Ministério da cidadania auxílio emergencial bloqueado

A Caixa Econômica Federal já está pagando a parcela de abril do Auxílio Brasil. O valor do benefício está caindo na conta de milhões de brasileiros desde o dia 14 deste mês, quando foi anunciado pela Caixa, até o dia 29, seguindo a ordem do final do Número de Inscrição Social (NIS).

No entanto, algumas famílias estão tendo o benefício bloqueado. Isso pode acontecer principalmente quando o cadastro no CadÚnico (Cadastro Único) está desatualizado e/ou há informações inconsistentes.

Relacionadas

Ministério da cidadania auxílio emergencial bloqueado

Governo articula plano para barrar aumento do Auxílio Brasil na Câmara

Ministério da cidadania auxílio emergencial bloqueado

Relator de MP orienta rejeição a emendas que elevam Auxílio Brasil a R$ 600

Ministério da cidadania auxílio emergencial bloqueado

Novo vale-gás de R$ 51 é pago a famílias de baixa renda; veja quem recebe

Veja abaixo como descobrir e, se você se encaixar nesta situação e confira o que fazer.

Como descobrir se Auxílio Brasil foi bloqueado?

Para descobrir se você foi bloqueado no Auxílio Brasil é simples. Basta acessar o app Caixa Tem ou o aplicativo do programa e consultar se o benefício está bloqueado. Você também pode saber sua situação presencialmente no setor do CadÚnico da sua cidade e por telefone.

Antes de prosseguir, certifique-se de que o dia de seu pagamento já passou. Caso contrário, aguarde a sua vez. Eis o calendário do mês de abril:

  • NIS final 1: 14 de abril de 2022;
  • NIS final 2: 18 de abril de 2022;
  • NIS final 3: 19 de abril de 2022;
  • NIS final 4: 20 de abril de 2022;
  • NIS final 5: 22 de abril de 2022;
  • NIS final 6: 25 de abril de 2022;
  • NIS final 7: 26 de abril de 2022;
  • NIS final 8: 27 de abril de 2022;
  • NIS final 9: 28 de abril de 2022;
  • NIS final 0: 29 de abril de 2022.

O que fazer se Auxílio Brasil estiver bloqueado?

O Responsável Familiar deve contestar a suspensão dos depósitos, comprovando que todos ainda estão dentro dos critérios exigidos para o benefício.

Para isso, é preciso ir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do seu município levando:

  • CPF ou Título de Eleitor (apenas do RF);
  • Documento de identificação (de cada membro da família);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de matrícula de crianças e adolescentes (se houver).

O pedido para voltar ao programa será analisado pelo coordenador do mesmo que terá um prazo de até 30 dias para te dar uma resposta.

Será feito uma revisão cadastral para verificar se os dados do CadÚnico estão atualizados, além de poder ser feita uma análise para confirmar se as informações do cadastro são consistentes com outras bases de dados, e uma revisão de elegibilidade para saber se a família segue os critérios do programa.

Como voltar para o Auxílio Brasil?

Caso tenha sido bloqueado, não há uma maneira de pedir para ser aprovado novamente no programa. Dessa forma, você precisa regularizar os dados do CadÚnico (vide item acima) e aguardar pela nova triagem do governo que acontece todos os meses antes da concessão do salário.

Para verificar se você foi aceito novamente, basta acessar o aplicativo e entrar com seu CPF e senha. Na tela inicial, toque na opção "Consulta de valores" e veja se há pagamentos a serem depositados.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o Auxílio Brasil, você pode ligar para o número 121 do Ministério da Cidadania ou para 111, o Canal de Atendimento ao Cidadão da Caixa.

Auxílio Brasil não caiu na data certa?

Em caso de o benefício estar liberado na consulta, mas não ter caído na conta é recomendado que o responsável da família entre em contato com a central de atendimento do governo pelo telefone 121.

Informamos que este não é o canal institucional formal para registro de reclamações junto ao Ministério da Cidadania MCID.

Gostaríamos de informar que o MCID possui uma Ouvidoria-Geral, unidade que é a responsável por tratar manifestações como a sua, referentes aos programas e ações sociais nas áreas de transferência de renda, segurança alimentar e nutricional, de assistência social e esporte.

Por meio da Ouvidoria-Geral do MCID, o (a) senhor (a) pode encaminhar dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e denúncias sobre o Auxílio Emergencial.

Caso a sua situação não tenha sido resolvida, orientamos que entre em contato com a Ouvidoria do MC, pelos seguintes canais de atendimento:

Atendimento Presencial ou por Carta:

Ministério da Cidadania - MC
Endereço: SMAS Setor de Múltiplas Atividades Sul - Trecho 03, Lote 01,
Edifício The Union, Térreo, Sala T 10, CEP: 70610-051, Brasília/DF ao lado
da Leroy Merlin (próximo à estação do metrô do Parkshopping)
Horário de atendimento: das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

IMPORTANTE: Devido à necessidade de restrição ao atendimento presencial, que se alinham ao dever de adotar medidas que visem a proteção, a saúde e a segurança dos cidadãos, informamos que o atendimento da Ouvidoria se dará, durante o período de pandemia, por meio do telefone (121) ou pelo sistema de atendimento online (Fala.BR)

O que fazer quando o auxílio emergencial é bloqueado pelo ministério?

O que fazer quando o Auxilio Brasil está bloqueado? É possível atualizar os dados pelo aplicativo Auxilio Brasil e depois comparecer em um posto do CRAS com a documentação para comprovação dos dados. Mas também é possível ir diretamente ao CRAS e realizar a atualização.

Porque o auxílio emergencial foi bloqueado pelo ministério?

O principal motivo que leva ao bloqueio do pagamento do Auxílio Brasil é o cadastro desatualizado da família no Cadúnico . A inscrição na base de dados do governo federal é fundamental para ter acesso ao novo programa, mas só ela não basta.

Quem teve o Auxílio Brasil bloqueado vai voltar a receber?

10/11/2022 - 15h50min Com o fim do prazo para recadastramento no Auxílio Brasil, nesta sexta-feira (11), as famílias beneficiadas pelo programa federal que estão com o repasse bloqueado por inconsistência no cadastro e não fizeram a atualização de dados, terão os benefícios cancelados.

Como desbloquear o auxílio emergencial bloqueado?

Por que meu Auxílio Brasil foi bloqueado? Dados desatualizados são o principal motivo que leva ao bloqueio do benefício. Sendo assim, é preciso comparecer ao CRAS com os documentos listados acima para atualizar os dados junto ao CadÚnico. Os dados precisam ser atualizados anualmente.