Qual é o papel da Educação Infantil na sociedade?

Nos primeiros anos de vida de uma criança, o ambiente familiar é a primeira fonte de aprendizado e desenvolvimento de suas habilidades motoras, cognitivas e sensoriais, ele precisa ser acolhedor, harmonioso e rico em experiências para que a criança possa se desenvolver, movimentar-se, comer, relacionar-se e até mesmo dormir, dentro da sua primeira noção de mundo.

Todo esse processo pode ser desenvolvido também em parceria com a escola. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a escola, direcionada à primeira infância, não é um espaço exclusivo para brincadeiras ou, ainda, um depósito de alunos. O ambiente escolar é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças. Muitos pais ficam na dúvida sobre qual seria o momento ideal para matricular seus filhos na escola, por isso é importante ressaltar que experiências, na fase inicial de suas vidas, influenciam, diretamente, no seu desenvolvimento futuro.

É na escola, que parte do seu intelecto começa a avançar, a criança aprende a se posicionar diante das várias situações que convive (escola, família, sociedade), a desenvolver um raciocínio, além de perceber melhor o ambiente cultural e social onde se situa. Utilizando estratégias pedagógicas, o professor potencializa o aprendizado do aluno e aprimora com olhar atento seu desenvolvimento, uma vez que compreende, domina e aplica seus saberes. Os professores e cuidadores são parte fundamental, pois conduzem as crianças, permitindo que elas sejam olhadas como um ser único, respeitando o seu tempo, necessidades e limites.

A Educação infantil normalmente se divide entre as turmas e suas idades, desde a creche até a pré-escola, sendo que o ensino obrigatório se dá a partir dos 6 anos de idade da criança. Essa etapa inicial, funciona como uma base para as demais etapas da educação formal, e o correto aproveitamento desta etapa permite que os pequenos cresçam com mais autonomia e tenham mais sucesso em sua vida escolar e individual, pois terão a possibilidade de desde cedo conviver com outras crianças e adultos, se envolver diferentes linguagens, ampliar o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Mas é claro que todo esse aprendizado se dá no convívio e no brincar. É através da ludicidade e das brincadeiras que a criança despertará interesse pela aprendizagem. São nos diferentes espaços e tempos, que as crianças ampliam seu acesso a produções culturais, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais. Há o enfoque nas habilidades que contemplam os campos de experiências: O eu, o outro e nós, Corpo, gestos e movimentos, Traços, sons, cores e formas, assim proporcionando para os pequenos a descoberta do mundo de uma forma suave e feliz.

Qual é o papel da Educação Infantil na sociedade?

Desde o nascimento, as crianças observam e examinam ao seu redor, buscando informações sobre o mundo por meio dos sentidos. De início, sua compreensão do mundo físico está limitada ao seu campo perceptual: as coisas que elas não percebem não existem, e as que elas percebem, muitas vezes, parecem inexplicáveis. Por isso, elas obtêm sentido do mundo pelo movimento e pelas sensações. Principalmente, porque têm uma curiosidade impressionante, que as impele à ação – tocar, provar, pensar, misturar, derramar. É assim que surge o conhecimento da criança em relação à natureza e à sociedade.

As experiências da criança a torna capaz de perceber e entender o mundo social e natural

Na Educação Infantil, o trabalho com o eixo: Natureza e Sociedade deve propiciar experiências que possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de representação e explicação do mundo social e natural, para que as crianças possam estabelecer progressivamente a diferenciação que existe entre as explicações do senso comum e do conhecimento científico.

Qual é o papel da Educação Infantil na sociedade?

 Por meio de perguntas, o professor estimula a criança a explorar o mundo ao seu redor, a explorar a natureza.

Todas as atividades sugeridas em sala de aula centram-se em torno de uma pergunta, a qual deve pretender despertar a curiosidade, proporcionando à criança coragem para explorar o mundo ao seu redor, de maneira diferente.

Ao ser estimulada pelas perguntas, a criança percebe a sua capacidade de pensar e experimentar

Ao fazer perguntas, o professor transmite à criança que aprender não é a capacidade de dar respostas decoradas, mas um processo de pensar e experimentar. A criança é ativa, em vez de passiva; criativa, em vez de imitativa.

O professor deve ajudar a criança a observar, explorar, experimentar, analisar, pesquisar e examinar

Para enfatizar as atividades, o professor poderá fazer perguntas às crianças como: digam algumas coisas sobre as quais vocês querem saber mais? Afirmando que quando elas querem descobrir mais sobre alguma coisa, o que elas fazem? Faça com que as crianças listem os termos que descrevem melhor o que um cientista faz quando quer descobrir algo novo. O professor deve ajudar as crianças a entender termos como: observar, explorar, experimentar, analisar, pesquisar e examinar.

Para que as atividades em sala de aula sejam estimulantes, o professor poderá levar as crianças a um laboratório, ou ainda convidar um cientista

Para enriquecer a atividade, o professor poderá levar as crianças a um laboratório ou convidar um cientista – pesquisador, Mestre ou Doutor, para ir à escola demonstrar fotos, filmes, slides, equipamentos de laboratório ou experimento. A visita dá às crianças a oportunidade de conhecer um cientista profissional e verem por si mesmas o que essas pessoas fazem no mundo real.

Os conteúdos devem ser trabalhados de maneira integrada, evitando fragmentar a vivência da criança

Os conteúdos de ciências para crianças de 4 a 6 anos é mais aprofundado, podendo ser trabalhado: organização dos grupos e seu modo de ser viver e trabalhar; os lugares e suas paisagens; objetos e processos de transformação; os seres vivos e os fenômenos da natureza. Os conteúdos sempre que possível devem ser trabalhados de maneira integrada, evitando fragmentar a vivência da criança.

Atividades simples também promovem o conhecimento da criança por meio da experiência

No trabalho com insetos, a criança observa, classifica e registra o acontecimento por meio da experiência. Já na atividade na caixa de areia, a maioria das crianças demonstra muito prazer em brincar com estes elementos, que devem ser providos de equipamentos de medir, de derramar de um recipiente em outro, de peneirar e de construir bolinhos de areia molhada.

Qual é o papel da Educação Infantil na sociedade?

O elemento mais importante da aprendizagem da natureza é a capacidade de a criança gerar o raciocínio e usá-lo para desenvolver um conjunto de categorias.

O elemento mais importante da aprendizagem da natureza é a capacidade de a criança gerar o raciocínio e usá-lo para desenvolver um conjunto de categorias

O elemento mais importante da aprendizagem de ciências e conhecimento físico não é necessariamente o produto das investigações científicas, as conclusões a que as crianças chegam ou os tipos de categorias que elas desenvolvem, mas os processos pelos quais elas geram estas conclusões e os raciocínios e métodos que usam para desenvolver um conjunto de categorias.

O professor pode desenvolver algumas atividades com obras da literatura infantil, músicas, vídeos, além, é claro, da exploração do ambiente

Em todo o momento das atividades de ciências e conhecimentos físicos, as crianças devem ter experiências diretas com elementos do mundo, objetivando desenvolver a capacidade das crianças de observar a natureza e de expressar suas concepções e registrá-las. Podem ser desenvolvidas algumas atividades com obras da literatura infantil, músicas, vídeos, além, é claro, da exploração do ambiente, como um aquário dentro da sala, uma coleção de pedrinhas, passeios e excursões.

Por Andréa Oliveira.

Qual é o papel da Educação Infantil na sociedade?

Qual é o papel da Educação Infantil na sociedade?

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Por que a educação é importante para a sociedade?

A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.

Qual é a principal finalidade da educação infantil?

29 da referida lei: “educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, contemplando a ação da família e da comunidade”.

Qual é o papel da escola na sociedade atual?

Nesse sentido, a escola, enquanto enquanto instituição formadora, também desempenha o papel de: Ajudar a desenvolver o pensamento crítico do aluno, ensinando-o a se posicionar socialmente e politicamente. Ajudar o aluno a desenvolver habilidades socioemocionais. Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo.

Qual a importância da creche para a sociedade?

A creche é um universo promotor da construção de uma rede de cuidados que abrange toda a família. Desenvolve um papel significativo no acolhimento e educação das crianças, mostrando um mundo de novas experiências, o que possibilita a ampliação de seus horizontes.