Como escolher uma mesa de qualidade?

Visualmente, o formato da mesa deve estar em equilíbrio com o formato da sala, a fim de evitar a sensação de um espaço demasiado cheio. Em locais poucos espaçosos, é preferível colocar uma mesa oval ou retangular no centro de uma sala estreita e comprida, ao passo que uma mesa quadrada ou redonda se integrará melhor numa sala mais larga. As mesas com pelo menos um lado direito, como as quadradas, as retangulares e as de abas rebatíveis, podem ser encostadas a uma parede. Para restaurantes e cafés muito frequentados, as mesas de pequenas dimensões são a escolha mais comum. As mesas redondas deixam mais espaço livre para a passagem, enquanto as mesas quadradas e as retangulares têm como vantagem ser possível juntá‑las, o que oferece uma grande facilidade de adaptação a grupos com número variável de pessoas.

Como escolher uma mesa de qualidade?

Mesa de jantar redonda ANGEL CERDA

Como escolher uma mesa de qualidade?

Mesa de jantar quadrada MODLOFT

Como escolher uma mesa de qualidade?

Mesa de jantar retangular SKOVBY

Como escolher uma mesa de qualidade?

Mesa de jantar com abas rebatíveis FINN JUHL

Deixamos aqui algumas dicas que poderão ajudar a escolher o tamanho da sua mesa de jantar.

Meça o espaço para calcular a área disponível. Deixe uma distância de 90 a 120 cm entre a mesa e os móveis em volta ou a parede, de modo a que haja espaço suficiente para as pessoas circularem e poderem afastar as cadeiras para se sentarem.

Estime o número de lugares que serão necessários. Preveja pelo menos 60 cm entre os lugares, para que as pessoas possam desfrutar da refeição confortavelmente. Leve em conta também a posição dos pés da mesa ou o formato do pé central, conforme o caso. Verifique a descrição do produto quanto ao número de lugares recomendado ou peça a informação ao fabricante. Caso se trate de um projeto profissional, informe‑se se existe regulamentação com orientações ou requisitos de espaçamento.

Decida se precisa de uma mesa versátil. Se de vez em quando convida família e amigos para jantar, encontrará nas mesas extensíveis e nas mesas dobráveis uma solução bastante prática. Assegure‑se, contudo, de que tem espaço suficiente para abrir a mesa.

Tenha atenção na escolha das cadeiras, pois a sua configuração irá determinar quantas pessoas poderão sentar‑se confortavelmente à mesa. Também poderá optar por bancos corridos ou por bancos individuais (banquetas), que permitem sentar mais pessoas à mesa mas não oferecem tanto conforto às suas visitas.

Muitas mesas modernas têm o tampo e a estrutura (pés ou base) de materiais diferentes. A maioria dos tampos de mesa são em madeira maciça, em laminado, em metal ou em vidro. De preferência, opte por um modelo com acabamento e junções de qualidade, para que resista ao uso regular, especialmente se for necessário deslocar ou dobrar a mesa com alguma frequência. As mesas de jantar para áreas exteriores são geralmente feitas de materiais resistentes às intempéries ou com tratamentos de superfície próprios, por exemplo em metal com revestimento de tinta em pó.

Como escolher uma mesa de qualidade?

Mesa de vidro LOLA GLAMOUR

  • As mesas de madeira maciça continuam a ser das mais procuradas, nomeadamente porque a cor natural da madeira combina facilmente com diversos estilos de decoração. As mesas de madeira são, geralmente, robustas e podem ser restauradas com tinta, óleo ou verniz. Em alternativa à madeira maciça, poderá optar por um modelo fabricado em contraplacado (compensado) ou com folheado de madeira.
  • As mesas em laminado estão disponíveis numa maior variedade de designs, cores e efeitos, como a aparência de madeira. De um modo geral, o laminado é mais barato e mais fácil de limpar e manter do que a madeira maciça, mas a sua superfície pode deteriorar-se com o uso. A durabilidade da mesa dependerá da qualidade do revestimento e do tipo de ligação deste ao material do núcleo.
  • As mesas em metal adaptam-se na perfeição a uma decoração de estilo industrial, mas convém optar por um produto de qualidade para evitar que surjam riscos ou mossas ao fim de algum tempo.
  • As mesas em vidro são geralmente transparentes e finas, trazendo um toque de elegância e delicadeza a uma sala. No entanto, vê-se facilmente as dedadas e o vidro pode lascar ou rachar devido a um impacto ou quando se coloca um objeto muito quente em cima da sua superfície.

Tenha em consideração o impacto visual que o design e os materiais da mesa terão no espaço. Por exemplo, uma mesa com tampo de vidro e pés finos em metal proporciona uma sensação de amplitude pois os obstáculos visuais são mínimos, ao passo que uma mesa de madeira com pés grossos parecerá maior e mais pesada, como se ocupasse mais espaço.

Como saber se uma mesa é boa?

Móveis de qualidade também têm um bom acabamento..
superfície áspera;.
bordas lascadas;.
arranhões, amassados ou manchas de poeira;.
manchas indicando áreas não atendidas ou não tratadas o suficiente..

O que saber antes de comprar uma mesa?

Por isso, na hora de comprar uma mesa de jantar é fundamental dar atenção para algumas dicas, confira!.
Defina um orçamento para escolher mesa de jantar ideal..
Analise o espaço disponível – Tire as medidas!.
Acerte nas cores e materiais..
Pense na funcionalidade..
Avalie os tipos de cadeiras..

Qual a mesa mais resistente?

O material mais resistente para uma mesa, porém, é a pedra. Mesas com tampo de mármore ou granito, por exemplo, conferem sofisticação aos ambientes, aliando estética com durabilidade. "A desvantagem de um tampo de pedra é seu peso.

Qual o melhor material para mesa de cozinha?

Por isso, a bancada para cozinha é produzida a partir de um material estável e muito resistente, como a pedra. Embora outros elementos — como inox e madeira — também possam ser usados, a pedra é a matéria-prima favorita por sua versatilidade.