O que é ser igreja estudo

O que é ser igreja estudo

Quando você ouve a palavra "igreja", do que você lembra? De quatro paredes com uma cruz em cima ou de pessoas? Infelizmente, devido ao ensino equivocado, a maioria das pessoas lembra de um prédio com uma cruz em cima. É fácil verificar isso, basta pedir para uma criança desenhar uma igreja. Pelo desenho que ela fizer será possível reconhecer o ensino que ela recebeu.

Por causa do pensamento de que igreja é um local, a religiosidade têm se alastrado entre aqueles que se julgam livres, enquanto não compreenderam nada sobre a liberdade que há em Cristo. A consciência de tais pessoas limita-as a frequentarem uma igreja uma ou duas vezes por semana enquanto Jesus as chamou (e também nos chamou) para SEREM igreja.

O Senhor Jesus nos chamou para SERMOS IGREJA e não simplesmente IRMOS À IGREJA, no entanto ir à igreja é a tarefa mais fácil e talvez por isso seja mais frequente. O Senhor deseja que entendamos que não há uma separação entre a vida dentro da igreja e a vida fora da igreja, porque não há limites para essa separação, sendo que você é igreja ou não.

A igreja não é um local, mas sim o corpo de Cristo (Colossenses 1:24). Se a igreja é o corpo, então o Senhor Jesus Cristo é a cabeça (Efésios 5:23). Assim como em um relacionamento entre homem e mulher, os versículos de Efésios 5:23-27 descrevem o relacionamento entre Cristo e a igreja. A igreja é a noiva de Cristo e o Senhor Jesus Cristo se entregou por ela (por nós), a fim de que seja santificada para apresentá-la "a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível." (Efésios 5:27).

Por acaso o seu corpo desobedece a sua cabeça? Obviamente, não. Da mesma forma, não é possível que uma pessoa diga que É IGREJA se não obedecer o cabeça, que é Cristo. Não é aceitável um comportamento perto dos irmãos diferente do comportamento longe dos irmãos. Se isso acontece, hipócrita é aquele que se comporta assim. "O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." (Tiago 1:8).

Precisamos rever nossas atitudes confrontando-as com as atitudes de Cristo. Você sonega impostos? Jesus os pagou. Você mente? Jesus não. Você desobedece as autoridades? Jesus as obedeceu.

Confrontando as nossas atitudes com o caráter de Cristo, descobrimos que ainda precisamos de grandes transformações. Porém, mesmo que seja difícil renunciarmos nossas próprias vontades, não podemos perder o foco nem um dia sequer, porque estamos sendo aperfeiçoados por Deus dia-a-dia.

Ir à igreja é necessário (Salmos 133:1) e SER IGREJA também é essencial. SER IGREJA é obedecer a Cristo em tudo. Não importa onde você esteja, Deus quer você SEJA IGREJA.

Eu vivo num contexto onde a ideia de Igreja sempre foi a de um prédio feito de concreto, um espaço que foi santificado para reuniões semanais, onde as pessoas participam de uma liturgia pré estabelecida de poucos minutos.

Infelizmente ainda sinto as influências dessa mentalidade errônea em muitos dos que professam ser seguidores de Cristo. As tradições realmente podem ser grandes e poderosas fortalezas espirituais que precisam de ser destruídas pela unção do Espírito Santo e da renovação da mente do que se convertem a Cristo (Rm 12:2).

A Igreja não é um prédio físico, ela é o Corpo místico de Cristo. É místico porque é vivo e também espiritual. Ela é composta por vidas que foram lavadas e remidas pelo sangue de Cristo, Aquele que é o Senhor e cabeça da Igreja.

Sua vida de adoração e de oração não se limita a um dia por semana, mas a vinte e quatro horas por dia. Portanto, onde houver um crente, chamado na Palavra de “Pedra Viva”, ali estará também o potencial necessário para a realização de grandes milagres.

Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo,
para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo

(1 Pedro 2:5).

Há pouco tempo visitei um templo físico histórico na Itália e na porta havia um cartaz escrito: “Este lugar é santo. Não entre aqui com roupas curtas, decotadas ou com animais. Não tire fotografias. Entre para adorar”. Realmente aquilo me fez pensar no privilégio e na responsabilidade que temos como Templo do Espírito Santo.

Como Corpo vivo de Cristo, o templo ambulante do Espírito Santo, que somos nós, os “Pedras Vivas”, não podemos limitar a nossa vida de santidade, de contemplação e de adoração a um espaço físico, mas em todo o tempo devemos cuidar para não entristecermos ao Espírito Santo com os nossos pensamentos, com as nossas palavras e com as nossas ações.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus
(1 Coríntios 6:19-20).

O que é ser igreja estudo

O QUE É SER IGREJA?

É SER UM MEMBRO VIVO E ATIVO NO CORPO – Ser membro é um requisito importante, pois todos os que estão aliançados na membresia da igreja local, estão debaixo de cobertura pastoral, logo estão mais protegidos contra os ataques do maligno. É usar os seus recursos humanos, financeiros, seus talentos e habilidades para o crescimento da comunidade onde Deus o plantou.

É CONGREGAR – Ser Igreja é ter compromisso de estar presente, de levar outros a estarem nas celebrações, nos pequenos grupos… É participar das atividades e das celebrações da comunidade. Não é estar à parte, “congregando” quando lhe apetecer. Lembre-se do que diz a Palavra: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia” (Hebreus 10:25). Esse deve ser um dos valores inegociáveis e uma cultura bem enraizada na vida de cada crente.

É CUIDAR UNS DOS OUTROS – Na Igreja nos ajudamos, nos encorajamos, nos exortamos e nos apoiamos como irmãos e amigos, filhos de um mesmo Pai. Por isso, é muito importante o estar junto, o congregar, o participar ativamente da vida da Igreja: “Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé” (Gálatas 6:10).

 É EXPERIMENTAR MILAGRES A CADA AJUNTAMENTO – Deus pode fazer milagres em qualquer lugar? Sim! Ele pode usar cada “Pedra Viva” para espalhar a manifestação da Sua glória a qualquer lado? Sim! Mas há manifestações de glória que costumam acontecer com mais frequência num ambiente onde a congregação está unida “numa atmosfera de fome e sede por Ele”.

Veja algumas das pessoas que foram abençoadas no ambiente do templo físico:

  • Ana, mãe do profeta Samuel recebeu a promessa de que teria um filho quando estava orando e chorando no templo – 1 Samuel 1
  • O Rei Ezequias recebeu a promessa da sua vitória ao orar no templo – 2 Reis 19
  • A mulher que andava curvada há 38 anos recebeu o seu milagre no templo – Lucas 13:10-17
  • O homem que tinha a mão mirrada também foi curado no templo – Lucas 6:6-10
  • O coxo que estava a mendigar na porta do templo foi curado quando Pedro e João entravam para orar – Atos 3:1-8

Não é o espaço físico, mas a unidade do povo de Deus, reunido em Seu Nome, que faz com que Ele se manifeste. Ele habita em meio aos louvores do SEU POVO! (Salmos 22:3)

O que é ser igreja estudo

Shalom!

O que é ser igreja estudo

O que é ser igreja estudo

Esperança e Fé  

José Carlos de Oliveira  

[email protected]  

Versículo para refletir  

“Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.” (Colossenses 3:15) 

“Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. 

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a Igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”. (Efésios 5:23-27) 

Está aí uma questão interessante, que merece uma reflexão mais profunda sobre o assunto. A Igreja é acima de tudo você, nós somos a Igreja. Prédios foram construídos apenas para receber pedradas e nos esconder da chuva e, vez por outra, para encontros e reuniões daqueles que comungam do mesmo pensamento e ideal.  

Em casa, no trabalho, na roda de amigos, quando você está em Cristo, está na Igreja. Você é nova criatura e como tal tem a obrigação de levar a mensagem do amor e da esperança. Suas atitudes irão determinar que tipo de Cristão você acredita ser ou pretende ser. 

Quando você ouve a palavra "igreja", do que você lembra, em primeiro lugar? De quatro paredes com uma cruz em cima ou de pessoas lendo a Bíblia? Infelizmente, devido ao pensamento de muitos, a realidade é esta: relacionamos a igreja como se fosse um prédio qualquer, que, por acaso, abriga determinada denominação.  

Se formos analisar com calma este assunto, veremos que somos nós (os cristãos) os maiores culpados. Se nem mesmo aos nossos filhos ensinamos o que é ser Igreja, como podemos pedir a outros que o façam. 

“Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16.18) 

A Igreja não é um prédio qualquer, não é uma instituição de caridade; apesar de fazer o bem, não é um clube social; para entendermos a Igreja precisamos saber o que Jesus fala sobre ela. Quando nós entendemos quem Jesus é para nós, automaticamente vamos entender quem somos quando vivemos nEle e para Ele. 

E é justamente por causa do pensamento de muitos que a Igreja ainda é apenas um local de encontros, com a religiosidade se alastrando entre muitos que se julgam livres, tudo porque ainda não compreenderam sobre a liberdade que há em Cristo. 

A consciência de muitas pessoas leva-as a frequentarem uma igreja, sem nunca entenderem a importância de serem eles mesmos a Igreja. “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.” (Salmos 133:1) 

O Senhor Jesus nos chamou para sermos a Igreja e não simplesmente irmos à igreja, no entanto ir à igreja é a tarefa mais fácil e é isto o que a maioria faz. Acorde, cristão! O Senhor deseja que entenda que não há uma separação entre a vida dentro da igreja e a vida fora da igreja, porque não há limites para essa separação, sendo que você é a própria Igreja.  

Ir à igreja é necessário e ser Igreja também é essencial. Ser Igreja é obedecer a Cristo em tudo. Não importa onde você esteja, Deus quer você seja Igreja. 

“Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a Igreja.” (Colossenses 1:24)  

Oração 

Senhor, obrigado por sua misericórdia e por nunca me abandonar, mesmo quando me mostro indigno de seu amor. Obrigado, Pai, pelas pequenas e importantes vitórias que consegui até aqui e mais ainda, Senhor, obrigado por minhas lutas, porque são através delas que mais busco e me encontro com sua verdade. Oh, Deus meu, em mais um dia de paz e alegria em sua presença, peço que esteja lado a lado com meus familiares e amigos, lhes ensinando qual o caminho devem seguir. Em nome de seu amado Filho, Jesus Cristo, peço ainda que ilumine a todos, enchendo seus corações de esperança em dias melhores. E tudo que Lhe peço hoje, e desde já Lhe agradeço. Amém!