Qual a diferença entre a zona tropical e a zona polar?

Zonas climáticas

Qual a diferença entre a zona tropical e a zona polar?

Zonas climáticas são áreas com climas distintos, que ocorrem em direção a leste-oeste em torno da Terra e podem ser classificadas utilizando diferentes parâmetros climáticos. Geralmente, as zonas climáticas são em forma de cinto e circular em torno dos Polos (ver imagem à direita). Em algumas áreas, as zonas climáticas podem ser interrompidas por montanhas ou oceanos.

A radiação solar atinge o solo em diferentes partes da Terra com ângulos diferentes. No Equador, a luz do sol atinge o solo quase perpendicularmente, enquanto que nos polos o ângulo do Sol é menor ou até está mesmo sob o horizonte durante a noite polar.

Qual a diferença entre a zona tropical e a zona polar?

Daylength
Author: Thomas Steiner

Ao longo das estações, a posição do Sol à Terra e, assim, o ângulo de incidência da luz do sol também mudam. O ângulo do Sol ao meio-dia varia de perpendicular (90°) dentro dos trópicos até horizontal (0° = sem sol ou aparece apenas parcialmente no horizonte) dentro do círculo polar.
Assim, a luz solar aquece a Terra em torno do Equador muito mais fortemente do que nos polos. Devido às diferenças de temperatura causadas pelas diferenças de radiação, as condições climáticas recorrentes tais como, Inverno e Verão, desenvolvem-se. Estas condições caracterizam-se por uma certa quantidade de precipitação no Verão ou por uma determinada temperatura média do ar.
Diferentes condições climáticas, que surgem regularmente em certas zonas, encontram-se resumidas e descritas na classificação abaixo.

Classificação

Existem 4 grandes zonas climáticas:

  • Zona tropical de 0°–23.5°(entre os trópicos)
    • Nas regiões entre o Equador e os trópicos (região equatorial), a radiação solar atinge o solo quase verticalmente ao meio-dia, durante quase todo o ano. Deste modo, está muito calor nestas regiões. Através de temperaturas altas, evapora-se mais água e o ar é frequentemente húmido. A resultante densa e frequente cobertura da nuvem reduz o efeito da radiação solar na temperatura do solo.
  • Sub trópicos de 23.5°–40°
    • Os sub trópicos recebem a radiação mais alta no verão, uma vez que o ângulo do Sol ao meio-dia é quase vertical na Terra, enquanto que a cobertura de nuvens é relativamente fina. Estas regiões recebem menos humidade (veja ventos alísios), o que aumenta o efeito da radiação. Portanto, a maioria dos desertos em todo o mundo estão situados nesta zona. No inverno, a radiação nessas regiões diminui significativamente e pode ser temporariamente muito fresca e húmida.
  • Zona temperada de 40°–60°
    • Na zona temperada, a radiação solar chega com um ângulo menor e as temperaturas médias aqui são muito mais frias do que nas regiões subtropicais. As estações e duração dos dias diferem significativamente no decurso de um ano. O clima é caracterizado por extremos menos frequentes, por uma distribuição mais regular da precipitação ao longo do ano e um período de vegetação mais longo - por isso a designação "temperado".
  • Zona fria de 60°–90°
    • As áreas polares entre 60° de latitude e os polos recebem menos calor através de radiação solar, uma vez que o Sol tem um ângulo muito plano em relação ao solo. Por causa das mudanças do ângulo do eixo da Terra em relação ao Sol, a duração do dia varia mais nesta zona. No verão, dias polares ocorrem. A vegetação só é possível durante alguns meses por ano e mesmo assim muitas vezes é escassa. As condições de vida nestas regiões são muito difíceis.

As características das zonas climáticas mudam com grandes diferenças de altitude dentro de uma área pequena, como em zonas de montanha, uma vez que as temperaturas diminuem rapidamente com a altitude, alterando o clima em comparação com os vales.

Mestre em Ensino na Educação Básica (UFG, 2021)
Licenciada em Geografia (UFG, 2003)

Ouça este artigo:

O planeta Terra tem uma forma aproximadamente esférica. Por isso, os raios solares não incidem da mesma maneira e com a mesma intensidade, em todos os pontos do nosso planeta. Esse é um dos fatores mais significativos na determinação da localização dos diferentes tipos de climas e da distribuição da temperatura sobre o globo.

Com a intenção de identificar as regiões que apresentam semelhanças na incidência dos raios solares, o globo terrestre foi dividido em cinco Zonas Climáticas ou Zonas Térmicas. Para isso utilizamos as linhas imaginárias (paralelos) que dividem a Terra em: zonas polares, temperadas e intertropical. A distância entre esses paralelos é medida em graus, que partem do Equador, em direção aos pólos.

O Equador é o paralelo 0º e vai aumentando à medida que se distancia em direção aos polos até atingir 90º, para norte ou para sul. Há também outros paralelos que devemos conhecer, pois são essenciais para entender as zonas climáticas ou zonas térmicas terrestres. São eles:

Linhas imaginárias

  • Círculo Polar Ártico – 66° N (está localizado no paralelo 66° de latitude norte)
  • Trópico de Câncer – 23° N (está localizado no paralelo 23° de latitude norte)
  • Trópico de Capricórnio – 23° S (está localizado no paralelo 66° de latitude sul)
  • Círculo Polar Antártico – 66° S (está localizado no paralelo 66° de latitude sul)

Latitude: é um dos fatores climáticos, que exercem influência sobre o clima. É a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador. Varia de 0 a 90 graus, para norte ou para sul.

Qual a diferença entre a zona tropical e a zona polar?

As linhas imaginárias - principais latitudes. Ilustração: Sakurra / Shutterstock.com

Zonas climáticas

Zona polar ou glacial (sul e norte)

Região que está localizada do Círculo Polar Ártico até o ponto 90º no polo Norte e do Círculo Polar Antártico até o paralelo/ponto 90º Sul. Nas zonas polares, os raios solares incidem de forma muito inclinada e com baixa intensidade. A radiação solar atinge a superfície sempre próxima do horizonte: pouco acima ou abaixo desta linha. São as regiões menos aquecidas e apresentam as mais baixas temperaturas do planeta. Predomina o Clima Polar.

Na zona polar, em função do eixo de inclinação da Terra há uma grande variação na distribuição dos períodos de duração do dia claro e da noite. Há períodos longos de noite e de dia, que ocorrem respectivamente nas estações do verão e ao inverno.

Sol da Meia-noite e Noite Polar - nas zonas glaciais ou polares ocorrem dois fenômenos interessantes: o Sol da Meia-noite no verão e a Noite Polar ou Noite Eterna no inverno. No extremo verão, o sol pode ficar meses sem se por, apenas percorrendo o horizonte: é o Sol da Meia Noite. Já no extremo inverno o sol não atinge a linha do horizonte e por vários dias o sol não nasce, acontecendo assim a Noite Polar.

Zona temperada (sul e norte)

Localizadas entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico no hemisfério Norte e entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico no hemisfério sul, portanto em latitudes médias. Recebem a incidência dos raios solares de forma mais direta no verão e mais inclinada no inverno. Essa particularidade provoca quatro estações do ano bem definidas, cada qual com suas especifidades. Enquanto é inverno no norte, é verão no sul. São típicos dessa faixa os climas: Frio, Temperado, Subtropical e Mediterrâneo.

Zona intertropical

Está localizada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Os raios solares atingem esta região de forma quase perpendicular à superfície, com grande intensidade. Apenas dentro desta faixa é que o sol se posiciona a pino algumas vezes no ano. A incidência dos raios solares é direta, praticamente todo o ano. Em razão desta característica, essa faixa possui as temperaturas mais elevadas do globo terrestre. Os climas típicos dessa faixa são o Equatorial, Tropical, Monçônico, Semi-árido e Desértico.

Fontes:

INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE TEMPO E CLIMA Glauber Lopes Mariano Faculdade de Meteorologia Universidade Federal de Pelotas - https://wp.ufpel.edu.br/glaubermariano/files/2013/10/Unidade-I-Introdução_elementos_e_fatores.pdf

Conceitos básicos sobre clima e tempo http://w3.ufsm.br/labgeotec/images/pdf/tpico1.pdf

AYOADE, J. O. Introdução à Climatologia dos Trópicos. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1991.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/zonas-climaticas-da-terra/

Qual a diferença entre a zona tropical e a zona intertropical?

Clima tropical é um tipo de clima que ocorre nas regiões de média latitude do planeta Terra, mais precisamente naquelas áreas localizadas entre os trópicos de Câncer (23°27' N) e de Capricórnio (23°27' S). Esse intervalo latitudinal é conhecido como zona intertropical.

Qual é a principal diferença entre essas duas zonas?

A principal diferença climática entre a zona temperada e tropical é que está última apresenta as quatro estações bem definidas diferente da zona intertropical.

O que são zonas polar?

Zona é um conceito com vários usos. Neste caso importa-nos ficar com a sua acepção como o sector de uma superfície ou de um terreno. Rural, por sua vez, diz-se daquilo que diz respeito ao campo.

Quais são as zonas tropicais?

Zonas tropicais ou intertropicais: são áreas próximas à linha do Equador, onde os raios solares incidem na superfície de maneira perpendicular, ou seja, com grande intensidade. Nessas regiões as temperaturas são elevadas, sendo assim, são consideradas as mais quentes do planeta.