Qual a importância do exercício físico para a manutenção da saúde?

Você sabia que a prática regular de exercícios físicos é essencial para a manutenção do sistema imunológico?!

Show

    Diversos estudos científicos apontam que a atividade física é capaz de aumentar a quantidade de linfócitos, que são as células que fazem parte do sistema imunológico. Por meio destas células de defesa, o sistema ataca seres estranhos, como vírus e bactérias, a fim de proteger o organismo contra doenças e infecções.

    Não existem esportes ou exercícios específicos que colaboram mais para fortalecer a imunidade, o importante é manter o corpo em movimento de forma regular. E se realizadas de forma prazerosa, as atividades físicas também vão exercer um papel importante na saúde mental, pois reduz os níveis de estresse e ansiedade.

    Além disso, outros fatores como uma boa alimentação (com proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais em quantidades adequadas) e um bom sono contribuem para um sistema imunológico mais forte.

    E neste cenário de Coronavírus (Covid-19) no Brasil, a equipe Selfway está com uma programação gratuita de aulas online ao vivo com várias modalidades de exercícios. Entre em contato para fazer parte da turma!

    Costa IT, Samulski DM, Noce F, Costa VT. A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A MANUTENÇÃO DA SAÚDE E OS PRINCIPAIS FATORES QUE MOTIVAM PROFESSORES, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DE DUAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS A PRATICAREM EXERCÍCIOS. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 15º de outubro de 2012 [citado 5º de janeiro de 2023];8(1):52-61. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/871

    Fontes: 1.  2008 physical activity guidelines for Americans. Hyattsville, MD: US Department of Health and Human Services 2008. Último acesso em 12 de julho de 2021.  2.  Cardoso, Ilmar Sátiro – Atividade física e qualidade de vida. Último acesso em 12 de julho de 2021. 3.  Atividade física na terceira idade. Scielo. Último acesso em 05 de julho de 2021. 4.  Alimentação saudável e atividade física – Ministério da Saúde Brasil. Último acesso em 12 de julho de 2021. 

    Entre os diversos benefícios que o exercício físico proporciona, um deles é a manutenção da saúde óssea de nosso corpo. Os ossos, as articulações e os músculos fazem parte da estrutura que sustenta o nosso corpo, e é através de um corpo saudável que conseguimos realizar nossas atividades diárias.
     

    Por causa do envelhecimento, nossos ossos acabam ficando mais fracos e frágeis, e problemas como osteoporose, perda acelerada de massa óssea e diminuição da absorção de minerais e cálcio se tornam comuns. Com o avançar da idade, as quedas representam um grande risco para nosso corpo, podendo causar lesões graves e sequelas que afetam a mobilidade.

    VEJA TAMBÉM:

    Estimativas indicam que a população mundial de idosos está crescendo, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que até 2050 o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a 2 bilhões, um quinto da população mundial. Com isso, serão cada vez mais comuns os programas governamentais e sociais em prol do envelhecimento com qualidade de vida, promovendo práticas e técnicas para beneficiar a saúde mental e física das pessoas.
     

    O impacto da atividade física na saúde do idoso
     

    A prática regular de atividade física é importantíssima para a manutenção da saúde mental e física, e pode ajudar a proteger o organismo de uma série de doenças. Evitando o declínio físico e mental, e ajudando a pessoa a administrar melhor suas emoções, é possível melhorar também quadros de demência e depressão, por exemplo.
     

    É preciso dedicar-se a atividades que ajudam na manutenção da nossa força física, o que, consequentemente, vai beneficiar nosso sistema ósseo e muscular. Por serem um tecido vivo, os ossos se adaptam à força a que estão sendo submetidos, por isso, praticar atividade física é tão importante para a sua manutenção.
     

    Uma pessoa que cultiva uma vida ativa fisicamente consegue manter um corpo com ossos mais densos e resistentes, além, é claro, de aperfeiçoar regularmente seu equilíbrio e coordenação. Com um corpo mais alinhado e equilibrado, as chances de queda diminuem e, com isso, é possível prevenir fraturas.
     

    Atividades benéficas para a saúde óssea
     

    •    Caminhada
    •    Corrida
    •    Musculação
    •    Exercício funcional
    •    Dança.

     

    O ideal é praticar pelo menos 30 minutos de atividade diária, quatro vezes por semana. Isso é suficiente para um corpo saudável e um sistema ósseo mais resistente. Obviamente que tudo isso vem acompanhado de uma rotina equilibrada, pois é preciso manter uma alimentação e hábitos saudáveis.
     

    Conheça a Pós-Graduação em Métodos e Técnicas Especiais: Tratamento, Prevenção e Performance: https://bit.ly/3im6x5q