão sendo alcançados); bibliografia.

Quanto ao planejamento de uma disciplina devemos elaborar antes do início do ano letivo, organizar as ações, e esse plano deve ser flexível, permitindo adaptações ao longo do processo, possibilitando a co-participação dos alunos, permitindo organização seqüencial de decisões. O planejamento de uma disciplina busca eficiência, deve ser claro e realizável, é elemento de comunicação entre professor e coordenador, assim como entre professores e alunos, evita duplicação de programas e possibilita integração das disciplinas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na construção de um plano de aula devemos indicar o que fazer no dia-a-dia da sala de aula propondo o bom emprego do plano de ensino. Os elementos de um plano de aula são: tema/assunto; público-alvo; objetivo(s), cronograma; conteúdos; atividades/estratégias; recursos; avaliação; registro das atividades.

Na avaliação devemos considerar o processo, por isso a avaliação deverá ser: contínua, participativa, diagnóstica, investigativa, deve servir para retomar a prática pedagógica, reorientando-a se necessário, e propondo novas ações para o planejamento. A avaliação nada mais é do que uma reflexão para refazer a trajetória educativa , caso seja indispensável.

Quanto ao registro, devemos ao final de cada unidade de trabalho, anotar as ocorrências, episódios e situações, resultantes de observação coletiva com os alunos, com o intento de aperfeiçoar e aprimorar aspectos que tenham facilitado ou dificultado a desempenho do plano e o alcance dos objetivos.

Destacamos que, um profissional da educação não deve apenas ter conhecimentos sobre o seu trabalho, é fundamental que saiba mobilizar esses conhecimentos transformando-os em ação, pois toda sistematização teórica deverá ser articulada com o fazer e todo fazer deve ser articulado com a reflexão.

Para ser protagonista da ação de educar é necessário que os professores saibam como são produzidos os conhecimentos que ensina, que tenham conhecimentos básicos dos contextos e dos processos de investigação usados pelas diferentes ciências, para que não se tornem apenas multiplicadores de informações.É necessário ter conhecimento sobre a dimensão cultural, social, política e econômica da educação.

Ref:Revista do Projeto pedagógico UDEMO

Por Amélia Hamze 
Profª. da FEB/CETEC
ISEB/FISO
Colunista Brasil Escola

A sistematização da aprendizagem parte do princípio de sistematizar processos, que visam atingir os objetivos propostos de maneira organizada e estruturada, o que torna mais simples sua execução.

Sabemos que o processo de ensino e aprendizagem é complexo, pois cada aluno aprende de uma maneira e cada professor tem sua forma de ensinar. Assim, para ser um trabalho eficaz, é preciso adotar estratégias a fim de que todos assimilem os conteúdos apresentados.

No post de hoje, vamos entender o que é a sistematização da aprendizagem e qual a sua importância nesse processo. Confira!

O que é sistematização da aprendizagem?

A sistematização da aprendizagem refere-se a uma forma metodológica de elaborar o conhecimento, baseada na organização de dados e um em conjunto de práticas e conceitos que geram reflexão.

É um instrumento pedagógico que, além da organização de dados, envolve um conjunto de práticas que promovem práticas conscientes e a reelaboração do pensamento.

Sistematizar se sustenta na ideia de sistema, ou seja, é uma ordenação ou classificação de diferentes conhecimentos baseados em uma regra, ou parâmetro similar, para atingir um objetivo específico.

Ao formar um sistema organizado e classificado, é possível estabelecer uma relação entre os conhecimentos, conectar as partes que constituem um conceito e, assim, construir uma aprendizagem significativa.

Em outras palavras, a sistematização da aprendizagem pode ser entendida como o processo em que um conjunto de conhecimentos é relacionado em uma associação lógica e forma um todo harmônico.

Na prática, o conhecimento é organizado para formar uma ideia, e cada ideia reúne conhecimentos diversos que, em conjunto, concretizam a aprendizagem de um conceito, pois todo o caminho para o entendimento foi percorrido pela via da sistematização.

É necessário sistematização planejamento objetivos conteúdos metodologia e avaliação?

Qual a sua importância?

Na sistematização da aprendizagem, os alunos são convidados a reconstruir o conhecimento sobre os conteúdos, a refletir sobre o processo de construção de ideias pelo ordenamento lógico praticado, bem como a mensurar o que ainda precisam saber sobre determinado assunto.

Planejar por meio da sistematização é um processo de reflexão que orienta a tomada de decisão sobre a ação, estabelece a previsão de necessidades e busca meios e recursos para a concretização de objetivos, com prazos determinados e etapas definidas.

Essa sistematização é compartilhada com os alunos, o que incentiva o protagonismo dos estudantes, pois, uma vez que conhecem e participam ativamente do processo educativo, formam-se agentes transformadores da sociedade por meio do conhecimento.

Alguns benefícios da sistematização da aprendizagem são:

  • Oferece maior segurança ao professor: com as aulas planejadas, é possível controlar e solucionar mais facilmente os imprevistos, e ainda adaptar os conteúdos às necessidades de aprendizagem dos alunos.
  • Desperta o interesse do aluno no conteúdo: saber antecipadamente o que precisam aprender ao longo do ano letivo desperta a curiosidade dos alunos e os instiga a entrar em contato com o assunto antecipadamente.
  • Aumenta a participação dos alunos nas aulas: ao saber previamente o que será estudado, os estudantes podem contribuir com os conhecimentos prévios e estar preparados para tirar dúvidas e dar sugestões.
  • Melhora o desempenho dos alunos: conhecer os objetivos a serem alcançados motiva a realização das atividades e promove o comprometimento com o processo de aprendizagem.
  • Ajuda os alunos no planejamento: com todas as atividades previstas na sistematização, eles podem se programar para não faltar e compreender que aquela tarefa é uma etapa importante na construção do conhecimento.
  • Facilita a recuperação: quando o aluno se ausentar das aulas ele poderá recuperar o conteúdo mais facilmente, pois, com os assuntos previamente disponibilizados, é possível estudar em casa e tirar dúvidas depois, o que permite dar continuidade ao processo de aprendizagem sem grandes prejuízos.
  • Acompanhamento eficaz: a direção e a coordenação conseguem acompanhar o trabalho docente e verificar se corresponde ao projeto político-pedagógico.
  • Otimiza os recursos: saber antecipadamente o que será ensinado possibilita a aquisição dos materiais necessários, bem como melhorias na infraestrutura, se for o caso.

É necessário sistematização planejamento objetivos conteúdos metodologia e avaliação?

Como aplicar a sistematização da aprendizagem?

Para realizar a sistematização da aprendizagem é preciso um ensino estruturado, isto é, as aulas devem ser planejadas, organizadas de acordo com todas as etapas do trabalho escolar e disponibilizadas antecipadamente aos alunos.

O professor define os objetivos que pretende atingir, apresenta os conteúdos que serão desenvolvidos, indica os respectivos textos para a leitura antecipada, informa como serão trabalhados e como será a avaliação.

Desse modo, os alunos vão mais preparados para as aulas, o que facilita a aprendizagem, pois sabem como cada conteúdo será ensinado e como serão avaliados.

Algumas estratégias de desenvolvimento dos conteúdos de forma sistematizada são aulas expositivas, dinâmicas, debates, seminários, estudo dirigido, projetos, atividades, trabalho em grupo e estudo de caso.

As avaliações podem ser sistematizadas por diferentes métodos, como atividades de fixação, participação nas aulas, produção de redação, trabalhos, exames escritos ou orais e provas práticas.

Essa organização da aprendizagem permite aos alunos saber quais conhecimentos são necessários para apreender determinado assunto, ou seja, ao conhecer as partes que compõem o todo, o estudante passa a ter uma visão geral do que será aprendido e das etapas para a construção do conhecimento.

As aulas sistematizadas apresentam uma sequência lógica e estruturada dos conhecimentos que serão estudados, com todos os detalhes e objetivos do trabalho ao longo do ano letivo.

Os alunos passam a ter conhecimento de todos os procedimentos do ensino, o que precisam desenvolver (conhecimentos, competências e habilidades), os itens e subitens do conteúdo, os textos e materiais que serão utilizados, as atividades que precisarão ser realizadas e as avaliações.

Ensinar é orientar o aprendizado, portanto a sistematização é um direcionamento antecipado da aprendizagem para auxiliar o aluno a estruturar o conhecimento, com o caminho traçado para construir seu saber.

Para sistematizar é preciso planejamento, com a descrição das etapas de construção da aprendizagem em um documento que contenha:

  1. Os objetivos específicos a serem alcançados com cada conteúdo trabalhado;
  2. Os conteúdos conforme os componentes curriculares, seguindo uma linha cronológica do processo de aprendizagem;
  3. A metodologia e estratégias de ensino utilizadas para trabalhar cada conteúdo, bem como as fases de aprendizagem utilizadas para atingir os objetivos propostos;
  4. Os recursos necessários para cada metodologia e estratégia.

A sistematização da aprendizagem está diretamente relacionada ao plano de aula, que prevê as atividades e os conteúdos que serão trabalhados e orienta os objetivos a serem atingidos, além das formas de avaliação utilizadas.

É necessário sistematização planejamento objetivos conteúdos metodologia e avaliação?

Ela pode ajudar a tornar o plano de aula mais estruturado e organizado, otimizando o trabalho docente e a efetivação da aprendizagem dos alunos. O documento contém:

  • Práticas pedagógicas;
  • Planejamento do processo de ensino e aprendizagem;
  • Relação das metodologias a serem utilizadas;
  • Materiais e recursos necessários;
  • Cronograma das atividades que serão realizadas;
  • Objetivos e resultados esperados dos alunos;
  • Registro da evolução da turma;
  • Alinhamento às diretrizes nacionais e locais para a Educação Básica.

A sistematização da aprendizagem também auxilia no encaminhamento metodológico, essencial no processo educativo, que define o conjunto de princípios e recursos para chegar aos objetivos, a partir das seguintes ações:

  • Ter bem definido o objetivo a ser alcançado, ao trabalhar determinado objeto de conhecimento.
  • Antes de preparar as aulas, o professor deve saber quem e como são os alunos com os quais vai trabalhar.
  • Ter conhecimento de outros elementos que interferem diretamente em sala de aula, como indisciplina, afetividade e relações interpessoais.
  • Utilizar metodologia que tenha como pressuposto a concepção de aluno que a escola pretende formar.
  • Utilizar metodologias diferenciadas, pois a classe é heterogênea e nem todos aprendem da mesma maneira.

Exemplo de sistematização da aprendizagem

O documento da BNCC é um bom exemplo de sistematização da aprendizagem, ele descreve exatamente os conhecimentos que os alunos precisam adquirir para se apropriar dos conteúdos, bem como as habilidades e competências necessárias ao exercício da cidadania.

A base define os componentes curriculares e os conhecimentos, habilidades e competências específicas necessárias para construir a aprendizagem de cada conteúdo.

No componente curricular de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental Anos Iniciais, por exemplo, a sistematização da aprendizagem se apresenta da seguinte forma (BNCC, 2018, p. 94-95):

Práticas de linguagem

Em todos os campos de atuação, para aprender as práticas de linguagem, os alunos precisam aprender sobre leitura e escuta, tanto compartilhada quanto autônoma.

Objetos de conhecimento

Para aprender determinado conteúdo, os alunos precisam compreender reconstrução das condições de produção e recepção de textos e estratégia de leitura.

Habilidades

Define as habilidades necessárias para atingir os objetivos de desenvolvimento, descritas detalhadamente para guiar o processo de aprendizagem:

  • Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam;
  • Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas;
  • Localizar informações explícitas em textos;
  • Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

A sistematização da aprendizagem define em detalhes o caminho que os alunos precisam percorrer para construir o conhecimento, com cada tópico que compõe o conteúdo e o necessário a ser aprendido sobre o tema em ordem lógica.

É necessário sistematização planejamento objetivos conteúdos metodologia e avaliação?

___________________________________________________________________

Quer saber como o SAE Digital pode ajudar a sua escola? Fale com um de nossos assessores e saiba mais!

Assine nossa newsletter e acompanhe o blog para não perder nenhum post. Visite também nossas redes sociais e confira conteúdos exclusivos.


É correto afirmar que para a prática pedagógica seja efetiva é necessário selecione uma alternativa?

Alternativa correta: e) Sistematização, planejamento, objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação.

Qual é o objeto de estudo da didática?

A Didática é o principal ramo de estudo da pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos.

Qual é o conceito de didática e o seu objetivo?

Didática consiste na análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser utilizados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. A didática faz parte da ciência pedagógica, sendo responsável por estudar os processos de aprendizagem e ensino.

O que vem a ser a didática?

1.1 CONCEITO DE DIDÁTICA Podemos conceituar Didática sob duas perspectivas: como um saber, um ramo do conhecimento e, portanto, uma ciência com seu próprio objeto, e como uma disciplina dos cursos de formação de professores. Ela é uma disciplina integradora que faz a ligação entre a teoria e a prática.