Por que a cafeicultura foi importante para o crescimento das indústrias?

Por que a cafeicultura foi importante para o crescimento das indústrias?
O estudo analisa a história do café entre os anos de 1940 até a década de 70 (Imagem: Reprodução)

Fundada em dezembro de 1934, a cidade de Londrina teve um rápido crescimento populacional, obtendo cerca de 231 mil habitantes na década de 70. Em meio a esse rápido crescimento, o estudo de Leonardo Antônio Santin Gardenal conduzido na Faculdade de Economia e Administração (FEA-USP) percebeu que a cultura cafeeira teve influência para a região, tanto no desenvolvimento de outras atividades econômicas quanto na atração de mão de obra.

Atualmente a região norte do Paraná possui grandes cidades, uma estrutura social consolidada e famílias tradicionais. O café tem grande influência na origem disso e o estudo é de extrema importância para a compreensão do momento atual.

“As cidades surgiram no âmbito do café, então a principal atividade era a cafeeira. Mas, isso implica em um conjunto de atividades urbanas que se tornaram demandas na região, que supriam a mais imediata demanda de toda a população que migrou para o norte do estado” afirma Leonardo Gardenal.

A partir da análise da historiografia tradicional, o estudo reconstitui as principais atividades econômicas.  Para finalizar a construção quantitativa do trabalho, foi feita a análise de diversos documentos da Codepar (Companhia de desenvolvimento do Paraná), do arquivo de São Paulo e do Arquivo do Paraná.

De acordo com a literatura tradicional, o estado do Paraná se dedicava unicamente ao cultivo de café. O objetivo do estudo era desmitificar isso, apresentar as outras atividades presentes, trabalho que já havia sido iniciado pelo pesquisador na faculdade de Maringá, durante a iniciação científica e monografia.

Um dos motivos para a decadência do café paranaense foi a Geada de 1975 (Imagem: Reprodução/A.Kaiser)

A instalação do café no norte do Paraná

O solo fértil e clima propício não são os únicos fatores para o crescimento da atividade. A região de Londrina estava composta por pequenas propriedades, que dividiram a mão de obra em trabalho familiar e pequeno sitiantes.

De acordo com Leonardo Gardenal, a crise de 1929 readequou a estrutura da cultura cafeeira, e assim, os latifúndios não eram ideias para a produção.

A presença de companhias colonizadoras também foi importante para o estabelecimento do café na região, que promoveram a efetiva garantia de posse da terra que facilitaram o acesso aos compradores.

“As companhias trouxeram benefícios à região através de demarcações mais precisas, a partir da abertura de rodovias e pela extensão de redes rodoviária, fatores que são fundamentais para o escoamento da produção cafeeira” complementa.

A influência do café para a indústria

“Eu chego a conclusão que o café foi assim importante para promover a atividades industriais na região norte do Paraná. Mas o que mais me surpreendeu, é que o café guarda pouca evidência de uma relação enquanto contribuição para formação de capital” evidência.

Diferentemente da região de São Paulo, o capital gerado pela atividade do café no Paraná não migrou para as atividades industriais, ele apenas serviu para influenciar o consumo de bens e para promover essas atividades.

Na década de 50 o Brasil vivia um bust desenvolvimentista como tentativa de superar o subdesenvolvimento que causou aumento de atividades industriais em todo o País. De acordo com Leonardo Gardenal, houve um aumento de atividades industriais no Paraná durante os anos 60, principalmente por conta dessa mudança de pensamento.

O pesquisador também afirma que é a partir do declínio do café na região que se torna perceptível a influência que o grão possuía nas atividades industriais.

“É possível se observar que em fins da década de 60, já influenciada além crise do café, pela defesa do setor industrial, que houve uma redução da população dos municípios menores de Londrina e, também, uma redução das atividades industriais, o que leva a crer que embora houvesse atividades industriais elas gravitavam e estavam determinadas pela economia cafeeira”  conclui.

Por que a cafeicultura foi importante para o crescimento das indústrias?

Qual a relação da cafeicultura com a industrialização brasileira?

a cafeicultura deu bons resultados na balança comercial do Brasil, porém quando ocorreu a crise do café a exportação passou a ser diminuída, mais os livros gerados no período da economia em alta do café foram estocados no banco e foi usado para investimentos na industrialização do Brasil, foi dessa forma que tivemos ...

Qual a relação entre a urbanização ea industrialização no Brasil?

A relação entre industrialização e urbanização encontra-se no fato de que é o processo industrial que dinamiza as sociedades e atua no sentido de modernizá-las, embora esse não seja o único fator responsável por isso. ... Essa mecanização é intensificada pelas inovações técnicas produzidas pela industrialização.

Como ficou a economia brasileira com a produção do café?

A produção de café no Brasil para a safra de 2020 superou as expectativas e alcançou um crescimento de 25% no volume, em relação à safra do ano passado. O valor estimado está na casa dos 61,62 milhões de sacas de 60kg.

Qual a relação entre o café e a modernização do país?

A modernização nos processos do café regeram a industrialização. A industria brasileira surgiu por causa que os produtos estrangeiros eram muito caros e os produtores de café quiseram embaratear os preços e quiseram modernizar o café brasileiro para lucrarem mais.

Qual a relação do café e da indústria?

Ao aumentar a renda da população e a demanda de produtos de consumo não duráveis, a política de valorização do café também contribuiu para a expansão da atividade industrial. ... Estima-se que a produção industrial brasileira cresceu a uma taxa anual de 8,5% durante os anos de conflito.

Qual a relação entre os industriais e os cafeicultores divergentes ou complementares Justifique sua resposta?

Divergentes ou complementares? Justifique sua resposta. Complementares, já que os industriais e cafeicultores eram os mesmos. Os estrangeiros investiram na indústria brasileira, o que contribuiu com seu crescimento.

Qual a relação entre população e urbanização?

Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento da população urbana é superior ao crescimento da população rural. Somente na segunda metade do século 20, o Brasil tornou-se um país urbano, ou seja, mais de 50% de sua população passou a residir nas cidades.

Qual a produção de café no Brasil?

A produção dos Cafés do Brasil está estimada em aproximadamente 46,72 milhões de sacas de 60kg para o ano de 2021. ... O estado de Minas Gerais será a unidade federativa com maior produção de café arábica, com safra estimada em 20,66 milhões de sacas, o que representa 66% da produção total da espécie no País.

Quais foram os benefícios para a sociedade e para a economia trazidos pelo desenvolvimento da economia do café explique sua resposta?

Ao mesmo tempo, o grande acúmulo de capitais obtido com a venda do café possibilitou o investimento em infra-estrutura (estradas, ferrovias...) e o nascimento de novos setores de investimento econômico no comércio e nas indústrias. Nesse sentido, o café contribuiu para o processo de urbanização do Brasil.

Qual a origem da urbanização brasileira?

  • As raízes da urbanização brasileira são decorrentes da história, os primeiros centros urbanos surgiram no século XVI, ao longo do litoral em razão da produção do açúcar, nos séculos XVII e XVIII, a descoberta de ouro fez surgir vários núcleos urbanos e no século XIX a produção de café foi importante no processo de urbanização, ...

Qual a consequência do processo de urbanização no Brasil?

  • O rápido e desordenado processo de urbanização ocorrido no Brasil irá trazer uma série de consequências, e em sua maior parte negativas. A falta de planejamento urbano e de uma política econômica menos concentradora irá contribuir para a ocorrência dos seguintes problemas:

Quais são as leis que regem a cafeicultura?

  • São leis que respeitam a biodiversidade e os trabalhadores envolvidos na cafeicultura, com rigorosa restrição a qualquer tipo de trabalho análogo à escravidão ou infantil. Os produtores brasileiros preservam florestas e fauna nativa, controlam a erosão e protegem as fontes de água.

Qual a região mais urbanizada do Brasil?

  • As cidades da região Sudeste do Brasil foram as que mais receberam migrantes oriundos do campo (êxodo rural) e também de outras regiões do país (migrações regionais), fato que se deu de forma mais acentuada na década de 1970 e nos anos posteriores. Assim, o Sudeste consolidou-se como a região mais urbanizada do país.

Porque a cafeicultura foi importante para o crescimento?

A produção cafeeira tornou-se o carro-chefe da economia nacional e impulsionou a estruturação econômica, política e social do estado de São Paulo, com o desenvolvimento da malha ferroviária, melhoramento de portos, configuração do comércio regional e proporcionando acúmulo de capitais.

Porque a cafeicultura foi importante para o crescimento das indústrias na região?

A cafeicultura favoreceu o desenvolvimento da indústria. Os fazendeiros exportavam o café e ACUMULAVAM dinheiro. Não havia mais escravos. Os trabalhadores recebiam salário .

Por que se diz que a cafeicultura favoreceu a instalação de industrias no Brasil?

O café se torna um dos protagonistas da industrialização brasileira por duas razões: o primeiro fator foi que com a ampliação da produção cafeeira para o interior paulista e fluminense, houve necessidade de se investir na construção de ferrovias para facilitar seu transporte para as zonas portuárias afim de ...

Qual foi a importância do ciclo do café no processo de industrialização brasileiro?

Resposta:Graças ao ciclo do café foi implantada no Brasil, sobretudo em são Paulo, uma grande infra-estrutura, para o desenvolvimento de um parque industrial, dentre os quais: capital, mão-de-obra, ampliação do mercado consumidor, energia e rede de transportes.