Por que é importante respeitar a diversidade cultural?

Pensando nisso, no texto de hoje resolvemos mostrar como a diversidade está presente em nosso dia a dia e como deve ser trabalhada.

Você já parou para pensar em como a diversidade faz parte da sociedade — seja ela cultural, social, etc? Que tal refletir um pouco sobre isso?

Convivendo com a diversidade, é possível mudar e transformar o mudo. Saiba mais:

Entendendo a importância da reflexão sobre diversidade

Sempre falamos que é preciso respeitar o outro, independente de qualquer coisa. Entretanto, poucas vezes há uma reflexão ou diálogo sobre a origem das discriminações e o porquê de termos que nos educar a respeitar o próximo. Isso não deveria ser uma noção a priori?

É preciso entender que a diversidade é uma construção social. Isso significa que as distinções não existem em si mesmas; somos nós, enquanto sociedade, que construímos parâmetros do que é feio, belo, estranho e correto, entre outros.

Também é necessário compreender que existem diferenças de todo tipo: de raça, gênero, sexualidade, religião, valores, ritmos de aprendizagem, configurações familiares, etc. E todas estão interligadas.

Por exemplo, o preconceito racial em relação aos negros está acompanhado da discriminação estética (achar feio os traços típicos da raça, como lábios e narizes mais grossos), da religiosa (estranhamento com as religiões de matriz africana) e da cultural (não incluindo a história deles nos livros didáticos, por exemplo).

Essa reflexão é fundamental, pois ajuda a entender que é a sociedade que institui padrões e, portanto, pode agir sobre os mecanismos para mudar essa realidade. Mas como fazer isso? É o que veremos no próximo tópico!

Compreendendo a inclusão

O ponto-chave da discussão sobre diversidade é a atuação sobre os mecanismos sociais que transformam as diferenças em desigualdades. Entendê-los é fundamental para estabelecer novas práticas.

A inclusão é o melhor exemplo dessa abertura: assim, o diferente passa a ter lugar na sociedade. Quando alguém que possui características distintas da maioria é incluído, abrem-se portas de compartilhamento, aprendizado e experiências.

Os benefícios ocorrem para ambos os lados. Ao conviver com o que foge à familiaridade:

  • aprende-se sobre o outro;
  • quebram-se crenças de que o que é diferente é ruim ou pior;
  • adquire-se novas perspectivas;
  • entende-se que todos têm suas peculiaridades.

Portanto, o objetivo da inclusão é que a diversidade seja entendida como um valor que possui as seguintes ideias:

  • de diferença na igualdade;
  • de igualdade na diferença;
  • de diferença que foi socialmente construída em desigualdade (e, portanto, pode ser desconstruída).

Convivendo com a diversidade

Agora que refletimos sobre esse tema, deixaremos algumas dicas para você que deseja contribuir para a construção de uma realidade melhor:

  • lembre-se sempre que todos têm diferenças e não deveríamos estabelecer quem é melhor;
  • entenda que você tem o direito de ter opinião e discordar, desde que com respeito;
  • compare-se sempre consigo mesmo, não com os outros;
  • acima de tudo, seja exemplo.

Convivendo com a diversidade, aprendemos sobre nós e os outros. Se você gostou deste post e quer aprender mais sobre convivência, curta nossa página no Facebook!

 

Lançamos nosso primeiro workshop. Clique no link assista aos vídeos  : https://www.metodomanodown.com.br/workshop/

 

Por que é importante respeitar a diversidade cultural?

Compartilhar:

Comentários (2)

  • João Lage

    Boa tarde,

    Por favor, gostaria de autorização para republicar este texto na Revista Gente Ciente, de Campinas.

    Obrigado

    João Lage
    Editor

    13/11/2017 at 13:45

    • Leonardo Gontijo

      Claro. abs

      24/07/2018 at 12:57

Deixe um comentário:

Your email address will not be published.

Comentário

Your name (required)

Your email (required)

Website

Currently you have JavaScript disabled. In order to post comments, please make sure JavaScript and Cookies are enabled, and reload the page. Click here for instructions on how to enable JavaScript in your browser.

Respeitar a diversidade humana é saber compreender que há pessoas que tem pensamentos, costumes, crenças e culturas diferentes da sua, no entanto, todos eles merecem ser respeitados e cuidados.

Qual é a importância de respeitar a diversidade humana?

A diversidade descreve as diferenças existentes entre as pessoas que fazem parte em um determinado grupo. ... O Respeito à diversidade é também uma forma de promover inclusão das pessoas em determinado grupo social, uma vez que o respeito é fundamental como forma de permitir e aceitar o outro.

Como a diversidade se aplica na sociedade?

A diversidade representa a união dessas pluralidades, convivendo em harmonia, com respeito ao que é diferente e, sobretudo, visando a uma sociedade mais justa. Dessa forma, conceito de diversidade pode andar lado a lado com qualquer tipo de instituição.

Como devemos lidar com a diversidade?

Você sabe lidar com a diversidade?

  1. Respeito às diferenças. Respeitar as diferenças vai muito além de não agredir fisicamente os outros. ...
  2. Importância da empatia. As diferenças não estão apenas no aspecto físico, mas também na forma como o indivíduo enxerga o mundo. ...
  3. Combate ao preconceito. ...
  4. Como lidar com a diversidade.

Por que a diversidade cultural é importante para a sociedade?

Ajuda a dissipar estereótipos negativos e preconceitos pessoais sobre diferentes grupos. Além disso, a diversidade cultural ajuda-nos a reconhecer e a respeitar “formas de ser” que não são necessariamente nossas. ... Além disso, esta diversidade torna o nosso país um lugar mais interessante para se viver.

Qual a importância de respeitar a diversidade?

Experimentar a diversidade em nossa vida diária, significa ter uma exposição a pessoas, culturas, tradições e práticas diferentes das nossas. ... Experimentando a diversidade melhoramos a nossa empatia, pois ouvir sobre a experiência de outra pessoa pode esclarecer uma vida diferente e fornecer uma nova perspectiva.

Qual a importância de respeitar a diversidade cultural?

Conviver com a diversidade e respeitá-la possibilita aprender novos olhares sobre o mundo, ampliar horizontes e formas de pensar, sair da “bolha” e conhecer diferentes realidades.

O que é respeitar a diversidade cultural?

Assim, lidar com a diversidade é uma competência intercultural, pois se trata da compreensão e do respeito entre as pessoas nas suas características na sociedade diversa em que vivemos, com pessoas de variadas origens e regiões.

Porque é importante valorizar e respeitar a diversidade cultural Justifique sua resposta?

Valorizar a pluralidade é fundamental para evitar que as crianças desenvolvam preconceitos. Isso acontece quando não existe espaço para que o outro se expresse, o que impede que se tenha um valioso intercâmbio cultural.

O que é diversidade cultural é porque ela é importante?

Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território ...