Qual a importância do Movimento de reconceituação do Serviço Social no Brasil?

O que foi o Movimento de reconceituação em que cenário Ele se manifesta primeiramente em nosso país?

No período de 1965 a 1975 ocorre um marco importante no Serviço Social na América Latina: o movimento de reconceituação, impulsionado pela intensificação das lutas sociais no continente que se refratavam na universidade, nas Ciências Sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, com nítidas particularidades nacionais.

Qual Movimento social contribuiu no processo de reconceituação do Serviço Social brasileiro?

O Serviço Social em seu processo de profissionalização, foi marcado pela tradição positivista, cuja base é o pensamento conservador, vertente fundadora das ciências sociais. Na década de 1960, de acordo com Paulo Netto (1994), o serviço social tradicional tem suas bases questionadas e entra em crise.

O que o Movimento de reconceituação se propôs a discutir?

TÓPICO 3 | MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO 29 A reconceituação se propôs a discutir a questão da prática do Serviço Social tradicional que vinha sendo desenvolvida na perspectiva do Serviço Social de casos, o Serviço Social de grupo e o desenvolvimento de comunidade.

Qual a importância do Movimento de reconceituação para o Serviço Social?

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A importância do Movimento de Reconceituação para o Serviço Social brasileiro é a transformação, a renovação dos conceitos e do agir profissional, que buscava uma formação qualificada, com técnicas precisas, fundamentação teórica e cientificidade para a profissão.