Quais os pontos positivos e negativos da globalização para o mercado de trabalho?

Os principais aspectos negativos da globalização são: desemprego, crises mundiais, especulação financeira e problemas cambiais.


Quais os pontos positivos e negativos da globalização para o mercado de trabalho?

Fila de desempregados na Espanha

Principais aspectos negativos da globalização

- Um dos principais aspectos negativos da globalização é a forte contaminação de vários países em caso de crise econômica em um país ou bloco econômico de grande importância. O exemplo mais claro desta situação é a crise econômica de 2008 ocorrida nos Estados Unidos. Rapidamente ela se espalhou pelos quatro cantos do mundo, gerando desemprego, falta de crédito nos mercados, queda abrupta em bolsas de valores, falências de empresas, diminuição de investimentos e muita desconfiança. O mesmo aconteceu em 2011 com a crise econômica na Europa.

- A globalização favorece a transferência de empresas e empregos. Países que oferecerem boas condições (mão de obra barata e qualificada, baixa carga de impostos, matéria-prima barata, etc.) para costumam atrair empresas que saem de países onde o custo de produção é alto. Este fato acaba ocasionando desemprego, principalmente, nos países mais desenvolvidos. Um bom exemplo é o que está ocorrendo na Europa desde o início do século XX. Muitas empresas transferiram suas bases de produção para países como China, Índia, Cingapura, Taiwan, Malásia, etc.

- A globalização pode provocar distorções cambiais, principalmente alta valorização de moedas locais de países em desenvolvimento. Quando os Estados Unidos colocam no mercado uma grande quantidade de dólar, por exemplo, grande parcela deste volume acaba em países emergentes, valorizando a moeda local. Este fato acaba favorecendo as importações e desfavorecendo as exportações das empresas destes países emergentes. O Brasil, por exemplo, tem sofrido com a alta valorização do Real nos últimos anos, desde que os bancos centrais dos Estados Unidos e da Europa despejaram no mercado elevadíssimos volumes de moedas.

- Facilidade de especulações financeiras, causando problemas para as finanças, principalmente dos países em desenvolvimento. Como na globalização os mercados dos países estão interligados, bilhões de dólares podem entrar ou sair de um país em questão de segundos. Este capital especulativo acaba prejudicando muito a economia dos países que não conseguem controlar este fluxo de capitais.

Quais os pontos positivos e negativos da globalização para o mercado de trabalho?

Distorções cambiais (exemplo: alta elevada do dólar) pode ser uma das consequências negativas da globalização para as economias dos países emergentes.


Última revisão: 14/10/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:

Aspectos negativos da Globalização Temas Relacionados
  • • Aspectos positivos da Globalização
  • • Blocos Econômicos
  • • Desglobalização
  • • Empresas Multinacionais
  • • O Brasil na Globalização
Bibliografia Indicada

Globalização - as consequências humanas

Autor: Bauman, Zygmunt

Editora: Zahar


A globalização cria oportunidades de emprego, mas pode também resultar na perda de postos de trabalho. Gerir a globalização para tirar o máximo partido é uma prioridade para a União Europeia (UE), tal como construir uma Europa social que ajude os trabalhadores despedidos a encontrar novos empregos.


A globalização cria oportunidades de emprego na Europa

O número de postos de trabalho apoiados direta ou indiretamente pelas exportações da UE para fora da União está em constante crescimento. Aumentou de 21,7 milhões de postos de trabalho em 2000 para 36 milhões em 2017. Cada mil milhões de euros de exportações da UE apoiam, em média, cerca de 13 000 postos de trabalho.

As oportunidades de emprego não se limitam às empresas exportadoras, mas estendem-se às empresas que lhes fornecem bens e serviços.

As exportações de Portugal para países fora da UE apoiam 578 mil postos de trabalho em Portugal. Outros 89 mil portugueses têm empregos ligados às exportações de outros países da UE para países fora da UE. Isto significa que 14% dos postos de trabalho em Portugal dependem das exportações da UE. As exportações de Portugal para países fora da UE também apoiam cerca de 63 mil postos de trabalho no resto da UE.

A percentagem de trabalhadores altamente qualificados em empregos relacionados com a exportação está a aumentar e os empregos relacionados com a exportação são, em média, 12% mais bem pagos do que outros empregos.

Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização (FEG)

Este fundo de solidariedade de emergência cofinancia as políticas laborais para reempregar trabalhadores ou criar empresas. Os projetos financiados pelo FEG implicam educação e formação, orientação profissional, ajuda na procura de emprego, tutoria e criação de empresas.

Em 2009 o fundo foi alargado para cobrir as perdas de postos de trabalho resultantes de importantes mudanças estruturais desencadeadas pela crise económica e financeira.

Em abril de 2021, os eurodeputados concordaram em atualizar as regras de modo a que o fundo possa ser usado para ajudar ainda mais trabalhadores europeus.

O fundo pode ser utilizado:

1) quando mais de 200 trabalhadores foram despedidos por uma única empresa e pelos seus fornecedores;

2) quando um grande número de trabalhadores perde o emprego num sector específico numa ou mais regiões vizinhas;

3) para solicitar um investimento único de 22 000 euros para iniciar o seu próprio negócio ou para aquisições de empregados;

4) para beneficiar de medidas especiais, como um subsídio de guarda de crianças ao qual as pessoas que prestam assistência a crianças poderão ter acesso quando participam em ações de formação ou procuram emprego.

Mais informações sobre a globalização e a UE:

o Globalização: como a política comercial da UE ajuda a promover os direitos humanos

o A posição da UE no comércio mundial (infografia)

o Explicação da política comercial internacional da UE

o Factos: os benefícios da globalização económica na Europa


Quais são as consequências positivas e negativas da globalização no mercado de trabalho?

Aumenta a exploração dos trabalhadores em países em desenvolvimento; A globalização permite o livre fluxo de capitais, mas não de pessoas; Aumenta a poluição; Promove homogeneização cultural.

Quais os efeitos negativos da globalização no mercado de trabalho?

Pontos negativos da globalização: Monopólio das grandes empresas; Redução de salários; Aumento do desemprego; Crises econômicas globais.

Quais os pontos positivos e negativos da globalização?

A Globalização fez surgir a Geração Y, a primeira que está vivendo num mundo hiper conectado e com menos barreiras comerciais e culturais. Como ponto negativo é preciso afirmar que a maior parcela do dinheiro fica entre os países mais desenvolvidos.

Quais os pontos positivos e negativos?

Pontos positivos, ou pontos fortes, são as principais qualidades de uma pessoa. Ou seja, os pontos fortes são tudo aquilo que alguém faz bem, que a destaca da maioria e que, por consequência, faz com que ela tenha um desempenho acima da média em determinadas atividades.