Qual o principal pigmento para a fotossíntese?

A clorofila (do grego: chloros, verde + phyllon, folha) é um pigmento encontrado em plantas, algas e algumas bactérias que apresenta como característica mais marcante sua coloração verde. A clorofila absorve luz nos comprimentos de luz violeta, azul e vermelho e, por esse motivo, reflete a luz verde. Assim sendo, as plantas que possuem clorofila possuem coloração esverdeada.

A clorofila é o pigmento responsável por captar a luz e garantir que organismos fotossintetizantes consigam produzir seu alimento por meio do processo da fotossíntese. Assim sendo, ela é essencial para a manutenção do oxigênio disponível no planeta. Vale destacar que, além disso, esse pigmento possui importância comercial, sendo utilizado, por exemplo, como antioxidante e corante em alimentos.

Estrutura da clorofila

A clorofila é uma molécula pertencente à classe das porfirinas. Ela se destaca pela presença de quatro anéis pirrólicos e um anel isocíclico, que são ligados entre si por pontes metilênicas. No interior da molécula, existe um átomo de magnésio coordenado aos anéis.

Qual o principal pigmento para a fotossíntese?

A figura acima representa a estrutura da clorofila a, um importante pigmento da fotossíntese

Tipos de clorofila

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A clorofila é um grupo de pigmentos existente em diferentes espécies de organismos. Existem três tipos básicos de clorofila: clorofila a, b e c, além da bacterioclorofila e clorofila clorobium. Veja a seguir algumas das características principais dessas clorofilas:

  • Clorofila a: Esse tipo de clorofila está presente em cianobactérias e em todos os eucariontes capazes de realizar fotossíntese. Ela é formada por um íon de magnésio ligado a um anel de porfina contendo nitrogênio, no qual está presa uma cadeia hidrocarbônica. Nos vegetais, esse pigmento representa 75% dos pigmentos presentes.

  • Clorofila b: Essa clorofila está presente em plantas, algas pertencentes ao grupo das euglenófitas e algas verdes. Diferentemente da clorofila a, a clorofila b atua na fotossíntese como um pigmento acessório, garantindo uma ampliação da faixa de luz que pode ser usada nesse processo.

  • Clorofila c: Essa clorofila é encontrada em algas pardas e diatomáceas. Ela atua como um substituinte da clorofila b.

  • Bacterioclorofila: Pigmento encontrado em bactérias purpúreas.

  • Clorofila clorobium: Pigmento encontrado em bactérias verdes sulfurosas.

CURIOSIDADE: O termo clorofila foi proposto em 1818, por Pelletier e Caventou, para nomear a substância de coloração verde que sai das folhas após tratamento com álcool.


Por Ma. Vanessa dos Santos

A clorofila é um pigmento verde encontrado nos cloroplastos (organelas celulares de plantas e algas). Estão presentes nas folhas e outras partes que ficam expostas ao sol, sendo responsáveis pela absorção da luz solar no processo da fotossíntese. Também estão presentes nas cianobactérias e em organismos protistas (dinoflagelados, algas vermelhas) que são autótrofos.

Para que Serve a Clorofila?

A clorofila faz a absorção da energia luminosa, durante a fase clara da fotossíntese, que será transformada em energia química, sendo usada na produção dos carboidratos resultantes do processo.

Como é feita a absorção da luz?

As clorofilas a e b são substâncias que absorvem os comprimentos de onda correspondentes ao seu espectro de absorção e refletem os comprimentos de onda da sua cor, o verde. Desse modo, um pimentão verde absorve todos os comprimentos de onda do espectro visível exceto o verde, o qual reflete. Já o pimentão vermelho, absorve todos os comprimentos menos o vermelho que ele reflete.

Qual o principal pigmento para a fotossíntese?
Espectro Eletromagnético

Vale lembrar que o espectro de luz visível compreende os comprimentos de onda desde 400 nm até 760 nm, composto pelas cores violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho que são decompostas ao atravessar um prisma. As clorofilas a e b absorvem melhor as faixas que vão do violeta ao azul ( entre os 400 e 500 nm) e do vermelho (por volta de 700 nm).

Leia Também Espectro Eletromagnético.

Como é a Clorofila?

É uma molécula do grupo das porfirinas, assim como a hemoglobina (pigmento do sangue), composta por anéis que têm em sua composição carbono, hidrogênio e nitrogênio e o magnésio ao centro.Ligada a um dos anéis há uma cadeia de fitol (tipo de terpeno, com carbonos e hidrogênios).Existem 4 tipos: as clorofilasa e b nas plantas e em outros organismos existem as clorofilas c e d. A diferença entre as duas primeiras está na composição química, a clorofila a possui o radical CH3 no lugar do CHO presente na clorofila b.

Qual o principal pigmento para a fotossíntese?
Molécula de Clorofila, com o radical R, que muda de acordo com o tipo a ou b

Onde é encontrada?

As moléculas de clorofila são produzidas pelos cloroplastos. Estão concentradas nas membranas dos tilacoides, que são estruturas lamelares localizadas no interior dos cloroplastos.

Se quiser saber mais sobre os cloroplastos, leia o artigo.

Outros Pigmentos Associados

Os carotenoides são pigmentos amarelos e alaranjados, localizados junto às clorofilas nos cloroplastos e em grande quantidade nos xantoplastos, conferindo cor às flores, frutos e outras partes das plantas. Possuem papel acessório na fotossíntese, pois eles absorvem comprimentos de onda diferentes daqueles captados pela clorofila e transferem energia para ela.

Carotenoides na alimentação

A zeaxantina (milho), o licopeno (tomate) são tipos de carotenoides; outro muito comum é o caroteno b, que é convertido em vitamina A durante o processo digestivo dos animais, sendo portanto essencial a ingestão de vegetais que o contenha. Exemplos de alimentos ricos em carotenoides são: mamão, manga, cenoura, milho, tomate, entre outros.

Qual o principal pigmento da fotossíntese?

Assim sendo, as plantas que possuem clorofila possuem coloração esverdeada. A clorofila é o pigmento responsável por captar a luz e garantir que organismos fotossintetizantes consigam produzir seu alimento por meio do processo da fotossíntese.

Quais são os pigmentos fotossintéticos?

De acordo com Félix (2010), os pigmentos fotossintéticos que se encontram nas plantas são as clorofilas a e b, respectivamente de cor verde intensa e verde‐ amarelada, e os carotenoides que incluem os carotenos e xantofilas, respectivamente de cor laranja e amarela.

Qual o pigmento responsável pela fotossíntese é onde ele é encontrado?

A clorofila é um pigmento verde encontrado nos cloroplastos (organelas celulares de plantas e algas). Estão presentes nas folhas e outras partes que ficam expostas ao sol, sendo responsáveis pela absorção da luz solar no processo da fotossíntese.

Quais são os tipos de pigmentos?

Existem pigmentos naturais (orgânicos e inorgânicos) e sintéticos. Os pigmentos agem absorvendo seletivamente partes do espectro (ver luz) e refletindo as outras. Geralmente distinguem-se corantes entre pigmento, que é insolúvel, e tintura, líquida ou solúvel num veículo do qual resulta uma solução.