O que as empresas podem fazer para minimizar o estresse no ambiente de trabalho e fomentar a saúde mental de seus colaboradores mencione uma prática inovadora?

Nunca como antes, a saúde mental passou a ser um dos assuntos mais debatidos entre empresas de todos os tamanhos e segmentos. Hoje, pode-se observar um movimento cada vez maior das empresas que tem como foco manter o bem-estar e a saúde mental dos funcionários.

Mas, por que isso tem acontecido? Pressão em cumprir prazos, cobranças excessivas, metas a serem batidas, alta competitividade e outros fatores são coisas completamente normais na rotina de qualquer funcionário. Entretanto, quando de forma exacerbada, este tipo de situação pode causar danos reais à saúde dos funcionários.

Não à toa, recentemente a Síndrome de Burnout passou a ser considerada uma espécie de distúrbio emocional, relacionado ao esgotamento profissional e às situações de trabalho extremamente desgastantes.

Além de causar prejuízos à saúde dos funcionários, os problemas relacionados à saúde mental também influenciam a produtividade e lucratividade da empresa. Portanto, saber como manter a saúde mental dos funcionários em meio ao estresse no trabalho, não apenas é benéfico para ele, como também proporciona benefícios valiosos para a empresa.

Vamos então, falar sobre como manter a saúde mental dos funcionários e nos aprofundar sobre as vantagens que um ambiente de trabalho mentalmente seguro e salutar pode proporcionar para funcionário e empresário.

Relação entre saúde mental dos funcionários e seus desempenhos das funções

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que manter a saúde mental dos funcionários em dia é tão importante, quanto manter a saúde física. Isso pode ser facilmente comprovado ao observar o desempenho das atividades laborais dos funcionários.

Normalmente, quando acometido por uma enfermidade física como uma gripe ou pneumonia, por exemplo, o funcionário não consegue desempenhar direito suas funções ou até mesmo não pode trabalhar em decorrência das impossibilidades físicas decorrentes dos sintomas sentidos.

Isso também ocorre quando o funcionário apresenta algum problema com a sua saúde mental. Neste sentido, pacientes com doenças que abalam diretamente seu psicológico tendem a ter uma performance profissional muito inferior quando comparados a outros profissionais, podendo inclusive, ser incapaz de desempenhar as atividades laborais.

Desta forma, ter um olhar mais atento e visar ações que promovam tanto a saúde física como a saúde mental dos funcionários, trata-se de um investimento de mão dupla, onde ambos saem privilegiados: funcionários ganham bem-estar e qualidade de vida e empresa, mais produtividade e consequentemente, maior lucratividade.

Leia também: Exame admissional e demissional: conheça a importância

Como proporcionar saúde mental no trabalho?

O que as empresas podem fazer para minimizar o estresse no ambiente de trabalho e fomentar a saúde mental de seus colaboradores mencione uma prática inovadora?
Como manter a saúde mental dos funcionários em meio ao estresse no trabalho?

Existem muitas formas de promover a saúde mental no ambiente de trabalho. Na maioria dos casos, fomentar bons hábitos dentro e fora da empresa, já é um ótimo começo para colher bons resultados. Acompanhe a seguir algumas formas de aplicar na prática este cuidado tão importante.

  1. Ofereça benefícios que contemplem a saúde do colaborador como um todo

Atualmente, fornecer apenas um plano de saúde aos funcionários já não é mais o suficiente.

Apesar de seguir sendo importante e fundamental, além do plano de saúde convencional, oferecer outros benefícios que contemplem a saúde como um todo é uma ótima forma de melhorar a qualidade de vida dos funcionários e colaboradores.

Algumas empresas inclusive, possuem parcerias com academias e outros lugares de lazer, disponibilizando aos seus funcionários condições especiais para praticar esportes e ter um momento de distração fora do horário de trabalho.

Também é válido promover ações que estimulem a consulta com um psicólogo ou ainda, caso seja possível, disponibilizar estes profissionais, facilitando assim, o acesso dos funcionários.

  1. Estimule atividades físicas

Por mais que possa parecer estranho em um primeiro momento, promover a prática de atividade física para manter a saúde mental dos funcionários em meio ao estresse do trabalho, saiba que essa recomendação tem uma grande razão: a liberação de endorfina!

A endorfina é conhecida como o hormônio do bem-estar, isso porque, ela é capaz de causar a sensação de relaxamento e satisfação. Este hormônio, é liberado especialmente, durante a prática de atividade física.

Não à toa, uma das recomendações médicas para pacientes diagnosticados com depressão, ansiedade e outros transtornos mentais é justamente a atividade física. Além disso, ela também é uma excelente forma de diminuir o estresse após um dia longo e cansativo de trabalho.

  1. Expanda os canais de comunicação interna

Abrir as portas para que cada funcionário se sinta ouvido é muito importante. Todos precisam sentir-se à vontade no seu ambiente de trabalho, entender que a sua posição e contribuição é importante para o funcionamento pleno da empresa e sentir-se de fato como uma engrenagem importante de todo o sistema.

Isso não apenas é importante para manter a empresa a par de tudo o que acontece durante o expediente, como demonstra o interesse e o cuidado com cada um dos funcionários, prezando principalmente, pelo bem-estar de todos.

Dito isso, deixar explícito que não há barreiras para a comunicação e que todos são livres para falar sobre como se sentem diante do que ocorre no dia-a-dia promove um ambiente agradável de se conviver e consequentemente, contribui para a saúde mental de todos.

  1. Promova um ambiente harmonioso e evite sobrecarregar os funcionários

Qualquer pessoa que trabalhe em um ambiente hostil e pesado, termina o dia com o seu psicológico abalado de alguma forma. A irritabilidade, o estresse e o descontentamento são alguns dos sentimentos experimentados.

Isso pode ocorrer por inúmeros motivos e, quando exacerbados e frequentes, resultam em danos à saúde do colaborador e expõe a empresa ao risco de sofrer com processos e indenizações.

Para evitar este tipo de problema, garanta um ambiente psicologicamente seguro para todos os seus funcionários, bem como um ambiente limpo e arejado com boas condições de trabalho.

Além disso, evite sobrecarregar os funcionários com tarefas e metas que ultrapassem seus limites de produtividade.

  1. Estabeleça metas alcançáveis e reconheça os esforços dos seus colaboradores

Quando for estabelecer as metas para os seus colaboradores, atente-se a definir metas que sejam possíveis de serem alcançadas e lembre-se sempre de reconhecer os seus esforços.

Elogio e reconhecimento, além de fazerem bem para a moral de qualquer pessoa, incentiva o funcionário a ir cada vez mais longe, a ter melhores performances e a se sentir como um braço forte da organização, o que por consequência, acaba também refletindo em sua saúde mental.

  1. Promova campanhas de conscientização

Ainda que se lute muito para combater o estresse diário, há de se convir que nenhuma empresa estará completamente isenta de se ter um colaborador com algum problema de saúde mental.

Por isso, criar, participar e divulgar campanhas de conscientização tanto sobre a prevenção quanto sobre os cuidados que uma doença mental costuma requerer é de suma importância para manter um ambiente laboral com condições que promovam a manutenção da saúde mental dos funcionários.

Vantagens de cuidar da saúde mental da sua equipe

Além das questões óbvias relacionadas ao estímulo e a manutenção do autocuidado que estão diretamente ligadas a uma questão social e moral da empresa, investir no apoio psicológico para os funcionários traz também uma série de retornos financeiros.

Apoiar as causas relacionadas à saúde mental e cuidar da sua equipe proporciona um melhor convívio entre colegas de trabalho, o que resulta em um ambiente mais leve e satisfatório, chegando, por fim, a um menor índice de absenteísmo, ao aumento da produtividade e por consequência da lucratividade.

Portanto, investir em ações e atitudes que promovam manter a saúde mental dos funcionários em meio ao estresse no trabalho não tem absolutamente nenhum ponto negativo. Muito pelo contrário: sua empresa só tende a crescer!

E para se aprofundar ainda mais em nossos conteúdos nos siga no instagram teclando aqui.

O que as empresas podem fazer para minimizar o estresse no ambiente de trabalho e fomentar a saúde mental de seus colaboradores?

Além do desgaste natural da rotina de trabalho, por diversas vezes nos deparamos com situações que nos fogem do controle..
Crie uma agenda equilibrada. ... .
Melhore a comunicação. ... .
Realize pesquisas de clima organizacional. ... .
Incentive a prática de meditação para diminuir o estresse no ambiente de trabalho..

O que as empresas podem fazer para minimizar as situações de estresse no trabalho?

10 dicas para reduzir o estresse no trabalho.
Proporcione um bom ambiente de trabalho. ... .
Mantenha uma agenda equilibrada. ... .
Incentive comportamentos saudáveis. ... .
Melhore a comunicação. ... .
Proponha um ambiente colaborativo. ... .
Proporcione momentos de descontração. ... .
Valorize os profissionais. ... .
Ofereça um ambiente de trabalho flexível..

O que as empresas podem fazer para melhorar a saúde mental no ambiente de trabalho?

Uma das formas de cuidar da saúde mental no trabalho é realizar eventos voltados para esse fim. Você pode contratar serviços que ajudem os seus colaboradores a aumentar o seu bem-estar e diminuir o estresse. Um bom exemplo são aulas de yoga e alongamento. Algumas empresas contam com esses serviços de forma rotineira.

Como a empresa pode ajudar os funcionários a cuidarem da saúde mental?

Dê acompanhamento psicológico Ter um psicólogo a disposição dos funcionários é uma das melhores opções para a empresa que deseja cuidar da saúde mental de seus colaboradores. Esse profissional irá ajudar a avaliar o comportamento e identificar possíveis transtornos mentais que precisarão de tratamento especializado.