Qual o tipo de interação que se manifesta entre as moléculas de NH3 CH4?

As forças intermoleculares, como o próprio nome já diz, são aquelas existentes entre moléculas e são responsáveis por mantê-las unidas na formação dos diferentes compostos, elas se classificam em: Forças dipolo-dipolo, Força dipolo-induzido e
Ligações de hidrogênio.

Forças dipolo-dipolo: são aquelas presentes em compostos polares.

δ+      δ-                                          δ+      δ-                                   δ+    δ-
H ─ Cl ---------------------- H ─ Cl ------------------ H ─ Cl

Repare que nas moléculas de ácido clorídrico (HCl) existem pólos δ + e δ-, são eles os responsáveis por essa molécula ser polar.

Os compostos polares a seguir são exemplos onde ocorre interação dipolo-dipolo:

HCCl3, HBr, H2S, CO, SO2.

Força dipolo-induzido: interação causada pelo acúmulo de elétrons em determinada região da molécula. Neste caso a força é induzida para um determinado pólo (δ + ou δ-).

As moléculas apolares possuem interação dipolo-induzido, a distribuição de elétrons na eletrosfera dessas moléculas é uniforme, porém, em algum momento ocorre um acúmulo de cargas nos pólos (δ + e δ-) localizados nas extremidades. É neste instante que as forças dipolo-induzido agem movendo as moléculas vizinhas a também entrarem em desequilíbrio.

Exemplos de compostos apolares que interagem através de forças dipolo-induzido:

F2, C2H6, CO2, CH4, H2.

Ligações de hidrogênio: interação mais intensa que ocorre entre moléculas contendo átomos de hidrogênio ligados a átomos de nitrogênio, flúor e oxigênio. Estes átomos são muito eletronegativos, por isso a interação fica mais forte e deixa os pólos δ + e δ- mais acentuados.

O melhor exemplo deste tipo de ligação é a que ocorre na molécula de água: átomos de H se unem fortemente a outros átomos de H para formar pontes de hidrogênio, é desta forma que as moléculas de água se unem umas as outras.

Acompanhe a seguir como as forças intermoleculares se posicionam em relação à intensidade:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A seta indica a ordem crescente da intensidade de interação.

Grátis

78 pág.

Qual o tipo de interação que se manifesta entre as moléculas de NH3 CH4?

Qual o tipo de interação que se manifesta entre as moléculas de NH3 CH4?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 6

Questão 1
Qual alternativa contém somente substâncias que possuem a força dipolo-dipolo entre suas moléculas?
a)      H2S, CO, HCCl3, SO2.
b)      H2S, N2, C6H6, C4H9OH, Hg.
c)      CO, H2O, CH4, C3H8.
d)     HCCl3, CCl4, NH3, HCl.
e)      SO2, HBr, HCl, H2O.
ver resposta
Questão 2
Considere o clorometano (CH3Cl) e o iodometano (CH3​I).
a)      Represente suas formas geométricas e classifique essas substâncias como polares ou apolares.
b)      Que tipo de interação molecular mantém as moléculas unidas no estado líquido?
c)      Sabendo-se que as temperaturas de ebulição do CH3Cl e do CH3I são 24,0 ºC e 42,4 °C, respectivamente, indique que composto apresenta, na fase líquida, forças intermoleculares mais intensas.
ver resposta
Questão 3
(FEI-SP) Qual o tipo de interação que se manifesta entre moléculas de:
a)      HI(ℓ)?
b)      NH3(ℓ)?
c)      CH4(ℓ)?
ver resposta
Questão 4
(Ceeteps-SP) Para os compostos HF e HCl, as forças de atração entre as moléculas ocorrem por:
a)ligações de hidrogênio para ambos.
b) dipolo-dipolo para ambos.
c) ligações de Van der Walls para o HF e ligações de hidrogênios para HCl.
d) ligações de hidrogênio para o HF e dipolo-dipolo para o HCl.
e) ligação eletrostática para HF e dipolo induzido para HCl.
ver resposta
Respostas
Resposta Questão 1
 
Alternativa “a”.
É a única alternativa em que todas as substâncias são polares.
voltar a questão
Resposta Questão 2
 
 
a)      
b)      Interações dipolo-dipolo em ambas as substâncias.
c)      O CH3I apresenta forças intermoleculares mais intensas, pois possui maior ponto de ebulição. As forças de dispersão de London do CH3I são maiores que no CH3Cl devido à maior superfície de contato entre as moléculas do primeiro. Além disso, no CH3I, a polarizabilidade é maior.
voltar a questão
Resposta Questão 3
a)      HI(ℓ) = forças de dipolo permanente
b)      NH3(ℓ) = ligações de hidrogênio
c)      CH4(ℓ) = forças de dipolo induzido
voltar a questão
Resposta Questão 4
Alternativa “d”.
Funções Orgânicas 
1. Hidrocarbonetos Halogenados ou Haletos Orgânicos
Hidrocarbonetos halogenados são compostos resultantes da substituição de um ou mais átomos de hidrogênio de um hidrocarboneto por um ou mais halogênios. Eles podem ser obtidos a partir da reação dos alcanos com halogênios (Cl2 ou Br2) em presença de luz ou calor. O flúor é muito reativo (explosivo) e iodo é quase inerte na sua reação com os alcanos. As reações são por substituição. Ex: 
Mais do que um hidrogênio pode ser substituído por halogênio, isto leva a uma grande variedade de compostos halogenados de larga aplicação. Um hidrogênio pode ser substituído por cloro e formar o cloro metano (CH3-Cl). O clorometano é um gás e é muito utilizado em refrigeração. Ele é empregado na fabricação do silicone e nas borrachas sintéticas. É também muito empregado como agente metilante (agente alquilante). Um segundo halogênio pode ser adicionado e teremos o diclorometano ou também denominado cloreto de metilena (CH2Cl2), também é muito utilizado como solvente e ele foi muito usado para extrair a cafeína do café por exemplo, para fazer café descafeinado. Seu ponto de ebulição de 40 0C permite remove-lo facilmente por destilação (processo de separação de líquidos baseado nos diferentes pontos de ebulição).. 
Se um terceiro cloro for adicionado teremos o triclorometano (CHCl3) também conhecido como clorofórmio. Este composto foi um dos primeiros anestésico largamente utilizado. Ele foi substituído por outros anestésicos mais seguros e menos tóxicos, mas ele é ainda utilizado como solvente em laboratórios (ele é também encontrado em lança perfumes). 
Substituindo todos os hidrogênios por cloro obtemos o tetracloreto de metila (CCl4) ou também conhecido como tetracloro de carbono. Ele foi usado como solvente de limpeza (lavagem à seco) e extintor de incêndio. Atualmente não se utiliza. A exposição ao tetracloreto de carbono e outros compostos clorados por longo tempo, pode causar danos ao fígado. O emprego de CCl4 para extinção do fogo em presença da água pode produzir fosgênio (COCl2), um gás extremamente venenoso. Na realidade o fosgênio foi um gás empregado na 1a guerra mundial, sendo atualmente proibido o seu uso. 
A partir do etano, se substituirmos um H por Cl, obtemos o cloreto de etila. O cloreto de etila é empregado como anestésico local. Quando adicionado na forma de spray na pele, ele rapidamente evapora, e o seu resfriamento do local é suficiente para acalmar a dor. A substituição por dois cloros leva a formação de dois isômeros. O 1,2-dicloroetano é um solvente usual, particularmente na produção de borrachas sintéticas. 
A substituição de três cloro, também conduz a dois isômeros. Todos eles são utilizados como solventes. O 1,1,1-tricloroetano é utilizado como agente de limpeza e empregado na fabricação de plásticos. 
A substituição por quatro cloros no etano também produz isômeros. Somente um tem importância, que é 1,1,2,2-tetracloroetano. Este composto apesar de tóxico é muito utilizado. Ele é solvente de borrachas, acetato de celulose e muitos outros compostos orgânicos. Ele é também empregado na preparação de inseticidas com a finalidade de esterilizar solos para erradicar ervas daninhas. No caso do tetracloroeteno, este pode sofrer polimerização e formar o polímero conhecido como teflon. 
Uma das grandes aplicações destes compostos halogenados é na fabricação de pesticidas largamente utilizados na agricultura, como os inseticidas DDT e clordane mostrados abaixo. 
Compostos de carbono contendo flúor assim como cloro, foram empregados como gases em agentes dispersantes como aerossóis e como gases refrigerantes. Eles são denominados de clorofluorcarbonos (CFCs), também são denominados de freon. A estrutura destes compostos está indicada abaixo: 
A temperatura ambiente, os cloroflúorcarbonos são gases ou líquidos com baixo ponto de ebulição, razão pela qual são muito utilizados como gases de refrigeração em refrigeradores, frízeres, e ar condicionados. Até a década de 70, poucos compostos halogenados haviam sido obtidos a partir de organismos vivos. Com o crescente estudo da química de organismos marinhos, as estruturas de mais de 2.600 compostos halogenados obtidos dessa fonte já foram determinados. Dentre os animais marinhos que sintetizam os haletos orgânicos estão algas, esponjas e corais. Na figura abaixo podem ser observados dois compostos halogenados que foram obtidos de animais marinhos. 
Por que os Clorofluorcarbonos estão sendo substituídos?
Devido a sua interação química com meio ambiente, mais precisamente com a camada de ozônio, presente na atmosfera, a qual tem função de escudo protetor contra as radiações solares de alta energia que chegam a terra. A sua interação se dá da seguinte forma: 
Observe que na última etapa é gerado um novo átomo de cloro o qual pode reagir com uma nova molécula de ozônio. A terceira e quarta etapa são repetidas muitas vezes de forma que uma molécula de cloroflúorcarbono pode destruir muitas moléculas de ozônio. 
Dados do Instituto de pesquisa Americano acreditam que o aumento de 2-5% de câncer de pele se deve a destruição da camada de ozônio. O aumento de 1% da radiação de ultra-violeta aumenta em 5% os caso de melanoma e em consequência a morte por câncer de pele. Atualmente estudos demonstram que uma nova família de compostos de fluorcarbono (HCFC) e outros que só contém flúor (HFC) não interagem com o ozônio. 
1.1.Propriedades Físicas e estrutura:
A ligação C-X (X=F, Cl, Br, I) é uma ligação polarizada, o que torna esta classe de compostos com propriedades químicas interessantes do ponto de vista sintético. Na tabela abaixo são mostrados alguns dados referentes às estruturas dos haletos orgânicos. 
O ponto de ebulição dos haletos de alquila é superior aos dos alcanos de massa molecular semelhantes, pois temos que romper além das forças

Qual o tipo de ligação interação Intermolecular que se manifesta entre moléculas nh3?

Os compostos HF, NH3 e H2O estabelecem ligações de hidrogênio, que são interações intermoleculares muito fortes que ocorrem entre um átomo de hidrogênio e um átomo de flúor, nitrogênio ou oxigênio.

Qual é o tipo de interação que se manifesta entre as moléculas de?

Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.

Qual é a molécula onde o tipo de interação Intermolecular que se manifesta e dipolo

As interações intermoleculares presentes nas moléculas apolares são as dipolo-induzido, mas não ocorrem o tempo todo, a distribuição de elétrons na eletrosfera dessas moléculas é uniforme.

Quais das moléculas a seguir tem forças dipolo

Forças dipolo-dipolo: são aquelas presentes em compostos polares. Repare que nas moléculas de ácido clorídrico (HCl) existem pólos δ + e δ-, são eles os responsáveis por essa molécula ser polar. Os compostos polares a seguir são exemplos onde ocorre interação dipolo-dipolo: HCCl3, HBr, H2S, CO, SO2.